- História da seleção da variedade Jonathan
- Região de cultivo de frutas
- Características e descrição
- Tamanho e altura da árvore
- Diâmetro da coroa
- Ramificação do sistema radicular
- Floração e polinização
- Período de maturação da colheita
- Coleta e uso de maçãs
- Condições climáticas adequadas
- Resistência à geada e à seca
- Suscetibilidade a doenças e pragas
- Especificidades do plantio no local
- Momento ideal
- Preparando mudas jovens e plantando covas
- Padrão e profundidade de plantio
- Nós organizamos cuidados competentes
- Modo de irrigação
- Cobertura superior
- Formação da coroa
- Tratamentos sazonais
- Preparando-se para o período de inverno
- Variedades híbridas populares
- Decosta
- Rei
- Jonared
- Jonagold
- Highlander
- Jonagored
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
A macieira é uma das árvores frutíferas mais comuns, cultivada em praticamente todas as regiões da Rússia. Existem muitas variedades, cada uma com seu próprio tempo de maturação, características dos frutos e aparência da árvore. Ao escolher uma muda, considere a variedade de maçã Jonathan.
História da seleção da variedade Jonathan
A variedade de maçã Jonathan foi desenvolvida por criadores americanos através do cruzamento das variedades Aesop e Spitzenburg. O trabalho de desenvolvimento da nova variedade foi realizado em Ohio.
Região de cultivo de frutas
O híbrido é adequado para a maioria das regiões de clima temperado (verões quentes e longos e invernos frios). Também é adequado para cultivo no Cáucaso do Norte.
Características e descrição
Antes de comprar uma muda, você deve estudar a descrição e as características da futura árvore para não cometer erros na escolha.
Tamanho e altura da árvore
A macieira é de tamanho médio, com tronco de 3,5 a 5 m de altura. A árvore é esparramada, ramificada e tem folhagem média.
Diâmetro da coroa
O formato da copa é redondo ou ligeiramente cônico, com 3-4 m de diâmetro.

Ramificação do sistema radicular
O sistema radicular é poderoso e extenso.
Floração e polinização
A variedade é autopolinizadora, mas é recomendável plantar outros híbridos de maçã nas proximidades para atrair abelhas para o jardim.
Período de maturação da colheita
As macieiras começam a dar frutos no terceiro ou quarto ano após o plantio. A colheita amadurece mais tarde, com as primeiras maçãs maduras colhidas mais perto de meados do outono, por volta de outubro ou novembro.
Coleta e uso de maçãs
A colheita começa antes mesmo que as maçãs comecem a cair da árvore. As frutas têm uma ampla gama de usos, incluindo assar, secar e fazer geleias e conservas.
Condições climáticas adequadas
As macieiras podem ser plantadas em qualquer clima, exceto nas regiões do norte. Elas prosperam em climas temperados e meridionais.

Resistência à geada e à seca
Esta variedade tem baixa resistência ao inverno, e a casca pode congelar em temperaturas abaixo de -20°C. Tolera bem a seca.
Suscetibilidade a doenças e pragas
Raramente afetado por doenças e pragas, com exceção do oídio.
Especificidades do plantio no local
O plantio de macieiras deve ser realizado de acordo com todas as práticas agrícolas para que a muda comece a dar frutos o mais cedo possível.
Momento ideal
As macieiras são plantadas na primavera ou no outono. No entanto, a primavera é a época mais favorável para o plantio. As mudas são plantadas no final de março, quando o solo está bem aquecido. Durante o verão, as mudas terão tempo para criar raízes e começarão a crescer ativamente na primavera seguinte.
Preparando mudas jovens e plantando covas
A preparação do local para as mudas de macieira começa duas semanas antes do plantio. É ainda melhor começar a prepará-lo no outono. O solo é cavado, fertilizantes orgânicos ou minerais são adicionados e todas as ervas daninhas em crescimento são arrancadas.

Antes do plantio, as mudas podem ser imersas em um ativador de crescimento por várias horas. Imediatamente antes do plantio, o sistema radicular é mergulhado em uma solução de argila líquida e plantado imediatamente, antes que a argila tenha tempo de secar.
Padrão e profundidade de plantio
Plantar uma macieira é um processo simples; se feito corretamente, a muda crescerá saudável e forte.
O processo de plantio de uma macieira:
- Cave um buraco com 80 cm de profundidade e 70 cm de largura.
- Adicione material de drenagem fino no fundo.
- Coloque a muda no buraco e coloque uma estaca de madeira forte ao lado dela.
- Cave um buraco e amarre o tronco a uma estaca.
- Regue generosamente com água morna.
Quando a muda ficar mais forte, você pode remover a estaca.
Nós organizamos cuidados competentes
Para obter uma boa colheita, você definitivamente deve dedicar tempo aos cuidados com a árvore.
Modo de irrigação
As macieiras não gostam de solo encharcado, por isso a rega deve ser moderada. A primeira irrigação é feita no início da primavera, quando o solo já está aquecido, mas os brotos ainda não começaram a inchar. Em seguida, regue a macieira uma vez por semana. Após a frutificação, regue-a uma vez a cada duas semanas.
Recomenda-se usar água morna para regar para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Várias vezes por mês antes de regar, vale a pena capinar o solo para que o sistema radicular também receba oxigênio.

Cobertura superior
As macieiras precisam de fertilização regular. A primeira aplicação de fertilizante é feita antes da abertura dos brotos. O solo é misturado com esterco bem curtido. A segunda aplicação é feita quando as folhas começam a abrir. Nesse momento, a árvore precisa de nitrogênio (nitrato de amônio, ureia).
A terceira fertilização é realizada durante o período de frutificação. Fósforo e potássio (superfosfato, fosfato de amônio, sulfato de potássio) são adicionados ao solo. Após a colheita, fertilizantes orgânicos podem ser adicionados novamente para preparar a árvore para o inverno. Estes podem incluir cinzas de madeira, composto ou uma solução de esterco de galinha.
Formação da coroa
A copa da macieira é formada imediatamente após a muda ser plantada no solo.
Como modelar a coroa:
- O topo do tronco principal e os topos dos galhos que crescem próximos a ele são cortados.
- No ano seguinte, as pontas de todos os galhos, exceto o tronco principal, são cortadas novamente.
- No terceiro ano, o topo do galho mais longo e o topo de alguns dos galhos maiores são cortados.
- No quarto ano, as pontas de todos os galhos são cortadas, exceto as mais baixas.
No quinto ano, a copa estará totalmente formada. Durante a modelagem, você deve primeiro podar os galhos que mais cresceram ao longo do ano, para que todos tenham aproximadamente o mesmo comprimento.

Tratamentos sazonais
Tratamentos sazonais são necessários para prevenir pragas e doenças. Em meados do outono, o solo é escavado a uma profundidade de 15 a 20 cm. A poda sanitária é realizada, removendo galhos secos e danificados. As folhas são varridas. No início da primavera, as árvores são pulverizadas com uma solução a 1% de calda bordalesa ou sulfato de cobre. O tratamento é repetido após duas semanas.
Preparando-se para o período de inverno
No inverno, os roedores costumam ser um problema — os ratos roem a parte inferior da casca da árvore, por isso é importante proteger a parte inferior do tronco. Para isso, envolva o tronco em várias camadas de estopa resistente ou feltro para telhados.
Se a região de cultivo tiver invernos frios, você terá que cobrir a parte inferior do tronco com galhos de abeto e recolher mais neve em direção à macieira no inverno.
Variedades híbridas populares
A variedade de macieira Jonathan possui diversas variedades que diferem entre si em diversas características.
Decosta
Este híbrido foi desenvolvido na Bélgica. A árvore tem uma copa larga e extensa, atingindo aproximadamente 5 metros de altura. Os frutos maduros são grandes, pesando até 250 gramas. A casca é amarelada, coberta por listras framboesa. A polpa é suculenta, com sabor agridoce. A muda começa a dar frutos no terceiro ano após o plantio. Esta é uma variedade de maturação tardia, com as primeiras maçãs maduras aparecendo mais perto de setembro.
Rei
Este híbrido é uma variedade de inverno. Suas vantagens incluem resistência à sarna, oídio e ferrugem. A árvore tem uma copa piramidal e tolera bem invernos gelados. Os frutos são verdes com um tom escarlate. A polpa é suculenta e de grãos finos. A colheita amadurece do final de setembro ao início de outubro.

Jonared
A coroa é arredondada, densa e frondosa. As maçãs são ovais, pesando até 150 g. A casca é vermelho-escura. A polpa é doce e saborosa. As maçãs amadurecem na segunda quinzena de setembro.
Jonagold
A árvore é vigorosa, com copa larga. As maçãs são grandes, pesando entre 150 e 200 g. A casca é de um vermelho intenso com manchas verdes.
Highlander
A árvore é moderadamente resistente à geada, de porte médio e possui uma copa oval e moderadamente densa. Os frutos são grandes, pesando até 350 g. A casca é vermelho-escura e a polpa é doce, com um sabor levemente ácido.

Jonagored
A árvore é vigorosa, com copa extensa. A casca é vermelho-escura com manchas esverdeadas.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Irina, 39: "Plantei a variedade Jonathan há vários anos. A árvore produziu as primeiras maçãs quatro anos após o plantio, mas só começou a dar frutos perto dos seis anos. A produção é sempre excelente, com maçãs grandes e saborosas. Após a colheita, os frutos se conservam por muito tempo; nós os guardamos até meados do inverno. É uma variedade excelente para o plantio."
Ivan, 30 anos: "Por muito tempo, não consegui encontrar uma variedade de maçã adequada para o inverno, até que um amigo recomendou a variedade Jonathan. A principal vantagem é que a fruta se conserva por muito tempo após a colheita e não estraga. As maçãs são doces e suculentas. O único comentário negativo que posso fazer é que a casca congela um pouco após invernos rigorosos, mas isso não é crítico. No geral, é uma variedade excelente."











