- Histórico de seleção
- Descrição e características da variedade
- Principais características
- Aparência
- Aglomerados
- Frutas vermelhas
- Resistência à geada
- Produtividade
- Transportabilidade
- Resistência a doenças
- Prós e contras
- Como plantar corretamente
- Seleção e preparação do local
- Como escolher e preparar uma muda
- Recomendações para escolha de prazos
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Rega
- Cobertura morta
- Cobertura superior
- Formação
- Pulverização preventiva
- Proteção contra vespas e pássaros
- Preparando-se para o inverno
- Enxertia de estacas em porta-enxertos
- Doenças e pragas
- Oídio
- Filoxera
- Mofo
- Oídio
- Colheita e armazenamento
- Aplicações de bagas
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
A humanidade cultiva uvas há vários milênios. No entanto, novas variedades híbridas com propriedades e características aprimoradas surgem a cada ano. A variedade de uva Rochefort é relativamente nova, mas já conquistou popularidade entre jardineiros e agricultores devido ao seu amadurecimento precoce e excelente sabor. Se antes as uvas eram encontradas exclusivamente nas regiões do sul, hoje o arbusto frutífero é cultivado em diversos climas.
Histórico de seleção
O criador da variedade de uva de mesa Rochefort é o criador amador E.G. Pavlovsky, que colabora com cientistas de Rostov do Instituto de Pesquisa Potapenko.
A nova safra de frutas foi desenvolvida em 2002 pelo cruzamento da uva Talisman e da variedade Cardinal.
Como resultado de um longo e frutífero trabalho, o criador obteve uma variedade híbrida de fruta resistente à geada e à seca, com frutos grandes e um sabor único.
Em 2015, a variedade Rochefort foi adicionada ao registro estadual de fruteiras com recomendação para cultivo em todas as regiões do país.
Descrição e características da variedade
Em um curto período de tempo, as uvas Rochefort se espalharam pela Bielorrússia, Ucrânia e Rússia, onde são cultivadas em diversas zonas climáticas.
Os frutos amadurecem de 105 a 120 dias após a floração, tornando-a adequada para o cultivo em climas mais frios. Em latitudes mais ao sul, os cachos maduros são colhidos na primeira quinzena de agosto.
Importante! O tempo de amadurecimento e o sabor das uvas dependem do número de dias de sol e da quantidade de calor recebida pela fruta.

Principais características
Esta variedade de uva híbrida é fácil de cultivar e cuidar, o que a torna acessível até mesmo para jardineiros e agricultores novatos.
Aparência
A árvore frutífera crescerá vigorosamente e se espalhará, com grandes lâminas foliares verdes. Os ramos frutíferos atingem até 1,4 m de altura, e a videira amadurece totalmente durante a estação de crescimento.
O arbusto floresce em junho. Os brotos produzem cachos de pequenas flores brancas, que formam racemos. Após a floração, os frutos se formam dentro dos cachos.
Observação: a variedade de uva Rochefort é autopolinizadora e não requer um polinizador.
Aglomerados
Os cachos de uvas são grandes, pesando de 500 g a 1 kg, em forma de cone, densos, com fileiras uniformes de bagas roxas.

Frutas vermelhas
Os frutos amadurecem e se tornam grandes, pesando até 12 gramas, e têm formato redondo. A cor das bagas muda dependendo do estágio de maturação. No início do amadurecimento, os frutos adquirem tons bordô e roxo; na maturidade, tornam-se acinzentados-avermelhados com um tom azulado; as bagas maduras tornam-se pretas.
Os frutos maduros são doces, suculentos, com sabor de moscatel e sem qualquer toque de acidez. A polpa é firme, coberta por uma casca firme, porém fina, completamente imperceptível ao se comer as uvas.
As uvas Rochefort tendem a desenvolver frutos precocemente, o que pode ser confuso para jardineiros inexperientes. Evite colher os frutos depois que eles escurecerem; eles precisam permanecer na videira para apreciar plenamente sua doçura.
Resistência à geada
Graças ao seu período de floração tardio, esta árvore frutífera é resistente às geadas da primavera. Rochefort tolera facilmente temperaturas de até -23 graus Celsius (-23 graus Fahrenheit), mas em regiões com invernos rigorosos, os arbustos precisam de isolamento adicional.
A variedade é sensível à seca. Mesmo uma leve falta de umidade afeta negativamente o rendimento e o sabor dos frutos.

Produtividade
A Rochefort começa a dar frutos no terceiro ou quarto ano de cultivo ao ar livre. O tempo de amadurecimento dos frutos depende do clima e das condições meteorológicas da região de cultivo. De acordo com as especificações da cultivar, a maturação ocorre entre o 105º e o 120º dia da estação de crescimento ativa.
Com os cuidados adequados e na hora certa, um arbusto pode produzir até 10 kg de frutos maduros e saudáveis.
Transportabilidade
Graças à casca e à polpa densas, as uvas mantêm sua aparência comercial por muito tempo, o que facilita o transporte em longas distâncias.
Resistência a doenças
As fruteiras híbridas apresentam baixa imunidade natural a doenças e pragas. Os arbustos de frutas vermelhas são frequentemente atacados por doenças fúngicas e pragas, o que leva à redução da produtividade e, no pior dos casos, à morte das plantas.
Prós e contras
Para cultivar um arbusto de frutas vermelhas saudável e obter uma colheita abundante e de alta qualidade, você precisa entender todos os prós e contras da variedade de uva Rochefort.

Vantagens:
- Amadurecimento precoce dos frutos.
- Capacidade de dar frutos e polinizar de forma independente.
- Altas taxas de rendimento.
- Excelente sabor de frutas.
- Os cachos densos são armazenados por muito tempo e são fáceis de transportar.
- A variedade é resistente a baixas temperaturas.
Importante! As mudas são transplantadas facilmente e enraízam-se rapidamente no solo.
As desvantagens da variedade híbrida incluem baixa resistência a doenças e intolerância da fruta às correntes de ar e rajadas de vento do norte.
Como plantar corretamente
A qualidade e a quantidade da colheita resultante dependem diretamente do plantio adequado e dos cuidados subsequentes com a planta.
Seleção e preparação do local
Para cultivar uvas Rochefort, escolha terrenos ensolarados com exposição sul ou sudoeste, protegidos do vento e das correntes de ar.
Se houver água subterrânea, a profundidade mínima deve ser de 2,5 m da superfície do solo.

Não é recomendado plantar mudas de uva em terras baixas e áreas pantanosas.
Embora as uvas híbridas sejam pouco exigentes em termos de composição do solo, a cultura da baga cresce, se desenvolve e dá frutos melhor em solo solto e fértil, com acidez e umidade neutros.
A preparação do solo é realizada de 4 a 6 semanas antes do plantio das mudas.
- A área é escavada a uma profundidade de 70-80 cm.
- Remova detritos, ervas daninhas e raízes do solo e solte-o completamente.
- O solo é misturado com substâncias orgânicas e minerais.
- Composto e argila são adicionados ao solo arenoso, e solo pesado é diluído com areia e húmus.
- Covas de plantio são cavadas na área preparada.
- A profundidade e o diâmetro dos furos não devem ser inferiores a 80 cm.
- A distância entre os plantios é mantida de 2,5 a 3 m, entre fileiras de 3 a 4 m.
- A drenagem é colocada no fundo do buraco, uma mistura de solo fértil é despejada por cima, uma estaca de suporte é colocada e a planta é regada.
Importante! Solos com alto teor de acidez devem ser previamente corrigidos.
Como escolher e preparar uma muda
Mudas varietais de uvas híbridas são compradas em viveiros ou lojas especializadas.
- Plantas com idade entre 1 e 3 anos criam raízes e se estabelecem com mais facilidade.
- A muda é cuidadosamente examinada para verificar se há danos e infecções por doenças e pragas.
- É necessária a presença de vários ramos, folhas ou brotos.
- As raízes estão bem desenvolvidas, hidratadas, sem depósitos putrefativos ou compactações.
Antes do plantio em terreno aberto, os rizomas das plantas são colocados em água morna por 10 a 15 horas e depois tratados com agentes antibacterianos e um estimulante de crescimento.

Recomendações para escolha de prazos
As uvas Rochefort são plantadas em terreno aberto tanto na primavera quanto no outono.
O trabalho de outono é realizado de 4 a 6 semanas antes da primeira geada, permitindo que a muda se estabeleça e enraíze. Antes do inverno, a planta jovem recebe cobertura adicional.
O plantio da primavera é realizado assim que o solo aquece até +15 graus.
Diagrama de plantio
Antes de transplantar as mudas para o solo, as raízes das plantas são aparadas, deixando apenas brotos longos e saudáveis.
- A muda é colocada no centro do buraco de plantio.
- As raízes são cuidadosamente espalhadas no buraco e cobertas com mistura de solo fértil.
- O solo é compactado, a planta é amarrada a uma estaca e regada.
Após a conclusão das atividades de plantio, o círculo do tronco da árvore é coberto com palha ou turfa misturada com serragem.
Instruções de cuidado
Para produzir uma colheita de uvas abundante e de alta qualidade, a safra de frutas requer cuidados oportunos e competentes.

Rega
Regue o arbusto de 3 a 5 vezes ao longo da estação. As uvas precisam de umidade antes da floração e durante a formação dos frutos. Despeje até 15 litros de água morna e sedimentada sob cada planta.
Durante a floração e o amadurecimento dos frutos, as uvas não são regadas.
Durante os períodos de seca, as atividades de irrigação são realizadas com mais frequência; durante os períodos de chuva, a irrigação é completamente abandonada.
Importante! Após regar, solte bem o solo e remova as ervas daninhas.
Cobertura morta
A cobertura morta do solo reduz a necessidade de irrigação e de afrouxamento do solo, retém a quantidade necessária de umidade no solo e protege a planta da propagação de ervas daninhas e pragas.
Qualquer material orgânico pode ser usado como cobertura morta.
No final do outono, o círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de húmus, protegendo as raízes da uva do congelamento.
Cobertura superior
As videiras precisam de nutrição adicional no terceiro ou quarto ano de crescimento. Na primavera, as árvores frutíferas são fertilizadas com matéria orgânica. Durante a estação de crescimento ativo, as plantas de frutas vermelhas são suplementadas com fósforo e potássio.
Antes do início do descanso de inverno, esterco e cinzas são adicionados ao solo.
Formação
Para crescimento, desenvolvimento e frutificação adequados, as uvas requerem poda anual.
Na primavera e no outono, remova galhos e brotos secos, quebrados, velhos e danificados.
Após a colheita, todos os galhos são cortados, deixando de 4 a 6 brotos em cada um.
Importante! A carga em um pé de uva não deve exceder 22-24 brotos frutíferos.
Pulverização preventiva
Para proteger as plantas de insetos nocivos e infecções fúngicas, o tratamento preventivo dos arbustos e do solo é realizado no início da primavera usando pesticidas químicos e biológicos.
Se necessário, repita a pulverização no outono.

Proteção contra vespas e pássaros
Pássaros e vespas que se alimentam do suco da fruta causam danos significativos aos frutos maduros.
Para proteger a colheita, eles usam fitas brilhantes, discos velhos, instalam espantalhos ou cobrem os cachos com uma tela fina.
Preparando-se para o inverno
Antes do início do inverno, as uvas Rochefort são regadas generosamente, o círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de húmus e coberto com folhas secas ou galhos de abeto.
Em regiões de clima temperado e invernos rigorosos, os arbustos frutíferos são removidos de seus suportes e curvados até o chão. As copas das plantas são cobertas com plástico ou materiais especiais. Assim que a primeira neve cai, um grande monte de neve é formado sobre o arbusto curvado.
Importante! Plantas jovens plantadas no outono devem ser cobertas durante o inverno, mesmo em regiões com invernos amenos e quentes.
Enxertia de estacas em porta-enxertos
Para obter novas mudas e rejuvenescer videiras antigas, são utilizados métodos de propagação vegetativa.

Para prolongar a vida de uma planta frutífera, uma muda jovem é enxertada em um arbusto adulto.
- O arbusto velho é completamente cortado, deixando uma pequena parte do tronco principal.
- A superfície do tronco cortado é limpa e tratada com agentes antibacterianos.
- Um corte preciso é feito no centro do tronco e uma estaca pré-preparada é inserida no buraco.
- O local do enxerto é amarrado com barbante ou fita especial e tratado com argila por cima.
Cuidar de uma planta enxertada é o mesmo que cuidar de videiras comuns.
Doenças e pragas
A principal ameaça aos pés de uva é o oídio e uma praga perigosa de origem americana, a filoxera.

Oídio
O fungo se manifesta como manchas e placas nas folhas, brotos, ovários e frutos de uva. Os frutos apodrecem, racham e caem, enquanto as folhas e os ovários ficam pretos e ressecam.
Para prevenção e tratamento, são utilizados preparados à base de fungicidas e cobre.
Filoxera
Uma praga perigosa que ataca tanto as partes aéreas quanto as subterrâneas das plantas, esses pequenos pulgões se espalham rapidamente e causam danos irreparáveis aos arbustos frutíferos e às plantações.
Para combater a praga, são utilizados preparados químicos à base de inseticidas.
Mofo
O fungo afeta a parte aérea das uvas, aparecendo como manchas claras nas folhas, brotos, ovários e frutos.
Com o tempo, as manchas ficam pretas, os ovários caem e as frutas apodrecem e estragam.
Preparações à base de enxofre e fungicidas são usados para tratar arbustos e solo.

Oídio
A infecção fúngica se manifesta como uma camada branca e pulverulenta nos brotos, folhas, inflorescências e frutos. Os frutos apodrecem e racham, acompanhados de um odor forte e desagradável que lembra peixe podre.
Para combater a doença, são utilizados produtos à base de enxofre e fungicidas.
Colheita e armazenamento
O tempo de amadurecimento das uvas Rochefort depende de fatores climáticos. Nas regiões do sul, as uvas amadurecem em meados de agosto; em climas mais frios, no final de setembro.
Esta variedade tem uma característica peculiar, que se manifesta no escurecimento precoce dos frutos. Portanto, é melhor não apressar a colheita; em vez disso, deixe que os frutos saborosos e nutritivos amadureçam completamente.
As uvas Rochefort mantêm sua aparência comercial por muito tempo; os cachos podem ser armazenados na geladeira por até 3 meses, permitindo o transporte tranquilo da colheita por longas distâncias.
Aplicações de bagas
Os frutos da variedade de uva de mesa Rochefort contêm uma grande quantidade de substâncias úteis, minerais, aminoácidos, antioxidantes e vitaminas.

Recomenda-se comer os frutos frescos,
Além disso, sucos, néctares, marmeladas, geleias e conservas são feitos de uvas.
As frutas são secas, congeladas e enlatadas. As donas de casa mais experientes produzem vinhos e licores caseiros.
Dicas e conselhos de jardineiros experientes
A variedade de uva Rochefort exige pouco esforço no cultivo e nos cuidados subsequentes. No entanto, esta frutífera tem suas fragilidades, que devem ser constantemente consideradas.
- Os vinhedos são mal protegidos contra doenças fúngicas e filoxera, por isso é necessário o tratamento preventivo dos arbustos várias vezes ao ano.
- Devido ao crescimento e desenvolvimento ativo durante a estação de crescimento, muitos brotos de frutas crescem, os quais devem ser monitorados e podados em tempo hábil.
Caso contrário, a cultura da fruta é despretensiosa e acessível para cultivo por jardineiros e horticultores novatos.











