Bebidas e pratos orientais ganham um sabor único com o uso de especiarias e temperos únicos, incluindo a aparentemente discreta raiz de gengibre. Você pode usar gengibre em pó, disponível em qualquer supermercado, mas seu sabor e aroma são significativamente diferentes do gengibre fresco.
Usar a raiz inteira de uma só vez é impossível, pois apenas uma pequena porção é necessária para criar obras-primas culinárias. Isso levanta a questão de como armazenar o gengibre adequadamente em casa para que possa ser reutilizado. Existem vários métodos comprovados para esse fim. A vida útil dos rizomas de gengibre depende inteiramente do método de armazenamento escolhido e da qualidade do produto.
Métodos para armazenar raiz fresca
Somente gengibre fresco, livre de defeitos visíveis e sinais óbvios de deterioração, deve ser armazenado. Ele pode ser armazenado junto com outros vegetais em conserva em uma adega com baixa umidade, com temperatura entre 0 e +4 °C. C. Embrulhe em papel-alumínio ou papel-manteiga para proteger da luz e guarde em local fresco. Recomenda-se armazenar o gengibre fresco nessas condições por até seis meses.
A cada 14 dias, os suprimentos são reorganizados e inspecionados para verificar se há mofo ou podridão.
O gengibre também pode ser armazenado na geladeira. Para isso, embrulhe a raiz em um saco de celulose e coloque-o na gaveta de vegetais. Assim, ele manterá suas propriedades por pelo menos uma semana.

Para maximizar a vida útil, você deve:
- selecione as raízes mais frescas, com casca, que não apresentem sinais de deterioração ou danos significativos;
- limpe cuidadosamente a raiz vegetal com um guardanapo de papel grosso ou toalha;
- embrulhe cada raiz separadamente em um guardanapo comum;
- Coloque os vegetais de raiz, embrulhados em guardanapos comuns, em sacos de celofane com fechos especiais, retirando previamente o ar;
- A raiz deve ser guardada em uma gaveta de vegetais.
A raiz descascada deve ser cortada em pequenos pedaços e colocada em um recipiente de vidro ou cerâmica. Em seguida, adicione vodca, água fervida fria ou vinho forte e guarde em local fresco. Os rizomas de gengibre podem ser armazenados em água por até 30 dias, e em vodca e vinho, pelo dobro do tempo.

Congelar ou não congelar
Recomenda-se armazenar o gengibre na geladeira apenas por curtos períodos. O congelamento pode estender sua vida útil, embora não seja uma boa opção para conservar. Para manter o gengibre fresco, você precisará de:
- raspe a pele do rizoma com uma faca afiada;
- corte a raiz em fatias finas, tiras ou rale em um ralador grosso;
- coloque o produto preparado em recipientes ou sacos especiais para congelamento de pequenos volumes;
- coloque no congelador.
Este tipo de alimento congelado não precisa ser descongelado nem mesmo antes de ser usado para fins culinários, de confeitaria ou de bebidas. A vida útil é de até um ano, o sabor é completamente preservado, mas todos os componentes benéficos evaporam. É por isso que as donas de casa preferem reservar algum espaço livre na geladeira e não congelar o rizoma de gengibre.
Nós processamos e armazenamos
Nem sempre é possível armazenar gengibre fresco em casa; às vezes, ele precisa ser processado rapidamente. A melhor maneira de conservar o gengibre é por meio de um dos seguintes métodos:
- decapagem;
- preparação de infusão alcoólica;
- tintura de álcool;
- preparando uma decocção.
Para fazer a mistura em conserva, descasque 350 g de raiz de gengibre, corte-a em rodelas finas e coloque-a em um recipiente de vidro. A marinada é preparada com os seguintes ingredientes:
- 6 colheres de sopa de açúcar;
- 4 colheres de chá de sal;
- 0,5 colher de sopa de vinagre de arroz.

Ferva a marinada, despeje sobre o vegetal de raiz preparado e tampe. Guarde na geladeira por cerca de três meses.
Uma tintura alcoólica é preparada a partir de rizomas com casca (40 g), que são triturados e colocados em um recipiente de vidro escuro. Adicionam-se 250 ml de álcool puro com pelo menos 70% de concentração. Essa mistura é deixada em infusão por algumas semanas, após o que é usada para tratar doenças, diluída em água destilada na proporção de 1:4.

Rizomas inteiros de gengibre descascados são infundidos em qualquer bebida alcoólica forte (como xerez, vodca ou rum). É necessário um recipiente de vidro ou cerâmica. A infusão pode ser armazenada em uma adega, despensa ou porão por muito tempo. Pode ser usada tanto na culinária quanto na panificação.
A decocção tem a menor validade — apenas algumas horas. É preparada imediatamente antes do uso. Corte um pedaço de raiz de gengibre de 5 cm de comprimento em pedaços pequenos, adicione um copo de água limpa e cozinhe em banho-maria por quinze minutos, mantendo a tampa fechada. Basta retirar a decocção do fogo e deixar esfriar.
Armazenamento a seco
Se você tiver uma grande quantidade de porta-enxertos, é uma boa ideia preparar gengibre seco a partir deles. Como o gengibre seco não é aquecido nem congelado, ele retém todas as suas propriedades benéficas. Geladeiras e freezers costumam ter pouco espaço, então armazenar gengibre seco economiza espaço.
Você só precisa realizar as seguintes operações:
- lave a raiz para remover a sujeira e qualquer placa que tenha se formado;
- Usando uma faca afiada, raspe cuidadosamente a pele;
- corte o gengibre em rodelas ou tiras finas (tente deixá-las transparentes);
- forre uma assadeira e espalhe a raiz picada em 1 camada;
- coloque no forno para secar por 60 minutos, pré-aquecendo a 50 COM;
- retire a folha e vire todos os pedaços para o lado oposto;
- Leve ao forno por mais 60 minutos.

Pode gengibre seco e naturalmente. Para isso, as fatias são dispostas sobre uma superfície plana e deixadas por vários dias em um local escuro e bem ventilado. Esta preparação quebra facilmente e pode ser armazenada inteira ou moída até virar pó.
O tempo de armazenamento do gengibre depende diretamente do local escolhido. Ele mantém suas propriedades por até seis meses em um recipiente de vidro ou cerâmica hermeticamente fechado, em condições domésticas normais, enquanto sua vida útil na geladeira aumenta para dois anos.
Como aditivo para sobremesas e bebidas
O gengibre é usado como aditivo em sobremesas, picando-se finamente o rizoma e adicionando-se mel. Uma alternativa para quem não come doces é adicionar suco de limão. Após o preparo dessa interessante combinação, ele é adicionado não apenas a sobremesas, mas também a molhos de inverno para pratos de carne e bebidas. Este gengibre deve ser armazenado por no máximo 14 dias e mantido na geladeira.
Para fortalecer as defesas do corpo no inverno e durante o período de transição, a raiz é preparada usando o seguinte método:
- 120 g de rizoma descascado devem ser ralados em um ralador fino;
- Descasque 4 limões médios e corte-os em cubos pequenos;
- misture tudo em uma tigela e triture com um liquidificador;
- Despeje em um recipiente de vidro ou cerâmica e misture com 250 g de mel.
Esta preparação é armazenada exclusivamente na geladeira.

Armazenamento no solo
As raízes de gengibre com casca são bem armazenadas em uma mistura de solo nutritiva, para cuja preparação você precisará de:
- húmus;
- turfa;
- areia grossa de rio.
Todos os ingredientes são tomados em proporções iguais. As raízes de gengibre são colocadas em uma caixa ou vaso preparado, coberto com terra para vasos e armazenado em um porão ou despensa. A raiz de gengibre preparada deve ser armazenada em local fresco e escuro. Armazenada em um local claro e quente, a raiz brotará e produzirá uma boa colheita de ervas, que também são recomendadas para uso em saladas e chás.

Fazendo frutas cristalizadas
A raiz de gengibre picada é usada para fazer uma iguaria muito apreciada: o gengibre cristalizado. O processo de preparo é o seguinte:
- 250 g de raiz, descascada e cortada em pedaços pequenos;
- despeje o gengibre em um recipiente adequado, adicione 0,5 litro de água limpa e cozinhe em fogo baixo por 60 minutos;
- cozinhe a calda com meio copo de água e 220 g de açúcar granulado;
- descarte o vegetal de raiz cozido em uma peneira ou escorredor e espere até que escorra bem;
- despeje os pedaços na calda e deixe cozinhar por mais 60 minutos até ficarem transparentes;
- estenda uma assadeira e espalhe o gengibre cozido em 1 camada;
- seque as frutas cristalizadas em forno pré-aquecido a 40 Do forno;
- a assadeira é removida e cada fatia é virada para o outro lado;
- coloque no forno por mais um pouco de tempo;
- retire e passe no açúcar granulado ou no açúcar de confeiteiro.
Frutas cristalizadas preparadas de acordo com esta receita podem ser armazenadas em um recipiente de cerâmica ou vidro bem fechado na geladeira por até um mês. Foi comprovado que aliviam náuseas e são usadas para prevenir enjoos.

A compra certa é metade da batalha
O gengibre vendido em supermercados tem a aparência de um rizoma denso com casca fina. Sua cor pode ser quase preta ou esbranquiçada. Isso não determina o frescor da raiz, mas reflete seu método de pré-processamento. Descascar mecanicamente e enxaguar em água limpa preserva a cor escura natural do gengibre. Quando tratada com soluções contendo cloro, a raiz adquire uma coloração esbranquiçada.
O produto adquirido deve ser de alta qualidade e fresco. Isso afeta a capacidade de retenção do sabor, aroma e componentes benéficos originais. Quanto mais fresco o gengibre, maior sua validade em casa.
Sua qualidade é determinada pelos seguintes parâmetros:
- O rizoma do gengibre tem uma textura densa;
- o gengibre é bem pesado;
- sem podridão, placa ou mofo;
- a pele é fina e lisa;
- a raiz não apresenta danos visíveis, a cor é uniforme;
- o rizoma é de forma regular, liso e seco;
- A polpa suculenta e densa é de cor amarelo-esverdeada ou amarelo-escura.
Pense em como armazenar o gengibre comprado e em quão fresco ele está enquanto ainda estiver no supermercado. Caso contrário, você ficará decepcionado não só com o sabor, mas também com a sua validade.

Possibilidades de uso
A maneira como você armazena o gengibre em casa determina como você o utiliza. Aqui estão algumas maneiras comuns de usar conservas de gengibre:
- raízes secas e frescas são usadas como temperos para pratos de carne e peixe;
- a raiz vegetal moída até virar pó se torna um ingrediente em confeitaria;
- rizoma ralado congelado ou fresco é adicionado a bebidas alcoólicas ou não alcoólicas;

- pedaços secos ou marinados serão úteis na preparação de molhos ou marinadas;
- O gengibre seco triturado é usado para preparar misturas de temperos e especiarias;
- preparações em conserva são usadas para fazer saladas;
- Fatias finas de raiz de gengibre, preparadas como frutas cristalizadas, aumentam o apetite, aliviam náuseas e melhoram a digestão.
Graças à sua abundância de componentes benéficos, o rizoma do gengibre também tem sido usado na medicina popular. Ajuda a fortalecer as defesas do corpo durante a entressafra, normaliza os níveis hormonais, estabiliza a saúde mental e melhora o metabolismo. O gengibre também é eficaz no combate ao câncer.











