O tomate Kibo F1, desenvolvido no Japão, rapidamente conquistou reconhecimento e avaliações positivas de produtores de vegetais em todo o mundo. Esta variedade grande e de porte indeterminado produz uma excelente colheita durante todo o verão e outono. Sua característica distintiva é a tolerância às flutuações de temperatura e a frutificação duradoura.
O que é um tomate Kibo?
A letra "F" no nome de uma variedade indica que a variedade de tomate é híbrida. Esses tomates foram criados por cientistas a partir do cruzamento de variedades fortes. As sementes F1 são mais caras do que as comuns. Os híbridos não podem ser usados para extrair sementes de frutos para plantio na temporada seguinte.

As características e descrição da variedade Kibo F1 são as seguintes:
- A variedade de tomate Kibo F1 é indeterminada.
- Ele não tem limite de altura.
- A cultura pode crescer até 2 m.
- Esta variedade é destinada principalmente ao cultivo em estufa.
- Cresce bem em qualquer tipo de estufa.
Esta é uma planta vigorosa, com caule robusto e folhas grandes, espalhadas e de um verde intenso. Os tomates têm um sistema radicular bem desenvolvido que pode suportar flutuações de temperatura ou secas moderadas.

Graças à sua altura, este tomateiro se adapta perfeitamente a estufas, ocupando pouco espaço. O arbusto cresce constantemente, produzindo novos cachos de flores. Os proprietários de lotes podem colher os frutos durante todo o verão e outono. Esta variedade continua produzindo até a primeira geada.
A Kibo F1 é uma variedade de maturação precoce. São necessários cerca de 110 dias do plantio até a primeira colheita.
A planta produz frutos grandes, pesando entre 200 e 350 g. Os primeiros frutos são os mais pesados, enquanto os subsequentes se tornam ligeiramente menores. No entanto, no outono, tomates com pelo menos 200 g amadurecem no arbusto.
Cada cacho produz de 5 a 6 frutos. Eles amadurecem uniformemente. Os tomates Kibo têm uma apresentação atraente. Esta variedade é frequentemente cultivada comercialmente. É transportável e fácil de armazenar.
Os frutos são redondos, nervurados e vermelhos com um tom rosado. A casca é firme e elástica, sem rachaduras. Não há manchas verdes ou amarelas na casca. A cor é uniforme.
A polpa é aromática, suculenta e doce, sem talo branco. O tomate contém poucas sementes. O sabor é excelente. O tomate é doce e rico em nutrientes e vitaminas. Este híbrido é líder entre os tomates indeterminados semelhantes.
Devido ao crescimento constante e boa frutificação, a variedade apresenta alto rendimento.
Uma única planta de tomate Kibo produz várias vezes mais frutos do que outras variedades determinadas. Os jardineiros colhem de 10 a 14 kg de tomates por arbusto.
Graças ao seu excelente sabor, as frutas são usadas em uma variedade de pratos, incluindo saladas, extratos de tomate, aperitivos e ketchup. Também são assadas, cozidas, salgadas, em conserva e conservadas para o inverno.

Os tomates Kibo são consumidos frescos. Também são adequados para conservas. Os tomates grandes são cortados em pedaços pequenos para caber em um pote.
Vantagens da variedade:
- maturação precoce;
- demonstra alta produtividade;
- não tem medo de doenças comuns e pragas de insetos;
- aparência comercial das frutas;
- transportabilidade e prazo de validade dos tomates;
- a variedade não depende das condições climáticas, não tem medo de mudanças de temperatura e seca;
- sabor maravilhoso.
Imperfeições:
- não recomendado para cultivo em campo aberto;
- É necessário amarrá-lo a um suporte e remover os brotos laterais.

Como os tomates são cultivados?
Como cultivar tomates? O plantio das mudas começa em meados de fevereiro. Mergulhe as sementes em água morna para promover a germinação. Os recipientes devem conter uma mistura de terra, turfa e húmus. As mudas são transplantadas para vasos individuais e colocadas no parapeito de uma janela. De vez em quando, gire as caixas que contêm os vasos para que fiquem voltadas para o sol. Abra a janela periodicamente para endurecer as mudas.

Dois meses após a germinação, as mudas são transferidas para os canteiros. As plantas devem ter mais de 10 a 15 cm de altura e 10 folhas. É melhor plantar tomates em solo que foi usado para pepinos, cebolas e feijões no ano passado.
A técnica de plantio em estufa é simples. Plante no máximo três arbustos de Kibo F1 por metro quadrado. Esta variedade é indicada para cultivo em estufa e não é adequada para campo aberto. Os tomates Kibo podem ser cultivados o ano todo em estufas aquecidas.
Os horticultores afirmam que cultivar o tomate Kibo é simples e não requer segredos especiais. A planta requer a poda dos brotos e folhas em excesso, especialmente aqueles que já estão morrendo. Os frutos precisam ser regados periodicamente. Os horticultores devem garantir que o solo sob as plantas esteja solto e livre de ervas daninhas.

A variedade de tomate Kibo precisa de suporte. Pode ser amarrada a estacas longas ou a uma treliça instalada nas proximidades. Isso protegerá os frutos, que ficarão bem acima do solo, do apodrecimento, de insetos e ratos. Os arbustos não atraem pragas e não são suscetíveis a doenças, mas medidas preventivas devem ser tomadas. Produtos à base de cobre e enxofre são usados para esse fim.










