Nativo da Ásia, o gengibre está cada vez mais presente na dieta alimentar. É usado como medicamento, imunomodulador, tempero e simplesmente para melhorar o apetite e o paladar. Esta planta única é cultivada em praticamente todos os países, e há agricultores que a cultivam na Rússia. Algumas donas de casa aprenderam a cultivar esta raiz milagrosa no parapeito da janela sem conhecer todas as nuances de sua origem e condições de cultivo. Uma compreensão completa desta flor só pode ser alcançada aprendendo sua história e onde ela cresce.
Descrição da planta
O gengibre, ou raiz-de-chifre, recebe esse nome devido aos estolões de formato incomum que se formam ao redor de uma raiz central. É uma planta herbácea perene.
Sua estrutura é muito interessante e merece atenção especial:
- A raiz principal da flor tem uma estrutura fibrosa. O que é confundido com a raiz e transformado em chá é, na verdade, um broto modificado, um rizoma espessado localizado ao redor da raiz principal.
- Brotos verdes se estendem da porção subterrânea espessada, terminando acima do solo na parte vegetativa, a folhagem. Esse espessamento tem uma estrutura um tanto segmentada, com brotos acima do solo se estendendo de cada segmento.
- A parte do caule é ereta e oca na seção transversal.
- As folhas são longas, estreitas e têm margens inteiras. São pontiagudas em uma das extremidades e têm formato de coração onde se fixam ao pecíolo.
- As flores de gengibre são muito interessantes. Elas nascem em caules curtos e grossos. A espessura do caule é necessária para sustentar o robusto pedúnculo floral. A gama de cores das inflorescências varia dependendo da variedade.
- No lugar dos pecíolos florais, os frutos são formados em forma de cápsula trivalvar.
Apenas o rizoma engrossado é utilizado para consumo. Ele é valorizado por sua rica composição química, que proporciona benefícios curativos ao corpo humano.

Tipos
Os humanos há muito se acostumaram a domesticar não apenas animais, mas também diversas plantas. Isso se deve a muitos anos de observação. Algumas são apreciadas por sua beleza, outras por seus benefícios à saúde. O gengibre também está nesta lista. Como era antes da domesticação e como se tornou desde que conviveu com os humanos?
Selvagem
De acordo com os ensinamentos chineses e tibetanos, "o habitat natural do gengibre selvagem é onde o poder da planta é formado a partir da perspectiva de seu espírito". Isso se aplica ao Himalaia, Tibete, Etiópia, Birmânia e Tailândia. Muitos monges que o reverenciavam e até mesmo o adoravam acreditam que seu rizoma é dado à planta para respiração, produção de energia e infusão de força.

Por muito tempo, os asiáticos trataram o gengibre como um ser vivo. Usavam suas raízes para adivinhação. Examinando suas formas bizarras, comparavam-nas a certas circunstâncias. O gengibre selvagem prospera em calor e umidade, portanto, esses fatores devem ser levados em consideração ao cultivar a planta.
Para amadurecer completamente, a planta precisa de condições naturais. Cultivá-la em ambientes fechados não produzirá raízes úteis. Seu propósito será decorar o interior.
Cultivado
O gengibre foi domesticado pela primeira vez nas regiões do norte da Índia. Foi introduzido na Rússia durante o período da Rus' de Kiev. A partir de então, passou a ser usado na culinária e na medicina popular. No pós-guerra, a popularidade do gengibre declinou drasticamente, devido à devastação no país. Foi somente recentemente, na década de 1970, que o fornecimento de diversos produtos à base de gengibre recuperou seu ímpeto.

Hoje em dia, as lojas oferecem todo tipo de obras-primas culinárias com gengibre, chás, pós e muito mais. Se você tiver uma raiz em casa, poderá observar os brotos surgindo. Muitos jardineiros notaram isso e começaram a tentar cultivá-la em casa.
Atualmente, diversas fazendas nas regiões de Nizhny Novgorod e Kharkiv cultivam gengibre em estufas. Os resultados são muito bons. Embora a raiz não esteja sendo produzida em escala industrial, é provável que isso aconteça em breve.
Consequências de condições climáticas inadequadas
O gengibre selvagem é nativo de países tropicais com clima acentuadamente continental. As condições de crescimento da planta são umidade alta e constante, combinada com calor e luz constantes. Na Rússia, em qualquer lugar, cultivar a raiz em campo aberto é simplesmente impossível.

Reprodução
Na natureza, a planta se reproduz por meio de sementes. Além disso, o rizoma produz continuamente novos segmentos, cada um produzindo um broto distinto. Em casa, o gengibre é cultivado exclusivamente a partir de raízes compradas em lojas.
A principal condição na escolha de um produto para plantio deve ser o frescor e a presença de saliências em forma de rim, das quais surgirão brotos posteriormente.
Se houver pelo menos uma parte seca na raiz, a planta não crescerá. Se plantadas no solo, essas mudas apodrecerão rapidamente.
Histórico de distribuição
As raízes de gengibre eram originalmente usadas como meio de pagamento pelos comerciantes fenícios. Depois que decidiram provar a raiz, ela se tornou uma especiaria perfumada. Seu preço disparou. Agora, os mesmos comerciantes começaram a vendê-la por todo o Mediterrâneo, levando a fama desta maravilha do gengibre ao Egito.

Estudiosos romanos começaram a estudar ativamente as propriedades da raiz. Posteriormente, ela se tornou ingrediente em muitos remédios populares. Médicos romanos a utilizavam para tratar problemas oculares e excessos alimentares (inchaço).
A expansão da raiz a levou para a África. Lá, tornou-se popular não apenas entre curandeiros, mas também entre especialistas culinários. Os africanos aprenderam a usar o gengibre para dores de garganta e outras condições inflamatórias do trato respiratório superior.
O próximo passo na jornada da raiz de gengibre foi seu aparecimento nos mercados chineses. Durante esse período, lendas e tratados começaram a ser escritos sobre a planta. Cientistas chineses estudaram ainda mais seus efeitos curativos em humanos e identificaram uma série de propriedades benéficas:
- Um antisséptico natural, pode combater a microflora patogênica durante doenças virais e gripes.
- A raiz promove a melhoria da saúde e atua como antioxidante.
- Aumenta a imunidade.
E isso é apenas parte da importância do gengibre. E seus estudos não param por aí. Hoje, essa raiz misteriosa está presente em praticamente todos os medicamentos tradicionais.

Habitat
Plantações de gengibre podem ser encontradas na China, Austrália, Índia e Indonésia, em países africanos e nas ilhas de Barbados e Jamaica. Ele tem sido cultivado ativamente nas Américas desde o século XVI. De modo geral, o gengibre cresce onde as condições de cultivo são favoráveis.
Como é cultivado em sua terra natal
A planta raramente é encontrada na natureza nos trópicos. O gengibre é visto principalmente nos campos cultivados por agricultores. Técnicas agrícolas especiais foram desenvolvidas para o cultivo em climas mais quentes. Essas técnicas incluem irrigação regular das raízes e superfícies, fertilizantes específicos e um sistema abrangente de desbaste e capina. Todas as técnicas agrícolas são mecanizadas.

Produtores asiáticos construíram um negócio inteiro com turistas que vêm ver o cultivo do gengibre. Eles têm a oportunidade de provar o produto orgânico, levar para casa uma raiz ou até mesmo uma planta enraizada. Alguns estudam a teoria do cultivo para experimentá-lo em seus próprios países.
É possível cultivá-la aqui?
Muitas pessoas estão tentando cultivar gengibre ultimamente, e ele dá bastante frutos. A planta cresce, mas é impossível obter uma raiz comercializável.
Em vasos de flores
Os moradores do verão plantam a flor em vasos, colocando-os nos peitoris das janelas:
- Para isso, uma parte da raiz é colocada em um saco plástico para germinação.
- Depois que os brotos começam a brotar, a planta é colocada em um vaso.
- A raiz é plantada em qualquer solo fértil, aprofundando-o em 4 cm.
- Cubra a parte superior com filme plástico furado.

Quando os brotos aparecem no solo, a película é removida e o gengibre é cuidado como outras plantas domésticas.
Importante! Evite colocar o vaso sob luz solar direta; ele prefere sombra parcial.
O plantio começa em fevereiro, quando chega o verão quente. O vaso de gengibre pode ser colocado no jardim, debaixo de uma árvore. E quando o frio do outono chegar, leve-o para dentro de casa e desenterre a planta resultante.
Estufas aquecidas
Com o início da temporada de estufas, a planta é transplantada para uma estufa aquecida. Isso deve ser feito no início da primavera. As condições de calor permitem uma estação de crescimento mais longa até que todos os brotos emerjam e sequem completamente. Instalar dispositivos na estufa para manter a umidade constante é essencial para o crescimento. Cultivar gengibre nessas estufas é caro.

Método combinado
O método combinado envolve inicialmente o plantio e o cultivo de gengibre em ambientes fechados e, com o início da temporada de estufas sem aquecimento, a planta é colocada sob cobertura e cultivada até o final do outono.
Propriedades benéficas
Os benefícios do gengibre são divididos figurativamente para as mulheres e homens.
Para mulheres
Graças ao seu rico conteúdo em micro e macronutrientes, além de vitaminas, o gengibre ajuda a melhorar a condição do cabelo, da pele e dos dentes. A vitamina C natural torna a pele firme e branca, reduz linhas finas e rugas e previne a formação de novas.

Para melhorar a pele das mãos e fortalecer as unhas, experimente banhos de gengibre. A raiz é valorizada por seu baixo teor calórico, tornando-a adequada para qualquer dieta. Pode converter gordura em massa muscular.
E mais um ponto importante: o gengibre é considerado um afrodisíaco natural há muito tempo. Adicionar uma pitada de gengibre em pó à comida aumenta a libido.
Para homens
Os benefícios do gengibre para idosos não são novidade. Consumi-lo pode reduzir o risco de derrames e ataques cardíacos, fortalecendo o músculo cardíaco. Potássio e magnésio reduzem a pressão arterial. Além disso, a raiz de gengibre é considerada o "núcleo" masculino, o que significa que, quando consumida, pode causar certa excitação nos homens. Percebendo isso, eles começam a consumi-la regularmente. Os benefícios da raiz ainda estão sendo estudados. No entanto, a maioria das pessoas a consome durante a temporada de gripes e resfriados.
Agora todo mundo sabe onde essa planta perene cresce. É mais comum em cultivo do que na natureza. Mas mesmo que você consiga cultivá-la em casa, é improvável que encontre o produto em larga escala que vê nas prateleiras das lojas. Somente graças aos agricultores estrangeiros é que todos os países sem as condições necessárias para seu cultivo passaram a ter acesso ao gengibre.











