- Nitrofoska, nitroammofoska, azofoska, borofoska - qual é a diferença?
- Comparação da composição química de medicamentos
- Variedades e marcações
- Vantagens e desvantagens dos fertilizantes
- Quais são os benefícios das preparações de pepino?
- Preparação da solução de trabalho: normas e dosagens
- Quando é recomendado fertilizar arbustos de pepino?
- Instruções de uso
- Em campo aberto
- Na estufa e nos viveiros
- Precauções de uso
- O que fazer em caso de overdose
- Avaliações do produto de jardineiros e horticultores experientes
Nitrophoska é um fertilizante mineral complexo que contém elementos essenciais para as plantas: fósforo, potássio e nitrogênio. A aplicação de nitrophoska em pepinos estimula o crescimento das mudas e melhora o sabor da fruta.
Nitrofoska, nitroammofoska, azofoska, borofoska - qual é a diferença?
Os principais componentes do nitrophoska são necessários para o pleno crescimento e desenvolvimento das mudas. Nitrophoska e fertilizantes similares à base dele diferem em suas proporções elementares. Os diferentes tipos de fertilizantes podem ser visualmente distinguidos pela cor de seus grânulos. Além disso, os estados de agregação dos componentes auxiliares incluídos nesses fertilizantes também diferem.
Comparação da composição química de medicamentos
Dependendo das características de desenvolvimento e das necessidades dos arbustos a serem fertilizados, as proporções dos principais componentes químicos no fertilizante podem variar. A fórmula, no entanto, permanece padrão.
Variedades e marcações
Fertilizantes com diferentes proporções de componentes são rotulados com os valores numéricos correspondentes. Normalmente, fertilizantes com quantidades iguais dos componentes principais e uma proporção de 16:16:16 são usados para hortaliças e plantas de jardim. Se outros fertilizantes minerais forem usados para o cultivo, uma opção comum é uma solução com adição de magnésio e uma proporção de 15:10:15:2.

Vantagens e desvantagens dos fertilizantes
Jardineiros experientes costumam usar nitrophoska para tratar pepinos devido às suas inúmeras vantagens. Entre elas:
- grânulos grandes são convenientes para saturar o solo durante a escavação;
- uma composição equilibrada permite saturar o solo com os componentes nutricionais necessários em todas as fases do desenvolvimento;
- Devido à sua alta concentração, o fertilizante é utilizado economicamente;
- Nitrophoska é adequado para qualquer tipo de solo, independentemente da sua acidez;
- Os grânulos mantêm suas propriedades físicas durante o armazenamento a longo prazo e não se aglomeram formando grumos.
A principal desvantagem dessa substância é que, durante os períodos de frutificação intensa, as plantas apresentam deficiência de potássio e fósforo, exigindo fertilizantes adicionais. Outra desvantagem é que o nitrogênio presente na composição evapora rapidamente se não for armazenado hermeticamente.

Quais são os benefícios das preparações de pepino?
Nitrophoska e fertilizantes similares têm um efeito positivo no desenvolvimento dos frutos, na formação das raízes e no crescimento das partes aéreas das mudas. A fertilização do solo garante que ele seja suprido com todos os nutrientes necessários.
Preparação da solução de trabalho: normas e dosagens
O Nitrophoska pode ser aplicado ao solo na forma seca ou líquida em todas as fases de crescimento das mudas. Para plantas maduras, recomenda-se aplicar a substância seca ao solo, misturando-a. Mudas jovens são tratadas com uma solução líquida.
A taxa de consumo para cada planta é de 1 colher de chá de matéria seca ou 15 g por balde de água.
Ao tratar o solo no outono, deve-se usar nitrophoska seco, pois, caso contrário, o nitrogênio na mistura será rapidamente levado pelas águas subterrâneas durante o inverno.

Quando é recomendado fertilizar arbustos de pepino?
A primeira dose de fertilizante é aplicada no outono, durante a lavoura. Aplicações posteriores são necessárias imediatamente antes do plantio das mudas ou da semeadura, no início da floração e durante o período de formação de frutos em massa.
Instruções de uso
Para aplicar uma quantidade suficiente de fertilizante ao solo, siga as instruções de uso. Normalmente, a dosagem recomendada e as instruções de aplicação estão indicadas na embalagem do nitrophoska. Para um crescimento saudável do pepino, aplicar uma xícara da solução em cada planta é suficiente. Se você estiver cultivando variedades altas e ramificadas, pode ser necessário aumentar a dosagem.

Em campo aberto
Ao cultivar pepinos em campo aberto, as condições climáticas devem ser levadas em consideração. Para obter a máxima eficácia do nitrophoska, não é recomendado aplicar fertilizante em dias chuvosos. Solo úmido devido à precipitação impedirá que as raízes das plantas recebam micronutrientes suficientes, pois alguns serão levados pela água.
Na estufa e nos viveiros
Ao usar nitrophoska em pepinos cultivados em estufa, preste atenção à maturação dos frutos. Fertilizar generosamente as plantas durante a floração e a frutificação garante vegetais saudáveis, grandes e suculentos.

Precauções de uso
Para evitar situações perigosas ao utilizar fertilizantes, é necessário seguir uma lista de regras de segurança. Em particular:
- Como o nitrophoska é classificado como uma substância inflamável e explosiva, não é permitido usar o fertilizante perto de fontes de fogo aberto.
- A substância deve ser armazenada em local com umidade não superior a 50% e protegida da luz ultravioleta direta. Também é importante limitar o acesso de crianças e animais à nitrofosca.
- Ao utilizar o produto, recomenda-se o uso de máscara de proteção e luvas de borracha. Em caso de contato com o produto, lave bem a pele exposta com água morna e sabão.
- Após o prazo de validade, não é permitido utilizar o fertilizante para o fim a que se destina.

O que fazer em caso de overdose
Assim que a nitrophoska penetra nas camadas mais baixas do solo, as raízes das plantas absorvem apenas a quantidade de nutrientes necessária para um determinado estágio de desenvolvimento. Qualquer excesso de fertilizante se decompõe gradualmente e não prejudica as plantas. Respeitar a dosagem recomendada é importante para conservar a nitrophoska.
Avaliações do produto de jardineiros e horticultores experientes
Vasily: "Eu uso nitroammofoska em todas as estações para tratar pepinos de estufa. Os vegetais sempre crescem vigorosamente e o amadurecimento não é atrasado. Calculo a dosagem a olho nu e nunca tive problemas com seu uso."
Marina: "Já usei outros fertilizantes minerais antes, mas o efeito do nitrophoska é muito mais perceptível. Os frutos estão crescendo maiores e com um sabor muito melhor do que na colheita anterior. Aplico o fertilizante ao ar livre."











