Características e descrição da variedade de uva Izyuminka, plantio e cuidados

A videira é conhecida há muito tempo pelo homem por seus frutos e subprodutos. Graças ao melhoramento genético, os jardineiros podem escolher plantas com base em diversas características. A uva Izyuminka possui bagas com sabor, cor e formato marcantes. No entanto, além dessas vantagens, apresenta desvantagens significativas que somente um viticultor experiente pode superar.

Descrição e Características

Uma variedade de uva de mesa de maturação precoce. Três meses e meio se passam desde o início da estação de crescimento até os cachos amadurecerem.

Videira

O caule é alto e produz um crescimento vigoroso durante a estação de crescimento. A poda não é recomendada nos primeiros 2 a 3 anos, pois isso estimulará o crescimento e enfraquecerá a videira.

Inflorescências

As flores femininas se formam na videira. Uma variedade de uva precoce com características masculinas é necessária para a polinização. Os polinizadores incluem abelhas, zangões e vespas. O tamanho do cacho é médio, com média de 500 gramas. As uvas são compactadas frouxamente. Recomenda-se limitar o número de inflorescências na videira para aumentar a produtividade.

Frutas vermelhas

Os cachos são livres de bagas pequenas e grandes. As uvas amadurecem simultaneamente e têm formato de dedo, com até 3 centímetros de diâmetro e cor púrpura-bordô. A casca é grossa. Cada Izuminka pesa 10 gramas. O nome da variedade deriva da capacidade das bagas maduras de secar na videira, transformando-se em passas.

Uvas

Gosto

A polpa é doce, densa, com teor de açúcar de até 20%.

Regiões em crescimento

Izyuminka é uma variedade de uva que adora calor, congelando em temperaturas de curta duração até -15 graus Celsius. A variedade é zoneada para o Krai de Krasnodar, Stavropol, Crimeia, sul da Ucrânia e Moldávia.

Histórico de seleção

O híbrido foi desenvolvido na Ucrânia como resultado do cruzamento das variedades Chaush e Cardinal.

Principais características

As uvas exigem cuidados cuidadosos e competentes para obter boas colheitas.

Resistência à seca

A videira não tolera bem a falta de umidade. Em climas secos e quentes, é necessária rega regular durante a formação dos frutos.

Uvas maduras

Resistência à geada

Durante o período de outono-inverno, o arbusto deve ser coberto, apesar dos invernos quentes.

Produtividade e frutificação

As videiras jovens rendem até 2 a 3 quilos. A partir do quarto ou quinto ano, a produção de uvas aumenta gradualmente. Com práticas de cultivo adequadas, é possível obter até 18 quilos por videira.

Áreas de aplicação de frutas

As frutas são consumidas frescas, secas e transformadas em passas, e usadas para fazer vinho caseiro.

Resistência a doenças e pragas

A variedade tem imunidade fraca a todos os patógenos da uva e pragas de jardim.

Transportabilidade

A casca densa garante boa preservação dos cachos durante o transporte e armazenamento.

Uvas frutas

Prós e contras da variedade

A vantagem da uva Izyuminka é a qualidade da fruta:

  • aparência atraente dos cachos;
  • tamanho;
  • forma;
  • gosto;
  • prazo de validade das frutas vermelhas.

A principal desvantagem é a dificuldade de cultivo, que se expressa em:

  • em altas demandas de solo;
  • baixa resistência à geada;
  • imunidade fraca;
  • frutificação tardia.

Modelar o arbusto por meio da poda leva a um espessamento ainda maior, o que é levado em consideração no outono.

Como plantar corretamente

Para que a variedade de uva Izyuminka crie raízes bem e dê frutos, uma série de condições devem ser atendidas.

Recomendações para escolha de prazos

A videira é plantada na primavera – no final de abril, meados de maio, quando o solo e o ar esquentam.

Escolhendo um local

As uvas precisam de um local ensolarado, virado para o sul, protegido dos ventos frios. A distância das paredes deve ser de pelo menos um metro.

cacho de uvas

Requisitos do solo

O solo deve ser solto, nutritivo e bem drenado.

Composição do substrato:

  • húmus;
  • areia;
  • mistura de fertilizantes de potássio e fósforo;
  • terra fértil.

A proporção entre os componentes: 2:1:0,5:3.

Preparação do local

A cova de plantio deve ter 60 x 60 centímetros. O fundo é forrado com tijolos quebrados, areia e uma mistura de húmus e fertilizante. Canos para irrigação e fertilização são cavados na borda da cova.

Como selecionar e preparar material de plantio

O seguinte deve ser verificado para a muda:

  1. A raiz no corte deve ser branca e levemente úmida.
  2. Sob a casca a madeira tem uma cor esverdeada.
  3. Os brotos não devem descascar ou cair quando pressionados.

As mudas compradas no outono são armazenadas em temperaturas entre 0 e 2 graus Celsius em areia úmida. As plantas compradas na primavera são endurecidas e aclimatadas ao sol antes de serem plantadas em seu local permanente.

cachos de uvas

Diagrama de plantio

Ao plantar várias videiras, cave uma vala com 60 centímetros de profundidade e largura. Deixe um espaço de 2 metros entre as videiras.

Instruções de cuidado

A uva Izyuminka encantará o jardineiro com uma colheita se ele seguir os requisitos agrotécnicos para o cultivo das videiras.

Modo de rega

Durante os períodos de seca, é necessário regar através de poços e canos desde o momento da floração até a colheita: 1 a 2 vezes por semana.

Cobertura superior

A uva passa requer alimentação regular:

  • a cada três anos adicione um balde de esterco por metro quadrado;
  • na primavera – fertilizantes de nitrogênio;
  • no verão – fósforo-potássio.

Sem suporte do solo, as uvas não aumentarão sua produção.

Preparando-se para o inverno

Para proteger a videira Izyuminka do frio, ela é coberta com agrotêxtil e as raízes com uma camada de 30 centímetros de cobertura morta.

Cobertura morta

Cobrir as raízes das uvas com turfa, húmus e palha as protege do superaquecimento e reduz a evaporação, o que ajuda a combater infecções patogênicas.

Cobertura morta de uvas

Prevenção de doenças e pragas

Durante a estação de crescimento, são realizadas 3 pulverizações com calda bordalesa.

Aparar

As videiras são podadas na primavera e no outono, deixando de 5 a 7 brotos.

Métodos de reprodução

As videiras são propagadas por meio de mudas enxertadas ou autoenraizadas. As plantas enxertadas apresentam vantagens em termos de resistência ao frio, resistência a pragas e produtividade.

Doenças e pragas

A uva Izyuminka é suscetível a infecções fúngicas, lagartas de lagartas e ácaros.

proteção da uva

Mofo

Um tipo de míldio. Seu desenvolvimento requer temperaturas entre 8 °C e 30 °C (46 °F) e alta umidade.

Em clima úmido, uma camada branca eventualmente aparece na folhagem e, em seguida, nos brotos, brotos e frutos verdes. O fungo não penetra nas raízes. A uva passa não morre, mas enfraquece. O desenvolvimento dos brotos e folhas é inibido, e eles caem prematuramente. No inverno, essas plantas congelam e morrem.

Uma parte da lâmina foliar da Izyuminka fica mais clara, com pequenas manchas aparecendo, tornando-se amarelas e se fundindo em uma só. Manchas marrons aparecem nos brotos. As inflorescências e os pequenos ovários escurecem, ficam cobertos por uma camada branca e caem. Os frutos maduros secam e caem. As perdas de rendimento chegam a 50-100%.

Videiras jovens e maduras de Izyuminka que são superalimentadas com fertilizantes de nitrogênio e carecem de fertilizantes de potássio, bem como plantações densas, são mais suscetíveis ao míldio.

Oídio da uva

Podridão cinzenta

Uma infecção fúngica que se desenvolve em folhas e frutos caídos. Manchas marrons aparecem nas folhas da Izuminka, que levam a uma infecção ainda maior. A folha seca e cai. Nas videiras, o fungo causa necrose da videira, resultando em uma coloração amarronzada com penugem acinzentada.

As flores de videira afetadas pelo mofo cinzento não se desenvolvem, escurecem e caem. Manchas roxas aparecem nas bagas de Izyuminka. Os frutos então murcham, secam e caem.

Antracnose

Os jardineiros deram nomes à doença fúngica pelos quais ela pode ser identificada nas uvas Izyuminka:

  • varíola da uva;
  • varíola maculosa;
  • vista de pássaro.

O sinal inicial é o aparecimento de manchas pretas nas folhas, que evoluem para manchas marrons com margens necróticas. A folha fica rosa-suja, murcha e cai.

Antracnose da uva

Em seguida, manchas semelhantes tornam-se visíveis nos brotos de Izyuminka deste ano. As manchas marrons crescem no cádmio e se expandem, formando um tumor marrom. Nessas manchas, o caule da uva racha e quebra ou apodrece.

Os frutos têm uma característica: círculos marrons com um miolo roxo, afundados na polpa. Eles então racham e caem. A antracnose causa perdas de rendimento de uvas de mais de quatro quintos. O teor de açúcar diminui em um fator de cinco. O peso dos cachos e bagas de Izyuminka diminui em um fator de dois a três.

Temperaturas acima de 25 graus Celsius e umidade acima de 80% desencadeiam a ativação do patógeno. Surtos da doença em uvas ocorrem na primavera e no outono.

Outras razões para o desenvolvimento da doença:

  • danos mecânicos na casca devido à poda inadequada, por granizo;
  • falta de potássio e fósforo no solo;
  • salinidade ou acidificação do solo.

Partes das uvas infectadas com antracnose são desenterradas e queimadas.

Oídio

Como acontece com todos os patógenos fúngicos, as condições climáticas favoráveis ​​ao desenvolvimento do oídio são quentes (20–25 °C) e úmidas. Uma camada semelhante a cinzas aparece nas folhas da Izuminka. A infecção se espalha das folhas para as uvas e os caules. A casca das bagas racha e depois cicatriza, formando uma cicatriz profunda.

Oídio de uvas

Os frutos da Izuminka azedam, atrofiam e ressecam. Frutos estragados não devem ser consumidos ou processados ​​devido ao forte sabor de mofo.

Enrolador de folhas

A praga ataca cachos e frutos de uva.

Teias em brotos e cachos são evidências do aparecimento de um rolo de folhas nas uvas.

  • dois anos de idade;
  • uva;
  • uva.

Na primavera, as borboletas depositam ovos nos brotos e botões de uva, dos quais logo emergem as lagartas. Uma larva destrói 60 brotos de Izuminka por dia. No início de junho, as lagartas entram em fase de pupa. Dez dias depois, a segunda geração de borboletas começa a voar, depositando ovos nos cachos de uva em maturação. As lagartas se alimentam das bagas, que mudam de cor, murcham e secam.

Ácaro-aranha

Insetos com tamanho não superior a 1 milímetro atacam as folhas da uva, sugando o suco da planta.

Sinais de infecção de Izuminka:

  • tubérculos ao longo das veias;
  • pequenas manchas marrom-avermelhadas;
  • teia na parte interna da folha;
  • rolando em um tubo;
  • secando;
  • caindo.

Ácaro-aranha

O ataque da praga afeta as uvas como um todo:

  • o crescimento dos brotos diminui;
  • os cachos ficam menores;
  • secagem de caules.

O ácaro hiberna na casca das videiras e nas ervas daninhas, tornando-se ativo a temperaturas de 8 °C (46 °F). As principais vias de infecção para as uvas são o enxerto e o material de plantio das uvas Izyuminka.

Colheita e armazenamento

As uvas são colhidas após o orvalho da manhã, em tempo seco e ensolarado, com tesouras de poda. O cacho é segurado por baixo e cortado na parte superior do broto.

Métodos de armazenamento para uvas Izuminka: Congele na geladeira ou no porão. A temperatura de congelamento é de 24 graus Celsius (75 graus Fahrenheit). As uvas podem ser conservadas até a primavera. Requisitos para armazenamento no porão: umidade não superior a 55%, temperatura de 0 a 8 graus Celsius (32 a 44 graus Fahrenheit), com ar fresco.

Na adega, cachos maduros e intactos de Izyuminka são armazenados em uma única camada, em prateleiras, em caixas forradas com serragem seca de álamo. As uvas têm validade de até três meses.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata