Instruções sobre como tratar adequadamente as uvas com calda bordalesa

Diferentes variedades de uva requerem proteção especial, especialmente contra doenças fúngicas. Desde a antiguidade, jardineiros amadores e profissionais buscam soluções pulverizando as plantas com remédios populares e diversos produtos químicos. Tratar videiras com calda bordalesa no verão tornou-se uma verdadeira salvação para os jardineiros, protegendo as plantas não apenas de doenças, mas também de pragas. No entanto, antes de usá-lo, é importante ler as instruções de uso e uma descrição detalhada deste produto testado e comprovado.

A história da origem da mistura

Jardineiros e cientistas buscavam uma solução que não apenas eliminasse os fungos, mas também evitasse o enfraquecimento e o enfraquecimento das plantas. O botânico francês Pierre Millardet fez uma descoberta revolucionária ao inventar um fungicida único, mais tarde batizado em homenagem à cidade de Bordeaux. O professor Millardet trabalhava lá na universidade local.

A mistura bordalesa continha água, sulfato de cobre e hidróxido de potássio. O segredo era acertar as proporções. Preparar a solução é incrivelmente simples. Até jardineiros iniciantes conseguem.

Descrição e efeito do medicamento

Assim que os principais componentes da calda bordalesa entram em contato com as folhas da videira, eles começam a penetrar nas células dos patógenos, destruindo-as. Se a solução entrar em contato com insetos, eles morrem. Se forem realizados tratamentos preventivos, as videiras permanecerão pouco atrativas para pragas e patógenos por um longo período.

Alguns jardineiros esperam que o efeito seja imediatamente aparente após o uso da calda bordalesa. Na realidade, leva apenas algumas horas após a aplicação. A eficácia do produto dura algumas semanas.

Os viticultores determinam a qualidade da solução pela sua cor. Uma solução bem preparada apresenta uma bela cor azul. Soluções de baixa qualidade são incolores, sem sequer um leve tom azulado. Jardineiros experientes não recomendam seu uso, pois esse fungicida não adere bem à folhagem e é rapidamente removido pela água.

mistura bordalesa

Outra maneira de testar a qualidade da solução preparada é mergulhar um prego comum em um recipiente com calda bordalesa. Se formar uma leve camada sobre o prego, adicione uma pequena quantidade de leite de limão à solução. Uma mistura seca pronta para o preparo do fungicida pode ser comprada em lojas de jardinagem. Basta adicionar a quantidade necessária de água e misturar bem.

Composto

A calda bordalesa é preparada com os seguintes ingredientes:

  • a água é limpa;
  • cal apagada;
  • sulfato de cobre.

O sulfato de cobre é considerado o principal ingrediente desta mistura. Ele promove o crescimento da videira e fortalece o sistema imunológico da planta, reduzindo assim o risco de diversas doenças.

Devido às propriedades de alguns componentes da calda bordalesa, alguns jardineiros têm receio de usá-la no tratamento de seus vinhedos. Por isso, buscam produtos semelhantes para proteção contra doenças e pragas.

Os produtos mais populares nesta categoria são "Hom" e "Kuproskat", que se distinguem pela sua acessibilidade e eficácia. São adequados tanto para o tratamento dos primeiros sintomas da doença como para a prevenção.

mistura bordalesa

Vantagens e desvantagens

Todos os preparados destinados à prevenção e ao tratamento de doenças da uva têm suas vantagens e desvantagens. A calda bordalesa não é exceção. Suas qualidades positivas incluem:

  • rápida penetração de microelementos na casca e nas folhas;
  • os ingredientes ativos não são lavados com água;
  • o medicamento é considerado universal, adequado para uso não apenas na primavera, mas também no outono;
  • O líquido é eficaz contra a maioria dos microrganismos patogênicos e parasitas.

Qualidades negativas incluem:

  • com pulverizações frequentes, a fitotoxicidade do medicamento aparece;
  • O cobre é considerado perigoso para os seres humanos, por isso todo trabalho com ele deve ser realizado com um traje de proteção especial;
  • Os componentes da calda bordalesa tendem a se acumular no solo, o que pode causar amarelecimento e queda de folhas.

O fungicida é considerado tóxico, por isso seu uso exige o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual. Todos os recipientes nos quais a mistura bordalesa foi armazenada ou preparada são inadequados para armazenamento posterior de água potável ou para irrigação.

folhas de uva

Regras e receita para preparar uma solução para uvas

Viticultores experientes já sabem de cor a receita para preparar um líquido para pulverização, mas os iniciantes acharão útil se familiarizar com os meandros da preparação da mistura bordalesa.

1%

Prepare uma solução a 1% com 100 g do fungicida preparado e 1 litro de água. Misture bem, adicione mais 4 litros de água e misture novamente.

3%

Para preparar uma solução mais concentrada, pegue 300 g da mistura preparada para cada 5 litros de água e misture tudo bem.

Quando aplicar

A calda bordalesa pode proteger as uvas de muitas doenças, mas é importante aplicar no momento certo para obter os melhores resultados. A pulverização geralmente produz bons resultados na primavera e no outono.

Em caso de extrema necessidade, os tratamentos de verão são realizados com solução a 1%, pois a folhagem do arbusto nesse período é muito sensível aos principais princípios ativos.

mistura bordalesa

Tratamento

O tratamento de diversas doenças em videiras é eficaz quando feito precocemente. Tratamentos preventivos são recomendados para evitar o desenvolvimento de doenças.

Míldio

Altas temperaturas e umidade favorecem o desenvolvimento do míldio. A doença progride na primavera e no verão, quando o clima favorável se instala e as folhas emergem. Como resultado, a folhagem afetada da videira seca e cai, reduzindo significativamente a produtividade. Uma solução de calda bordalesa a 1% é usada para prevenir e controlar a doença.

Podridão cinzenta

Patógenos do mofo cinzento atacam não apenas folhas e caules, mas também inflorescências e bagas em vinhedos enfraquecidos. Como resultado, uma parcela significativa da colheita é perdida, tornando-se imprópria para processamento e consumo.

Para proteger as plantas, trate-as com uma solução de calda bordalesa a 1% no início da primavera, quando os brotos estão começando a abrir. O tratamento pode ser repetido no outono para evitar que bactérias patogênicas hibernem e continuem sua atividade quando o tempo estiver mais quente.

Calda bordalesa em folhas

Antracnose

A antracnose é perigosa porque seus patógenos sobrevivem facilmente ao frio do inverno e ao calor do verão. Eles hibernam diretamente nas partes afetadas da planta. Uma solução de sulfato de cobre a 1% é usada para prevenção. O tratamento é realizado logo no início da estação de crescimento, quando os brotos atingem 5 cm de comprimento.

Rubéola

A rubéola afeta principalmente as folhas da videira. Seu aparecimento é indicado por manchas vermelhas espessas características. Para prevenir a doença, use uma solução de calda bordalesa a 1%. A pulverização é feita na primavera, quando os arbustos têm de 3 a 4 folhas.

Mancha foliar de Cercospora

A cercosporiose é perigosa para vinhedos mais velhos. A doença também se desenvolve se as videiras forem plantadas com muita densidade. As folhas inferiores são afetadas primeiro, e o fungo então se espalha para cima. Ao detectar os primeiros sinais da doença, pulverize com uma solução de calda bordalesa a 3%. Uma solução a 1% é adequada para prevenção. O primeiro tratamento é realizado quando os brotos começam a inchar, o segundo após o término da floração e o terceiro durante a preparação das videiras para o inverno.

mistura azul

Melanose

Esta doença afeta principalmente variedades de uvas americanas. Seu sintoma característico é o escurecimento das folhas. Viticultores experientes pulverizam as uvas com uma solução de calda bordalesa a 1% no início da primavera para prevenir a progressão da doença.

Prazos

No início da primavera, pulverize as videiras dormentes com calda bordalesa antes do surgimento dos brotos. No início de março, remova a cobertura de inverno e aplique imediatamente um fungicida. Repita o tratamento um mês depois.

No outono, as videiras no sul são pulverizadas com calda bordalesa imediatamente após a queda das folhas, e no norte, antes de serem cobertas para o inverno. Uma aplicação é suficiente no outono.

Se for necessário pulverizar no verão, use apenas uma solução a 1%. A pulverização deve ser realizada no máximo uma vez por mês.

Regras de pulverização

Para tratar estacas, use uma solução de calda bordalesa a 3%. Mergulhe as estacas preparadas na solução por 20 segundos. Para desinfetar feridas em uvas, borrife com uma solução a 1%.

preparação da mistura

Arbustos maduros são normalmente tratados com uma solução a 1%. Ela é despejada em um pulverizador, bem misturada e pulverizada generosamente em cada broto.

As instruções detalhadas de uso incluídas no produto contêm recomendações detalhadas sobre como usar a mistura bordalesa para diversos fins.

Erros comuns

Viticultores iniciantes frequentemente cometem erros ao trabalhar com calda bordalesa. Os mais comuns incluem:

  1. Evite o uso de pulverizador. Ao aplicar o produto, o pulverizador facilita a penetração dos ingredientes ativos em todas as partes da videira.
  2. Não seguir os tempos de aplicação recomendados. Não aplicar o tratamento prontamente pode não apenas ser ineficaz, mas também prejudicial à planta.

preparação de pó

Precauções de segurança

A calda bordalesa é perigosa para os seres humanos principalmente devido ao seu teor de cobre. Ao trabalhar com a mistura, é necessário seguir as precauções de segurança recomendadas e usar equipamentos de proteção individual:

  • óculos de proteção;
  • luvas;
  • respirador.

Um respirador protege as membranas mucosas do trato respiratório. Após o término do trabalho, o equipamento de proteção individual deve ser lavado em água quente com sabão em pó.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata