A variedade híbrida de tomate Tanya F1 foi desenvolvida por cientistas da empresa holandesa Seminis. Existe também uma variedade de tomate com um nome quase idêntico, Tatyana, que não é um híbrido; foi desenvolvida por melhoristas da empresa russa SeDek. Portanto, o tomate Tanya deve ser diferenciado do Tatyana, pois são duas variedades diferentes.
Jardineiros cultivam a variedade Tanya em seus jardins e propriedades rurais desde 2007, quando foi adicionada ao Registro Estadual de Sementes. É recomendada para plantio em regiões da Federação Russa onde as condições climáticas permitem o cultivo de mudas em campo aberto.
O que é o tomate Tanya?
Os tomates Tanya são cultivados a partir de sementes genuínas adquiridas diretamente dos produtores pelas empresas agrícolas Prestige, Aquarelle e Agros. As sementes são vendidas em lojas especializadas. As sementes genuínas podem ser identificadas pela sua tonalidade avermelhada.

Esta variedade de tomate é versátil. Embora desenvolvida para solo aberto, produz uma grande colheita em estufas e estufas. Os arbustos crescem de forma compacta, ocupando pouco espaço no jardim. Estes tomates têm sabor e características técnicas excelentes.
Características e descrição da variedade:
- Determinar o tipo de arbusto.
- A altura da planta é de 60 cm.
- Os arbustos são do tipo padrão e crescem muito ramificados e espalhados.
- As folhas são grandes e de cor verde escura.
- Este é um tipo de arbusto de meia estação; a primeira colheita pode ser obtida 72 dias após as mudas surgirem.
A variedade é resistente a doenças como mancha cinzenta, que afeta a folhagem, murcha de verticillium, requeima e alternária. O primeiro ovário é formado acima da 6ª ou 7ª folha, e os próximos são formados após 1 ou 2 folhas.
O rendimento de um lote de 1 m² é de 4,5 a 5,3 kg, o que é considerado um excelente indicador de uma variedade de tomate de baixo crescimento.
Os pés de tomate Tanya não precisam ser pinçados, mas as mudas devem ser amarradas em treliças, pois os galhos estão se espalhando e podem quebrar com o peso da fruta.

Vamos dar uma olhada nos tomates produzidos pelo tomate Tanya F1, incluindo sua descrição e características:
- O peso de um tomate varia de 140 a 170 g. No primeiro cacho, os frutos podem pesar até 200 g. Os frutos não tendem a ficar menores, o que é típico de algumas variedades após a colheita de 1 ou 2 safras completas.
- Os pincéis com frutos se distinguem por uma estrutura de transição de inflorescências simples para multifrutas.
- Cada escova produz de 5 a 8 frutos.
- Os tomates da variedade Tanya são redondos e ligeiramente achatados na parte superior.
- As nervuras são levemente pronunciadas, fazendo com que os frutos amadureçam de forma uniforme e bonita.
- Os tomates são de cor rosa-escarlate e não apresentam manchas verdes no caule.
- A casca dos tomates é forte, limpa e não racha durante o transporte.
- A polpa dentro dos tomates é rosa.
O sabor é excelente, sem aspereza perceptível. Esse sabor característico se deve ao alto teor de açúcar e matéria seca dos tomates. A acidez é mínima.

Se os tomates Tanya forem usados para conserva, de acordo com avaliações de clientes, eles não ficam encharcados em barris ou baldes. Os frutos colhidos podem ser armazenados em uma caixa por várias semanas. Esses tomates são ideais para transporte de longa distância para distribuição comercial.
Tomates desta variedade são usados em saladas frescas, conservas, sucos e pastas. Os frutos são usados em sopas e purês.
Como cultivar tomates?
A variedade Tanya não requer muitos cuidados, mas condições favoráveis de cultivo são necessárias. Quando cultivados em estufa, os tomates não precisam de muita umidade, portanto, ventilação regular é essencial. Ao plantar mudas ao ar livre, escolha locais ensolarados, sem sombra de árvores.

Durante ondas de frio repentinas, cubra arbustos abertos com plástico durante a noite. As plantas precisam de rega abundante, mas pouco frequente. Regar uma vez por semana é suficiente e, durante períodos de calor extremo, regue a cada cinco dias.










