- Composição de frutas exóticas
- Gorduras monoinsaturadas
- Nutrientes
- Fibra alimentar e esteróis
- Quais são os benefícios do abacate?
- Para mulheres
- Para homens
- Para crianças
- Como isso afeta o corpo?
- Uso de frutas em cosmetologia
- Para cabelo
- Para o corpo
- Para o rosto
- Abacate para perda de peso
- Regras de uso
- Selecione uma fruta madura
- Ingestão diária
- Contraindicações
- Consumo excessivo
- Receitas simples e saudáveis
- Sanduíche quente com abacate e tomate
- Sanduíche de abacate e banana
- Salada de Salmão e Abacate
- As folhas e sementes da planta podem ser usadas?
Os frutos da árvore perene Persea, que cresce até 20 metros de altura, eram colhidos e consumidos pelos astecas antes mesmo da Era Cristã. Os antigos habitantes do México aprenderam a cultivar a planta e a extrair óleo dela. Eles conheciam bem os benefícios do abacate e os perigos da pera-jacaré, mas relutavam em compartilhar as propriedades curativas dessas frutas tropicais com os conquistadores espanhóis.
Composição de frutas exóticas
Uma árvore, hoje cultivada na América do Sul, Israel e África, produz até 250 abacates por ano. Cada fruto, oblongo ou em formato de pera, coberto por uma casca dura, pesa até 1 quilo.
A polpa do fruto maduro tem consistência oleosa e é muito nutritiva.
Dependendo do tipo de abacate, seu conteúdo calórico varia de 160 a 240 calorias, das quais mais de um terço provém de gorduras de fácil digestão. A fruta não contém açúcar, mas contém diversas vitaminas:
- Riboflavina – melhora a visão, previne o desenvolvimento de cataratas, regula o metabolismo.
- Tiamina – elimina a fadiga, restaura o apetite, normaliza a digestão.
- Niacina – reduz os níveis de colesterol, alivia a dor, restaura a mobilidade das articulações e acalma o sistema nervoso.
- A piridoxina previne a degeneração celular, facilita a menstruação e está envolvida na produção de glóbulos vermelhos.
- A vitamina K fortalece o tecido ósseo e melhora a coagulação sanguínea.
Entre as centenas de variedades dessa fruta exótica, o abacate Hass é especialmente apreciado. A casca deste abacate californiano fica quase preta quando madura, e os frutos ovais pesam de 200 a 300 gramas.

Interessante! A primeira árvore Hass foi criada no início do século XX a partir do cruzamento de duas espécies de plantas. O fruto, em formato de pera, tem sabor de nozes.
Gorduras monoinsaturadas
Médicos e nutricionistas recomendam incluir gorduras monoinsaturadas na dieta de pessoas com diabetes, pessoas que vivem em regiões ambientalmente desfavoráveis e crianças pequenas. O abacate contém 30% de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que estão envolvidos nas seguintes funções do corpo:
- Reduzir os níveis de colesterol.
- Fortalecer o sistema imunológico.
- Promove a perda de peso.
As gorduras monoinsaturadas retardam o envelhecimento celular e melhoram a condição das unhas e dos cabelos. Essas substâncias estimulam os processos metabólicos e reduzem o risco de formação de placa gordurosa. Nenhuma outra fruta, exceto o abacate, possui uma quantidade significativa de gorduras saudáveis.

Nutrientes
O fruto desta árvore perene fornece ao corpo uma variedade de substâncias que promovem a saúde e fortalecem o sistema imunológico. Além de vitaminas e gorduras, o abacate também contém minerais e fibras alimentares.
A polpa da fruta é rica em:
- magnésio e fósforo;
- cálcio e ferro;
- flúor e zinco.
O selênio aumenta a resistência a fatores adversos. O potássio normaliza o ritmo cardíaco. O cobre prolonga a vida e está envolvido na produção de colágeno.

Fibra alimentar e esteróis
Os antioxidantes protegem o corpo contra o câncer. As fibras alimentares reduzem o açúcar no sangue e normalizam a microflora intestinal. Os frutos da árvore contêm esteróis, que estimulam a produção de colágeno.
Quais são os benefícios do abacate?
Até os astecas sabiam que a polpa oleosa da fruta aumentava o desempenho sexual e eliminava a fadiga. A rica composição do abacate oferece muitas outras propriedades curativas.
Para mulheres
A fruta reduz as cólicas menstruais e previne o câncer de mama. Máscaras feitas com a polpa aliviam a inflamação da pele e fortalecem as unhas. A fruta é benéfica para gestantes, pois facilita o parto e melhora o desenvolvimento dos órgãos e tecidos fetais.

Para homens
Comer abacate aumenta a atividade sexual e a motilidade dos espermatozoides. Incluir este produto na dieta masculina permite:
- restaurar a potência;
- fortalecer o sistema nervoso;
- melhorar o desempenho.
Atenção! Esta fruta exótica previne a prostatite. O extrato de abacate é usado em tratamentos de infertilidade.
Para crianças
O produto contém micronutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e para a estrutura esquelética adequada. Embora frutas com alto teor calórico não sejam recomendadas para bebês, o abacate é muito benéfico para crianças a partir de quatro anos, especialmente em idade escolar. Comê-lo melhora a memória, ajuda as crianças a absorver informações mais rapidamente e reduz doenças.

Como isso afeta o corpo?
O abacate normaliza a função intestinal, acelerando a digestão e aliviando a constipação. A vitamina B9, abundante na fruta, melhora a função hepática. Os aminoácidos promovem a eliminação de cálculos renais. A luteína previne o desenvolvimento de doenças oculares degenerativas. O abacate tem efeitos benéficos para a saúde humana:
- Fortalece o coração.
- Alivia dores nas articulações.
- Aumenta a resistência à infecção.
As frutas são benéficas para pessoas em quimioterapia. Também são recomendadas para pessoas com distúrbios endócrinos e hipertensão.

Uso de frutas em cosmetologia
O óleo de abacate, prensado pelos antigos astecas, é valorizado por suas propriedades únicas e, assim como a polpa, é usado em cosméticos.
Para cabelo
Para restaurar o brilho e a saúde dos seus cabelos, coloque um abacate descascado e meia banana no liquidificador. Misture a mistura com 2 colheres de sopa de mel e aplique nos cabelos molhados.
Para o corpo
Para limpar a pele após o banho, aplique um esfoliante. Para prepará-lo, misture uma colher de polpa de abacate, óleo de damasco e mel. Adicione uma gota de óleo essencial de limão ou laranja à mistura e massageie suavemente na pele.

Para o rosto
Para hidratar a pele e restaurar a elasticidade, faça uma máscara nutritiva. O fruto de uma árvore tropical é amassado e misturado com uma gema de ovo.
Abacate para perda de peso
Comer esta fruta ajuda a perder peso. As gorduras insaturadas e as fibras encontradas na polpa eliminam a fome e eliminam resíduos e toxinas.
Regras de uso
Para perder peso sem prejudicar o corpo, é melhor comer abacates pela manhã em vez de à noite. Substitua doces e assados por saladas e coma a fruta nos dias de jejum.

Selecione uma fruta madura
Ao comprar um abacate, pressione-o suavemente. Se a casca formar uma depressão ao toque, a polpa está madura. Se não houver alteração, a fruta tropical foi colhida verde.
Ingestão diária
Embora o corpo precise de minerais e vitaminas, você não deve exagerar neste produto de alto teor calórico – comer um ou dois abacates por dia é suficiente.
Contraindicações
O fruto, a casca e as folhas contêm substâncias não apenas benéficas, mas também prejudiciais. Não é recomendado para pessoas sensíveis a qualquer um dos ingredientes, propensas a alergias ou durante exacerbações de doenças do fígado ou da vesícula biliar.

Consumo excessivo
Evite consumir grandes quantidades da fruta. Siga a dose recomendada para evitar dores de estômago, erupções cutâneas e dores de cabeça.
Importante! Exagerar no consumo desta fruta rica em calorias pode levar ao ganho de peso em vez da perda.
Receitas simples e saudáveis
No café da manhã, o abacate é consumido com pão ou em omelete. Para uma refeição mais substanciosa, bata dois ovos, misture com duas colheres de sopa de queijo ralado e coloque em uma frigideira aquecida untada com óleo de girassol, temperando com pimenta e sal. Vire a omelete, adicione fatias de abacate e frite até firmar.
Sanduíche quente com abacate e tomate
Um café da manhã igualmente saudável é preparado no forno. Amasse as frutas com um garfo e coloque-as no liquidificador. Corte o pão em fatias finas, espalhe manteiga e cubra com pasta de abacate. Corte o tomate em rodelas, coloque em sanduíches, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno. Este prato farto agradará pais e filhos.

Sanduíche de abacate e banana
Um café da manhã saudável com pão pode ser preparado em minutos. Fatias finas são cobertas com manteiga de amendoim ou pasta de amendoim e decoradas com fatias de banana. As crianças adoram esses sanduíches.
Salada de Salmão e Abacate
Este prato requintado, perfeito para uma mesa festiva, ostenta um sabor excepcional e surpreende pela combinação inteligente de ingredientes. Para uma porção desta salada, leve:
- 200 gramas de filé de salmão;
- arroz e queijo - meio copo cada;
- 1 abacate;
- suco de limão – 40 mililitros;
- verde.

A fruta madura é cortada em cubos. O endro picado é misturado com queijo macio, temperado com pimenta e sal. Coloque o arroz cozido em camadas em um prato com os pedaços de filé, o abacate e o molho, regue com o suco, decore com fatias de salmão e queijo ralado e leve à geladeira por 2 a 3 horas.
As folhas e sementes da planta podem ser usadas?
De sementes de abacate secas Eles fazem um pó e uma pasta com ele para combater a acne e reduzir a inflamação facial. Para restaurar o brilho e a saúde dos cabelos, aplique óleo de bardana com sementes de bardana.
Decocções do pó são usadas para tratar patologias intestinais, e tinturas são usadas para aliviar dores nas articulações e dores de cabeça.
As folhas desta árvore tropical contêm muita persina, uma substância perigosa para os seres humanos.










