O tomate Vano possui excelentes qualidades agrícolas. Este delicioso tomate híbrido rosa, de frutos grandes, tolera condições climáticas extremas, é fácil de cultivar no solo e requer pouca manutenção.
Jardineiros experientes lhe dão as mais altas classificações e as melhores avaliações. A variedade de tomate Vano cresce bem e produz alto rendimento em quase todas as regiões, adaptando-se bem ao clima e ao solo. No entanto, a planta requer cuidados específicos e cultivo adequado.
Descrição e características da variedade
Os tomates Vano F1 são considerados uma variedade de maturação precoce. O período entre os primeiros brotos e os primeiros frutos maduros leva em média de 100 a 105 dias. A planta é determinada, atingindo um tamanho máximo de 90 a 100 cm.

Os arbustos têm aparência compacta, tronco forte e galhos que não se espalham, mas sim se erguem ligeiramente. Especialistas recomendam o cultivo do arbusto em dois troncos.
A folhagem tem formato normal, cor verde intenso e não preenche o arbusto com muita densidade.
Os tomates Vano são cultivados tanto em estufas e canteiros, quanto em campo aberto. As condições de estufa, desde que todos os requisitos agrícolas sejam atendidos, produzem frutos maiores e mais robustos.
Os tomates têm uma inflorescência típica, reunida em um único cacho. O primeiro cacho se forma acima da sexta ou sétima folha e, posteriormente, a cada uma ou duas folhas. Para garantir frutos grandes e suculentos, os brotos laterais devem ser removidos.

A variedade Vano F1 produz frutos grandes e redondos, pesando até 200 g. Um tomate maduro é rosa, quase carmesim, e tem polpa suculenta e firme, com seis câmaras de sementes.
A casca do tomate é fina e lisa. Apesar disso, os tomates podem ser facilmente transportados e armazenados por pelo menos 2 a 3 semanas. O tomate Vano pode ser colhido verde e amadurece sozinho.
Esta variedade tem alto rendimento. Um único arbusto pode produzir até 5 a 6 kg de tomates por temporada.
Os tomates têm um sabor excelente. Os frutos são perfeitos para consumo in natura e para a fabricação de diversos produtos à base de tomate.

A descrição da variedade Vano indica que a planta possui boa resistência a diversos fungos e pragas. Graças ao seu rápido crescimento e maturação, o arbusto evita a requeima.
Você pode cultivar a plantação em seu terreno usando mudas.
Regras de cultivo e cuidados
As sementes das mudas são semeadas na primeira quinzena de março. Elas são plantadas de 1 a 1,5 cm de profundidade no solo e cobertas com turfa.
Você pode comprar terra para plantio em lojas especializadas ou prepará-la você mesmo misturando turfa, grama e areia.

As mudas são mantidas em caixas de madeira ou recipientes especiais. O recipiente com o material de plantio é coberto com filme plástico até que os brotos emerjam. Após isso, a caixa é colocada em um local aquecido e bem iluminado.
As mudas precisam ser regadas regularmente. No entanto, o excesso de umidade pode causar mofo ou mofo. Para evitar isso, garanta ventilação adequada e regue com um borrifador para evitar que as sementes sejam removidas do solo.
A repicagem só deve ser iniciada quando os brotos apresentarem duas folhas fortes. É melhor plantá-los diretamente em vasos de turfa. Isso permite que sejam plantados diretamente no solo sem danificar o sistema radicular, permitindo que as plantas se estabeleçam e se adaptem melhor ao solo. Especialistas recomendam alimentar as mudas com fertilizante mineral. Fertilizantes à base de húmus são particularmente eficazes.

A planta é transplantada para os canteiros 60 a 65 dias após a semeadura. Antes do plantio, o solo deve ser cavado e fertilizado com húmus ou potássio, nitrogênio e superfosfato. Os canteiros devem ser bem irrigados e devem ser feitos buracos para cada planta. A distância entre elas deve ser de pelo menos 35-40 cm, e entre as fileiras devem ser deixados 50-60 cm; em média, são plantadas 3-4 plantas por 1 m².
Após o plantio, os buracos são cobertos com cobertura morta. Materiais naturais como palha, feno ou serragem são os mais indicados. Regue os canteiros regularmente, de preferência com água sedimentada. Alimente as plantas com fertilizante mineral 10 dias após o plantio. Solte o solo periodicamente e remova as ervas daninhas.
Para quem decide cultivar tomates em estufa, os jardineiros recomendam semear as mudas na primeira quinzena de fevereiro e transplantá-las em março. O material de plantio é transferido para a estufa assim que a planta tiver o primeiro cacho bem formado. Se esses requisitos forem atendidos, a primeira colheita pode ser feita já no final de maio.
A variedade de tomate Vano F1 apresenta diversas vantagens, tornando-a a favorita entre os jardineiros. Esta variedade produz consistentemente uma colheita boa e de alta qualidade, que pode ser utilizada de diversas maneiras.










