- Composição e propriedades benéficas
- Preparando os ingredientes necessários
- Métodos para conservar endro para uso futuro
- Secagem
- Congelamento
- Conservação
- Conservado em potes para o inverno
- Método de armazenamento em óleo
- Endro com sal para o inverno
- Como escolher a melhor maneira de preservar todas as vitaminas das verduras
No auge do verão, ninguém pensa na disponibilidade de endro. Mas no inverno, muitos sofrem com sua ausência. Embora este tempero seja fácil de encontrar em supermercados, ele praticamente não tem aroma ou sabor. No entanto, ao passar algumas horas colhendo endro em casa no verão, você poderá aproveitá-lo ao máximo durante os meses frios de inverno. Hoje, vamos discutir como preparar endro em casa para o inverno.
Composição e propriedades benéficas
O tempero contém diversas substâncias benéficas. Em primeiro lugar, contém fibras e vitaminas B e C. O ácido fólico, abundante no produto, é muito benéfico, especialmente para crianças e gestantes. Os homens também se beneficiam significativamente do ácido, que ajuda a normalizar a produção de esperma.
O endro é rico em vários flavonoides, caroteno e óleos graxos. A presença de óleos essenciais melhora a produção de bile e enzimas digestivas. Também desinfeta o trato digestivo e o sistema geniturinário.
Não é de se admirar que a água de endro seja usada há muito tempo para aliviar cólicas em bebês e restaurar a função intestinal. A presença de magnésio e ferro melhora a circulação sanguínea.
Apesar do processamento, como o enlatamento, o endro retém ácido ascórbico, potássio e fibras.
É muito benéfico para uso como anti-inflamatório e para higiene bucal. O endro melhora o apetite e a digestão, além de reduzir o número e a frequência das cólicas.

Muitas pessoas conhecem o endro como diurético, enquanto outras apreciam suas propriedades expectorantes. Ajuda a aliviar o estresse e acelera a recuperação após estresse mental intenso. Algumas mulheres usam o endro como auxiliar na perda de peso. 100 gramas de endro contêm apenas 40 calorias.
Preparando os ingredientes necessários
Para preparar o endro para o inverno, selecione apenas ramos frescos e suculentos. Fique atento a galhos amarelos ou folhas grudadas — isso indica que o produto está velho. Se houver caules ou outros brotos grandes, remova-os com uma faca ou tesoura.
As folhas devem ser bem enxaguadas em água fria várias vezes. Isso garantirá a remoção de toda a poeira, sujeira e terra. Durante a lavagem, vire o maço nas mãos várias vezes, certificando-se de lavar a parte central, que fica escondida pelos outros galhos.

Em seguida, seque as ervas. Evite secar no forno, pois isso destruirá a maioria das substâncias benéficas e fará com que as ervas fiquem, na melhor das hipóteses, duras ou, na pior, amareladas. Pendurar é o método de secagem mais comum. Certifique-se de envolver o maço em gaze. Isso evitará que a poeira se acumule nele.
Métodos para conservar endro para uso futuro
Existem muitas maneiras de preparar esta especiaria para armazenamento no inverno. Cada um escolhe o método mais conveniente com base em seus próprios recursos (tempo, local de secagem ou congelamento). Os métodos mais comuns estão listados abaixo. Estes incluem secagem, congelamento, enlatamento, conserva e conservação em óleo ou sal. Explore-os e decida qual você prefere.

Secagem
Este método exigirá mais tempo e esforço. Antes de começar, considere onde na sua casa você pode colocar os raminhos de endro em uma grande superfície horizontal. Certifique-se de que o local deve ser escuro, ventilado e sem umidade. Uma pequena despensa pode ser adequada, desde que tenha um sistema de ventilação confiável.
Ou você tem um cantinho da casa que pode ficar fechado por alguns dias? De qualquer forma, a secagem não levará mais de três dias. Primeiro, lave os raminhos, coloque-os para secar e, em seguida, pique-os finamente. Coloque-os na área de secagem preparada e deixe-os lá até que as ervas estejam completamente secas. Em seguida, transfira o tempero resultante para um pequeno pote.
Importante! Se o sol bater nas folhas enquanto você estiver trabalhando, elas murcharão, amarelarão e ficarão duras.
Se você encontrou um local adequado, mas não consegue encontrar uma superfície horizontal para secar suas ervas, existe uma alternativa. Reúna as ervas lavadas e secas em vários maços, embrulhe cada um em gaze e pendure-os verticalmente.

Os fãs de frutas e vegetais secos podem comprar um desidratador elétrico, que faz o trabalho em apenas algumas horas. Este dispositivo usa ar frio e vento forte para secar, preservando o máximo de nutrientes.
Congelamento
Congelar ervas na geladeira não exige muito tempo nem esforço, mas exige espaço. Nesse caso, ter um congelador separado é essencial. Assim, você pode preparar seus pratos favoritos com ervas frescas neste inverno, preservando seu aroma e sabor ricos e picantes. Vários métodos são descritos abaixo. congelando endro:
- Picado. O endro limpo e seco é picado finamente, colocado em recipientes plásticos ou sacos comuns e armazenado no congelador.
- Em raminhos. Siga os mesmos passos, mas não corte o endro. Corte apenas os talos mais grossos. Você pode embrulhá-los em um saco, papel-alumínio, filme plástico ou colocá-los em um recipiente plástico.
- Em forminhas de gelo. Lave, seque e pique finamente as ervas. Coloque a mistura verde nas forminhas, preenchendo o fundo e a parte superior com água, óleo de girassol, azeite de oliva ou manteiga amolecida. Congele-as, retire-as das forminhas e coloque-as em um saco plástico.

Importante! Se você picar as ervas no liquidificador em vez de usar uma faca, elas ficarão com a consistência de purê e congelarão mesmo sem adicionar líquido.
Conservação
Às vezes, a conservação de vegetais verdes é feita sem esterilizar os potes. A alta temporada para conservar este produto para o inverno é em meados do verão. Vamos dar uma olhada em como esse processo funciona.
Selecione ervas frescas e suculentas, sem talos amarelos ou emaranhados. Lave-as bem e pendure-as para secar até secarem completamente. Após a colheita, corte os talos grossos e pique as ervas em pedaços pequenos a médios. Se estiver usando um pote de um litro, prepare 450 gramas de endro e 100 gramas de sal. Encha os potes, alternando sal e endro, até a borda. Lembre-se de que o sal deve ser a camada superior.

Importante! Observe as proporções: o sal deve representar 20% do volume total do pote.
Conservado em potes para o inverno
A conserva é adequada para quem não tem condições de secar ou congelar suas ervas. Este método, embora exija algum tratamento térmico, preserva as propriedades benéficas e o aroma característico das ervas e, graças à adição de outros ingredientes, também adquire um sabor único.
A desvantagem é que, diferentemente de outros métodos, este método requer a presença de ingredientes auxiliares, sem os quais a marinada não funcionará.

Então, para fazer picles de endro, prepare os seguintes ingredientes:
- Endro fresco – 0,8 kg.
- Água – 0,5 litros.
- Sal marinho – 5 colheres de chá.
- Açúcar granulado – 10 gramas.
- Pimenta da Jamaica – 6 ervilhas.
- Folha de louro – 2 folhas.
- Vinagre 6% – 0,25 litros.
Prepare garrafas esterilizadas usando o método de sua preferência. Inspecione as ervas e remova quaisquer folhas amareladas ou murchas. Lave as ervas frescas várias vezes, separando cuidadosamente as lâminas para garantir que estejam limpas por todos os lados. Em seguida, pique as lâminas finamente. Disponha a mistura nos recipientes.
Em seguida, prepare a marinada. Coloque todos os ingredientes restantes em uma panela esmaltada, leve para ferver e cozinhe em fogo baixo por mais 6 minutos. Despeje cuidadosamente a salmoura nas garrafas cheias de endro e tampe. Em seguida, coloque as garrafas na panela de ferro (certifique-se de colocar uma toalha ou outro pano no fundo). Encha a panela com água, leve ao fogo baixo e esterilize por meia hora.

Em seguida, retire as garrafas da panela (com muito cuidado, pois estarão quentes), feche imediatamente as tampas, vire-as de cabeça para baixo, cubra com um cobertor e deixe durante a noite. Se as garrafas ainda estiverem quentes pela manhã, espere até que os potes atinjam a temperatura ambiente. Em seguida, guarde-os.
Método de armazenamento em óleo
Uma maneira bastante popular de conservar ervas aromáticas, frescas e suculentas até o inverno. Para preparar este prato, você precisará de apenas um quilo de endro e um litro de óleo de girassol.
O modo de preparo é bem simples:
- Lave a grama de todos os lados, deixe secar e corte-a em galhos finos.
- Adicione uma pequena quantidade de óleo ao recipiente e mexa.
- Adicione o restante do óleo em fio, mexendo sempre, até obter uma consistência pastosa.
- Esterilize as garrafas, encha-as com nossa mistura e despeje óleo por cima.
- Enrole e guarde na adega ou na geladeira.

Endro com sal para o inverno
Para preparar verduras salgadas para o inverno, você só precisa de endro (1 quilo) e 500 gramas de sal.
Importante! Preste atenção às proporções; esta é a chave para a conserva.
Separe as ervas, deixando apenas os raminhos finos. Lave algumas vezes e pique finamente. Adicione sal até formar uma camada de 50 milímetros de espessura em um recipiente preparado (potes são os melhores). Alterne com as ervas, espalhando o sal até uma espessura de pouco menos de um centímetro. Quando o pote estiver cheio até a borda, adicione sal. Feche o frasco e agite bem para distribuir o sal uniformemente entre as ervas. Pronto — você está pronto para armazenar a mistura em um local fresco e saborear.

Como escolher a melhor maneira de preservar todas as vitaminas das verduras
Para entender qual método é melhor, use a seguinte dica:
- Especiarias salgadas e secas são adequadas para servir como parte de uma salada.
- Para evitar a perda de vitaminas valiosas, adicione este tempero no final do cozimento e não deixe ferver.
- Se você adicionar ervas ao assar pão, precisará de uma variedade congelada ou salgada.
- Qualquer tipo pode ser usado para preparar pratos quentes, sopas e aperitivos. Certifique-se de que as proporções dos ingredientes estejam corretas.
Importante! Experimente fazer uma mistura combinando raminhos de endro com salsa, manjericão, coentro e outras ervas verdes. Essas misturas são ótimas para adicionar a saladas ou simplesmente para dar um novo sabor a um prato familiar.












Para fazer o endro crescer mais rápido e as folhas ficarem verdes brilhantes, sem nenhum sinal de amarelamento, eu uso BioGrowColho várias safras de endro a cada estação, que depois vendo. Sempre congelo a quantidade necessária da erva, pois isso preserva melhor seu sabor e aroma.