O tomate Fitous é cultivado em estufas e também em campo aberto. Esta variedade, desenvolvida há 20 anos, continua extremamente popular entre os jardineiros devido à sua baixa manutenção e resistência a diversas doenças.
O que é o tomate Fitous?
As plantas de tomate podem atingir até meio metro de altura, têm caules fortes e amadurecem em 110 dias. Cada planta produz de 4 a 6 frutos.

Descrição da variedade e características:
- os frutos são vermelhos e de formato oval;
- o peso de 1 tomate pode chegar a 70 g;
- Existem 2-3 câmaras em um tomate;
- a densidade do tomate é alta, a casca não é dura, mas não racha;
- transportabilidade e propriedades de sabor são excelentes;
- Os tomates podem ser armazenados por muito tempo.
Plantando e cuidando de tomates
O Fitous é cultivado por meio de mudas. A semeadura começa no final de março ou início de abril. O momento depende da região. As sementes são plantadas a uma profundidade não superior a 1 cm. Esta variedade não requer pinçamento ou liga.

Ao plantar, mantenha uma distância de 50 cm entre as plantas, com três plantas por metro quadrado de solo. Antes do plantio, cultive bem o solo, umedeça-o e reduza a acidez. Adicione 10 g de solução de superfosfato aos buracos.
Os tomates devem ser regados após o pôr do sol. Use água morna. Para aumentar a produtividade, os tomates precisam ser fertilizados. A primeira fertilização deve ser feita algumas semanas após o plantio. A próxima fertilização deve ser feita pouco antes da floração dos arbustos. A terceira fertilização deve ser feita quando os tomates começarem a amadurecer.

Uma das características mais importantes é a resistência dos tomates à requeima. Além disso, a variedade também é resistente a outras doenças que comumente afetam os tomateiros.
Se houver pragas, os tomates devem ser tratados imediatamente com produtos especializados assim que aparecerem. No entanto, isso só deve ser feito antes que a planta comece a dar frutos. Se o tomateiro já estiver amadurecendo, é melhor tratá-lo com remédios caseiros. Isso evitará que os vegetais entrem em contato com produtos químicos.

Qualquer pessoa que já tenha plantado Fitous dirá que este tomate é conhecido por sua alta produtividade. Com algumas orientações simples e o equipamento certo, você pode cultivar uma pequena planta de estufa que produz uma grande quantidade de frutos.
Os tomates podem ser usados de diversas maneiras. São comumente usados em conservas de inverno, pois o enlatamento preserva sua aparência e textura. Também podem ser usados em saladas.
Prós e contras da variedade
Fotos e avaliações de jardineiros on-line indicam que Fitous é uma das melhores variedades para cultivo em estufas e espaços abertos.

Assim, entre as características positivas destacam-se:
- bom rendimento;
- a variedade não é suscetível a doenças;
- fácil de cuidar;
- a planta não precisa ser moldada;
- Os frutos mantêm sua integridade por muito tempo e podem ser transportados por longas distâncias.
Os jardineiros relatam praticamente nenhuma desvantagem com esta variedade. Todos observam que até os menores frutos amadurecem nos arbustos, podendo ser consumidos crus ou em conserva. Alguns jardineiros observam que esperavam uma produção menor e frutos menores, mas os arbustos e frutos resultantes superaram todas as expectativas. Muitos elogiam o excelente sabor dos tomates.










