- Características da planta
- Sua composição química
- Quais propriedades medicinais ela tem?
- Para que servem os caules e as folhas?
- Qual é a utilidade da raiz?
- Quem deve usar?
- Uso em receitas de medicina tradicional
- Suco de cardo-mariano
- Uso da decocção
- Para que serve a infusão?
- Tintura de cardo-mariano em álcool
- Produto de mel de cardo-mariano
- Usos culinários
- Para quem é contraindicado e pode causar danos?
O cardo-mariano é considerado uma erva daninha e esforços são feitos para erradicá-lo o mais rápido possível. No entanto, ele pode ser usado não apenas como ração para o gado, mas também como uma planta útil. Vamos explorar as propriedades benéficas do cardo-mariano, sua composição, os usos de suas folhas e raízes, o uso de seu suco, infusão, tintura e decocção na medicina popular e sua adequação para cozinhar. Também exploraremos as contraindicações e os potenciais danos.
Características da planta
O cardo-marinho é uma espécie anual ou perene pertencente à família Asteraceae. As plantas adultas atingem 0,25 a 1 m de altura. O caule ramificado e as folhas serrilhadas contêm uma seiva branca leitosa; flores amarelo-vivo florescem durante todo o verão, reunidas em cabeças. Cada planta de cardo-marinho pode produzir mais de 6.000 sementes; após a maturação, elas se espalham em todas as direções, garantindo a rápida disseminação da erva daninha. Suas raízes poderosas se estendem por mais de 2 m no solo, e as partes aéreas se regeneram facilmente após o corte.
Sua composição química
A planta tem pouco valor nutricional, mas é interessante como fonte de minerais e vitaminas. Contém alcaloides, responsáveis por suas propriedades medicinais, ácidos orgânicos, saponinas, óleos graxos, taninos, hormônios e uma pequena quantidade de borracha no suco.
Quais propriedades medicinais ela tem?
O cardo-leão não encontrou aplicação na medicina oficial, mas na medicina popular é usado para preparar remédios em diversas formas medicinais para a prevenção e tratamento de patologias de órgãos internos e da pele.
Para que servem os caules e as folhas?
Os caules e folhas do cardo-mariano são colhidos quando a planta começa a florescer. Após a floração, tornam-se ásperos. São secos em ambientes fechados, à sombra parcial e com ventilação constante. As folhas têm propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladoras, analgésicas, bactericidas, diuréticas e laxantes. Os remédios à base de cardo-mariano têm efeito tônico e regenerativo, reduzem a febre, o colesterol, o açúcar no sangue, têm efeito calmante nos músculos e no sistema nervoso, previnem tumores e eliminam parasitas.

As folhas e caules macios do cardo-leiteiro podem ser usados para patologias inflamatórias para reduzir febre e dor, para o tratamento de hepatite, queimaduras leves, feridas e doenças de pele.
Qual é a utilidade da raiz?
As raízes do cardo-mariano contêm substâncias bioativas e alcaloides concentrados. Uma tintura feita a partir das raízes é usada para tratar hipertensão, diabetes, inflamação renal, doenças do trato gastrointestinal e doenças hepáticas.
Quem deve usar?
Remédios com cardo-mariano podem ser tomados por pessoas saudáveis para prevenir doenças e por pessoas doentes para tratar doenças já existentes. Remédios populares podem ser usados como tratamento primário ou complementar aos medicamentos prescritos por um médico.

Uso em receitas de medicina tradicional
Suco fresco, decocção, infusão, tintura alcoólica e até mel são feitos de cardo-mariano. Esses produtos compartilham propriedades comuns, mas seus propósitos são diferentes.
Suco de cardo-mariano
O suco fresco das folhas é usado para tratar e curar problemas de pele, queimaduras e feridas, bem como para remover verrugas. Aplique o suco nas feridas várias vezes ao dia. Ele também atua como diurético e laxante; para isso, tome 1 colher de chá do suco com as refeições.
O suco é usado para envenenamento por toxinas vegetais e misturado à gema para tratar tumores de mama. Mulheres lactantes são aconselhadas a beber leite com suco de cardo-mariano (1 colher de chá) e açúcar.

Uso da decocção
Para 50 gramas de folhas secas, adicione 1 litro de água fervente e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Beba 1 colher de sopa durante as refeições para doenças do fígado e pulmões, problemas estomacais, nefrite e hepatite, distúrbios nervosos, resfriados, dores de cabeça ou simplesmente como tônico. Externamente, pode ser usado para feridas purulentas e erupções cutâneas, e como cataplasmas e compressas.
Para que serve a infusão?
Coloque 1 colher de sopa de folhas trituradas em infusão em 200 litros de água fervente por 0,5 hora. Beba 1 colher de sopa 5 vezes ao dia para tratar inflamações do estômago e do trato gastrointestinal, fígado e rins. Tome para aliviar dores de cabeça, fortalecer os vasos sanguíneos, aumentar a imunidade e normalizar a pressão arterial.
Uma infusão da planta é usada para enxaguar a boca se as gengivas estiverem sangrando, para doença periodontal ou para mau hálito; ela é colocada em uma bacia com água quente e usada para vaporizar os pés para reduzir a transpiração e curar fungos.
Para fortalecer o corpo, você pode fazer um chá simples com as folhas: despeje 1 colher de chá da erva em uma xícara de água fervente, deixe em infusão por 20 minutos e beba de manhã, antes do café da manhã. A bebida estimula a digestão. Se você preparar este chá com ervas sedativas e bebê-lo à noite, ele promoverá um sono mais profundo.

Tintura de cardo-mariano em álcool
Uma tintura é preparada a partir de pedaços de raiz e álcool. As matérias-primas são colocadas em um frasco e preenchidas com álcool na proporção de 1:1. A mistura é então deixada em local escuro por 3 semanas. Após coar, guarde na geladeira. Tome 2 gotas 3 vezes ao dia no primeiro dia e aumente a dosagem em 1 gota por dia para diabetes, tumores, tuberculose óssea e hepatite.
Produto de mel de cardo-mariano
As abelhas podem coletar mais de 110 kg de mel de um hectare de cardo-mariano. O mel fresco é amarelo-claro ou esverdeado, com um aroma sutil, enquanto o mel cristalizado tem uma tonalidade caramelo ou branca. O mel de cardo-mariano fortalece o sistema imunológico, normaliza a pressão arterial e a digestão e trata úlceras. É especialmente recomendado para idosos e pessoas que se recuperaram de doenças graves. Pessoas saudáveis podem consumir mel quase diariamente, mas em pequenas porções. Também é benéfico para uso externo; pode ser aplicado na pele para tratar erupções cutâneas até que desapareçam completamente.

Usos culinários
As folhas jovens são usadas para fazer sopas, saladas e sopa de repolho (podem ser usadas como substituto do repolho jovem ou da azedinha). Para remover o amargor presente nas folhas de qualquer idade, deixe-as de molho em uma solução salina fraca por meia hora antes de cozinhar. Para saladas, você pode adicionar ovos cozidos picados, fatias de pepino, rabanetes, cebolinhas, 0,5 colher de chá de mostarda, sal e óleo vegetal às folhas. Misture tudo e leve à geladeira por meia hora para a salada marinar.
Para quem é contraindicado e pode causar danos?
Mulheres grávidas e lactantes com alergias ou intolerâncias a qualquer um dos ingredientes da planta (especialmente alcaloides) devem evitar o consumo das folhas ou de seus preparados. Pessoas com problemas gastrointestinais, hepáticos ou esplênicos também devem evitar o consumo da planta.
Se você não considera o cardo-marinho apenas uma erva daninha nociva, pode encontrar usos para ele em casa. A planta possui propriedades benéficas e medicinais, podendo ser usada para prevenir e tratar doenças, fortalecer e restaurar o corpo. Na primavera, o cardo-marinho pode ser usado para fazer deliciosas saladas, pratos principais e chás, e o mel pode ser consumido o ano todo.











