Todas as variedades híbridas de tomate compartilham características comuns, mas cada uma tem suas próprias características únicas. Os tomates Katya são apreciados pelos jardineiros por seu amadurecimento ultraprecoce, alto rendimento e baixa manutenção. A vantagem única desta variedade é a capacidade de manter sua aparência comercializável por muito tempo, sem rachar ou rachar, e conservar seu excelente sabor.
Descrição da variedade
Apesar de relativamente nova, as características e a descrição da variedade são bem conhecidas por muitos produtores. Esta variedade é um híbrido de primeira geração, desenvolvido por criadores russos. Está registrado no Registro Estadual da Federação Russa e foi originalmente destinado ao cultivo no Cáucaso do Norte.

A variedade Katya tem maturação precoce. Leva menos de 80 dias desde os primeiros brotos até a colheita. Os arbustos se desenvolvem de forma determinada, atingindo 80 cm de altura, podendo ser ainda mais altos em estufa. O número de folhas por arbusto é médio.
Tomates Katyusha Podem ser cultivadas tanto em áreas cobertas quanto abertas. Toleram bem tanto a seca quanto as chuvas torrenciais.
Em campo aberto, a variedade Ekaterina rende até 10 kg de frutos por arbusto, e em estufas, até 15 kg. A primeira inflorescência se forma acima da quinta folha. Cada cacho produz até 9 frutos.
Os frutos são achatados ou arredondados, pesando em média 130 g. São de um vermelho vivo, sem manchas verdes perto do caule, e têm um sabor agradavelmente doce. Amadurecem uniformemente na videira. O teor de matéria seca dos tomates maduros é de 4,8% e o teor de açúcar é de 2,9%.
Crescente
As sementes são semeadas dois meses antes do plantio planejado das mudas no solo. Isso geralmente é feito no final de março. Para cultivar mudas saudáveis, o material de plantio é embebido em uma solução de permanganato de potássio a 1% para desinfecção. Peróxido de hidrogênio também pode ser usado. Após meia hora, as sementes são enxaguadas com água limpa.
Alguns jardineiros recomendam embrulhar as sementes em um pano úmido e deixá-las até que pequenos brotos apareçam. Essas sementes germinadas são semeadas cuidadosamente em recipientes, com cuidado para não danificar os brotos. Uma pinça pequena pode ser usada.
Para a semeadura, prepare o solo misturando solo drenado com húmus. Se não puder preparar o solo você mesmo, pode comprá-lo pronto no mercado.

Recomenda-se tratar a bandeja de sementes e o solo com água fervente e permanganato de potássio. A semeadura deve ser iniciada após o solo atingir a temperatura normal. Coloque as sementes a uma profundidade de 1 ou 2 cm e regue com um borrifador. Cubra a bandeja de sementes com filme plástico e coloque-a em um local aquecido. Isso ajudará as sementes a vaporizar melhor e a germinar mais rápido.
Após o surgimento dos primeiros brotos, mova o recipiente para um local mais fresco para evitar que as mudas fiquem muito longas. A repicagem das mudas é feita como de costume, após o surgimento de algumas folhas.
Cuidar de mudas tem suas próprias características únicas. Jardineiros experientes sabem que água moderadamente morna é necessária para regar as mudas. Regue-as com cuidado para evitar que o excesso de água fique estagnado nos recipientes. Uma solução de cinzas de madeira é usada para fertilizar as mudas. Os tomates precisam de luz adequada para seu pleno desenvolvimento.

Cerca de 10 dias antes do transplante, os tomates devem ser endurecidos. Para isso, leve-os para fora diariamente. Uma varanda ou loggia são adequadas para apartamentos, mas é preciso ter cuidado para evitar correntes de ar.
Passada a ameaça de geada, os tomates podem ser plantados no solo. O solo deve ser cavado e regado previamente. Podem ser plantadas de três a quatro plantas por metro quadrado.
Não há recomendações exatas para a data de plantio ao ar livre. Tudo depende do clima e das condições climáticas da próxima primavera. Os tomates podem ser transplantados para uma estufa mais cedo.

Características de cuidado
O tomateiro Katya F1 requer cuidados básicos. Não requer nenhuma técnica especial de cultivo. Requer rega regular, capina, afofamento do solo e fertilização. Regue os arbustos com cuidado, tomando cuidado para não respingar água nas folhas ou frutos. A cobertura morta é a melhor opção.
Se os tomates forem cultivados em estufa, ela precisa ser ventilada regularmente. Caso contrário, a fertilização adequada não ocorrerá. Jardineiros experientes agitam os tomates em flor para promover a polinização.
Os pés de tomateiro Katya precisam ser sugados lateralmente e amarrados. Recomenda-se cultivá-los em 2 ou 3 hastes. Deixe as primeiras brotações laterais e remova as demais. Assim que os frutos começarem a se formar, remova todas as folhas inferiores.

Vantagens e desvantagens
A Katya F1 tem muitas vantagens em relação a outras variedades. Os jardineiros observam os seguintes benefícios do híbrido:
- Esta variedade de tomate é resistente a condições climáticas adversas, que têm pouco impacto em seu rendimento.
- Os arbustos produzem uma alta produtividade. Além disso, os frutos amadurecem de forma uniforme e simultânea.
- Ambas as variedades da cultivar — Katya e Pink Katya — têm uma ampla gama de usos: saladas frescas, conservas de inverno e sucos.
- A planta é resistente a muitas doenças.
Este híbrido também apresenta algumas qualidades negativas, entre elas, caules e brotos quebradiços. Elas precisam estar constantemente amarradas a um suporte, caso contrário, elas se quebrarão com o peso da fruta. Uma estaca ou barbante forte pode ser usado para suporte.

Os jardineiros também observam que a fertilização insuficiente reduz o rendimento da variedade. Alguns jardineiros consideram o alto preço das sementes uma desvantagem.
Pragas e doenças
Os jardineiros estão satisfeitos com a variedade de tomate Katya F1 por outro motivo: ela praticamente não requer tratamento químico contra doenças e pragas. Isso aumenta o valor ambiental do produto e é apreciado pelos consumidores.
A planta possui alta imunidade às principais doenças das solanáceas. É resistente a problemas como mosaico do tabaco, podridão apical e requeima precoce.
Quanto à requeima, a colheita desses tomates amadurece antes que a doença comece a se desenvolver nas plantas.
Colheita e armazenamento
Os primeiros tomates maduros são colhidos dos arbustos no final de junho. Eles dão frutos até o final do verão.
Os tomates Katya são adequados para armazenamento a longo prazo. Eles mantêm sua aparência comercializável e não murcham. Sua casca grossa evita rachaduras durante o armazenamento.
Segundo avaliações, os tomates Katya suportam transportes de longa distância. Mais de 90% dos tomates chegam em segurança ao destino.

Colhidos verdes, esses tomates amadurecem tranquilamente em casa, sem perder o sabor.
Avaliações de jardineiros
Quase todas as avaliações de jardineiros que cultivaram a variedade Katya em seus lotes são muito positivas. Eles destacam o alto rendimento da variedade e a ausência de necessidade de tratamentos para controle de doenças. Os frutos deste tomate são uniformes, macios e deliciosos.
Segundo avaliações, a primeira colheita na estufa pode ser feita já em meados de junho, e nos canteiros, após 20 de junho. Uma infusão de grama cortada ou verbasco é suficiente como fertilizante.
A única desvantagem para os amantes desses tomates é que é impossível cultivar sementes híbridas por conta própria. Elas precisam ser compradas a cada estação e são bem caras.












Esta variedade de tomate pode ser cultivada em praticamente qualquer solo. Para acelerar o crescimento das mudas, utilizo o bioativador "BioGrow"Estou 100% satisfeito com o rendimento. Recomendo.