O tomate Zolotoy Vek é uma variedade da Estação de Melhoramento da Sibéria Ocidental. Desenvolvido para o clima rigoroso da Sibéria, é recomendado para cultivo em campo aberto e em estufas de plástico.
Características gerais da planta
Este arbusto indeterminado pode atingir uma altura de 1,5 a 1,6 m. Requer suporte. A planta tem um caule forte e uma forte tendência a formar brotos laterais. Os tomates Zolotoy Vek devem ser conduzidos em 2 a 3 caules.

A planta é resistente a flutuações de temperatura e mudanças climáticas repentinas. Os tomates toleram facilmente tanto calor intenso quanto chuvas frias prolongadas. As descrições e características da variedade feitas por jardineiros indicam a estabilidade da produção em diversas condições de cultivo.
Os tomates Zolotoy Vek são uma variedade precoce: cerca de 115 dias se passam desde a semeadura até o amadurecimento dos primeiros tomates. Jardineiros relatam que, nas condições da Sibéria e dos Urais, o amadurecimento em campo aberto pode ser atrasado em 7 a 14 dias. O rendimento médio é de cerca de 8 kg por planta.
Os tomates são altamente resistentes a doenças fúngicas, como a requeima de Alternaria e a murcha de Fusarium. No entanto, no final do verão, durante períodos de chuvas intensas, podem ser suscetíveis à requeima tardia. Para prevenir a infecção fúngica, recomenda-se remover as folhas inferiores, podando-as à medida que os cachos florais emergem. Isso melhorará a ventilação e a luz no plantio, minimizando a chance de disseminação da infecção fúngica.

Descrição das frutas
Cada cacho produz de 3 a 5 ovários lindamente arredondados e achatados. A planta produz cerca de 6 desses cachos por estação. A característica distintiva da variedade é o tamanho dos seus frutos: a variedade Zolotoy Vek é um tomate tipo bife de frutos grandes. Cada tomate pesa de 450 a 600 g, e exemplares particularmente grandes podem pesar ainda mais.
A casca é firme, mas fina. Os frutos podem rachar quando maduros, portanto, evite regar demais o solo durante o período de frutificação. Tomates maduros podem ser transportados e armazenados por cerca de 7 dias sem perder sua aparência comercial.
A casca na maturidade técnica é verde-clara, com listras longitudinais mais escuras. À medida que o fruto amadurece, torna-se amarelo-palha e depois dourado. Não há listras em tomates maduros, nem zonas esverdeadas nos ombros.

A polpa é carnuda, com uma consistência delicada semelhante à do melão. Apresenta uma cor amarela intensa, às vezes com um tom rosado ou ocasionalmente com nuances rosa ou laranja. Perto do caule, há uma pequena zona de cor clara visível ao corte. A estrutura da polpa é típica do tomate beefsteak. O fruto contém várias câmaras de sementes pequenas, contendo um pequeno número de sementes pequenas.
O sabor é excelente. Jardineiros que cultivam a variedade Zolotoy Vek em suas roças notam o sabor doce, ácido e de sobremesa desses tomates. A polpa clara é baixa em alérgenos, tornando os tomates amarelos especialmente recomendados para crianças e para a nutrição dietética. São ricos em licopeno e betacaroteno.
A variedade Golden Age é melhor consumida fresca. Fatias deste tomate de cor dourada realçam saladas e pratos festivos. Como outros tomates para bife, o fruto é prático para fazer aperitivos. Fatias de tomate podem ser colocadas em sanduíches, e a fruta, extraordinariamente doce, também pode ser usada em hambúrgueres exóticos. Se desejar, a polpa clara também pode ser usada em sopas ou molhos, mas não confere a típica tonalidade laranja-avermelhada.

Tomates excedentes podem ser conservados para o inverno. Tomates grandes não podem ser conservados inteiros, mas tomates fatiados podem ser adicionados a qualquer salada ou aperitivo. Processar tomates dourados maduros em suco de tomate produz um produto com cores únicas, mas bonito e delicioso. A consistência espessa da polpa significa menos tempo de cozimento, de modo que o suco ou molho retém mais nutrientes e vitaminas.
Alguns tomates, colhidos verdes, serão armazenados até novembro ou dezembro, amadurecendo gradualmente em caixas.
Como cultivar uma boa colheita?
As sementes podem ser semeadas para mudas 60 a 70 dias antes do transplante para o local definitivo. Prepare o solo combinando partes iguais de húmus solto, areia fina e solo fértil. Para reduzir a acidez da mistura e enriquecê-la com cálcio, adicione 1 colher de sopa de giz ou cascas de ovo moídas (para cada 5 kg de mistura).

O substrato é embebido em uma solução quente de permanganato de potássio, e as sementes são semeadas assim que esfria. Os tomates Golden Age não são híbridos, suas sementes podem ser deixadas para reprodução. O material de plantio coletado de suas próprias plantas também deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio (rosa claro) ou Fitosporina (de acordo com as instruções).
Espalhe as sementes no solo e cubra-as com uma fina camada de areia seca (0,5 cm). Não umedeça. Cubra o recipiente com filme plástico ou vidro e coloque-o em um local aquecido para a germinação. A +25 °C, as mudas aparecerão em 4 a 5 dias. Após esse período, remova o filme plástico.

Quando os tomateiros tiverem 2 a 3 folhas (não cotilédones), transplante as mudas para vasos individuais. Os vasos devem ser afastados à medida que as folhas das plantas adjacentes se aproximam.
Plante os tomates com 40 cm de distância. O espaçamento entre linhas deve ser de pelo menos 70 cm. Sete a 10 dias após o transplante, fertilize as plantas com uma solução de nitrophoska ou nitrato de amônio (siga as instruções).
Quando os tomates florescerem, aplique uma solução de cinzas de madeira (500 g por 10 l) ou um fertilizante mineral contendo potássio e fósforo (Kristalon Tomato, Agricola, etc.). Fertilizantes nitrogenados e infusões orgânicas não devem ser usados para regar tomates frutíferos, pois as plantas começam a formar folhagens ativamente e reduzem a produção de frutos.

Quando o arbusto formar um cacho de flores, comece a remover as folhas abaixo dele. Repita o processo quando o segundo cacho aparecer, continuando a aparar as folhas até 1/3 a 1/2 da altura do caule. Além de remover a folhagem, retire os brotos laterais, deixando apenas 1 a 2 brotos laterais acima do primeiro e do segundo cacho.











