- Contraindicações
- Mulheres grávidas e lactantes
- Perturbações na habitação e nos serviços comunitários
- Doença do cálculo biliar
- Para alergias a especiarias
- Propriedades úteis e valor nutricional da raiz
- Princípio de funcionamento
- Supressão do apetite
- Reduz a síntese de cortisona
- Tem efeito termogênico
- Melhora o processo de digestão
- Dieta do Gengibre
- Receitas
- Com limão
- Com limão e mel
- Com hortelã
- Com pepino
- Com alho
- Com kefir
- Com cúrcuma e canela
- Com pimentão vermelho
- Coquetel de vegetais com gengibre
- Smoothie com gengibre, pepino e kefir
- Com cardamomo e hortelã
- Com mirtilos
- Sorvete de gengibre
- Como preparar chá corretamente
- Como usar para beber
- Raiz de gengibre em conserva
- Como cozinhar em casa
- Como usar
- Como tomar gengibre em pó
- O método mais eficaz
- Avaliações
- Positivo
- Neutro
- Negativo
Esta planta tropical há muito tempo não é encontrada na natureza, nem mesmo na Melanésia, sua terra natal. O gengibre é cultivado em vários continentes, especialmente no sul da Ásia. Sua raiz, que lembra um chifre retorcido, é facilmente encontrada. Desde os tempos antigos, esta planta tropical tem sido usada não apenas como tempero, mas também como medicamento. O gengibre, quando usado para perda de peso, promove a perda de peso e limpa o corpo de toxinas e resíduos.
Contraindicações
Embora a raiz da planta tropical produza um efeito tônico, tenha propriedades antioxidantes, reduza a inflamação e seja útil para a maioria das pessoas, ela pode causar danos.
Mulheres grávidas e lactantes
O gengibre ajuda as mulheres a lidar com os enjoos matinais e previne vômitos. No entanto, a partir do terceiro trimestre, a raiz da planta pode aumentar a pressão arterial, o que é bastante perigoso durante a gravidez. Mães que amamentam devem evitar chá de gengibre ou gengibre em pó, pois podem ser prejudiciais ao bebê. O bebê ficará insone, nervoso e excessivamente agitado.
Perturbações na habitação e nos serviços comunitários
A raiz de gengibre não deve ser consumida por pessoas com úlceras gastrointestinais ou gastrite. O produto picante irrita as membranas mucosas, aumentando a formação de erosões. Pessoas com tumores intestinais devem evitar este remédio herbal, pois o gengibre acelera seu crescimento.

Doença do cálculo biliar
A raiz desta planta tropical é prejudicial para pessoas com cirrose, hepatite e outros problemas hepáticos. Beber bebidas e infusões feitas com a planta é contraindicado para pessoas com nefrolitíase ou cálculos biliares. O gengibre estimula a movimentação de cálculos, que podem se alojar nos ductos da vesícula biliar e exigir remoção cirúrgica.
Para alergias a especiarias
Se você é hipersensível aos componentes desta planta tropical, não deve usar esta especiaria, pois ela pode causar irritação na pele, erupções cutâneas e falta de ar.
A raiz é contraindicada:
- em alta temperatura;
- para hemorroidas;
- para hipertensão;

O gengibre não deve ser usado durante a gripe, especialmente quando os vasos sanguíneos são afetados. Pode aumentar a irritação durante crises dermatológicas.
Propriedades úteis e valor nutricional da raiz
Esta especiaria tropical fortalece o sistema imunológico e é recomendada para prevenir resfriados que assolam a primavera e o outono. Ao beber chá da raiz:
- A pessoa se aquece bem.
- O nariz escorrendo desaparece.
- A tosse diminui.
A parte subterrânea desta planta tropical combate vermes e atenua os efeitos do veneno em casos de intoxicação. A raiz é composta por 80% de água, 2 gramas de fibra alimentar, quase a mesma quantidade de proteína e cerca de 16 gramas de carboidratos.

O gengibre contém micro e macroelementos na forma de:
- zinco e fósforo;
- manganês e cálcio;
- selênio e ferro.
O rizoma é rico em ácido ascórbico e contém todas as vitaminas do complexo B. Ao consumir o produto vegetal:
- A circulação sanguínea melhora.
- A pele fica rejuvenescida.
- Reduz dores nas articulações.
- A inflamação na boca e na garganta desaparece.
A raiz é usada na prevenção do câncer e no tratamento da infertilidade. Banhos com a planta aliviam a fadiga e restauram a energia.

Princípio de funcionamento
O tempero melhora a digestão, estimula a produção de suco gástrico e aumenta o metabolismo.
Supressão do apetite
A raiz de gengibre não só acelera o metabolismo como também tem um efeito calmante, prevenindo a compulsão alimentar. O tempero promove uma sensação de saciedade e suprime o apetite.
Reduz a síntese de cortisona
Altos níveis desse hormônio, produzido nas glândulas suprarrenais e envolvido em processos metabólicos, podem prejudicar a função da tireoide, levando à obesidade e níveis altos ou baixos de açúcar no sangue. O consumo de gengibre retarda a síntese de cortisona, reduzindo os níveis desse hormônio.

Tem efeito termogênico
A raiz da planta tropical não só reduz o apetite e causa sensação de saciedade, como também estimula a quebra de gorduras e converte carboidratos em energia.
Melhora o processo de digestão
Comer esta raiz picante acelera a secreção biliar. Os óleos aromáticos que ela contém reduzem a flatulência e ativam as enzimas responsáveis pela digestão.
Dieta do Gengibre
Em pequenas doses, a raiz aumenta o fluxo sanguíneo, estimula o metabolismo e digere os alimentos mais rapidamente, levando à perda de peso. Ao seguir uma dieta, você deve beber pelo menos um litro de chá de gengibre por dia, além de:
- Reduza o tamanho das porções.
- É essencial tomar café da manhã.
- Jante 3 horas antes de dormir, ou no máximo 2 horas antes de dormir.
- Beba bastante líquido.
- Evite lanches e não coma comida seca.
Para perder peso, não basta apenas consumir esta especiaria. É preciso evitar doces e assados, alimentos defumados e fast foods, batatas fritas, alimentos gordurosos e cacau, enlatados e marinadas.
Receitas
Para evitar sentir fome durante a dieta, adicione gengibre às saladas e sopas e coma carne e peixe.
Com limão
Existem muitas receitas que usam esta especiaria, mas a maneira mais fácil e rápida de prepará-la é com chá, que mata a sede no calor. Lave um limão médio, corte-o em fatias e despeje-o em um bule. Descasque a raiz, rale-a e adicione-a ao bule. Despeje um litro de água fervente sobre ela, tampe e deixe em infusão por uma hora. Aprecie a bebida quente ou fria.

Com limão e mel
Rale o gengibre e coloque-o em uma garrafa térmica. Lave a fruta cítrica em água corrente, pique-a em pedaços ou rodelas, adicione-a à raiz junto com o mel e, em seguida, adicione água fervente. Os benefícios desta bebida são difíceis de superestimar; ela não só melhora a digestão, como também satura o corpo com vitaminas.
Com hortelã
Para fazer o chá, você precisará de 100 gramas de ervas aromáticas frescas e 20 gramas de gengibre. Despeje 10 xícaras de água fervente sobre todos os ingredientes, coe após uma hora e adicione 100 ml de suco cítrico para realçar o sabor. Beba o chá antes das refeições.
Com pepino
Descasque a raiz de gengibre e pique-a em pedaços pequenos. Lave o limão e corte-o em rodelas. Rale o pepino fresco. Coloque todos os ingredientes em um bule e adicione água fervente. Esta bebida é apreciada fria no verão e, no inverno, é aquecida e servida com canela.

Com alho
Para perder não 2 ou 3 quilos, mas pelo menos 8, pique finamente 20 gramas de raiz branca. Separe e descasque os dentes de uma cabeça grande de alho e pique-os também. Coloque os temperos em um bule e despeje 4 xícaras de água fervente sobre eles. Beba o chá várias vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.
Com kefir
Para promover a perda de peso, o gengibre é combinado com leite fermentado, o que tem um efeito positivo na microflora intestinal e acelera a digestão. Para preparar a bebida, misture ½ colher de chá de gengibre em pó e um copo de kefir com baixo teor de gordura.

Com cúrcuma e canela
Para perder quilos extras mais rápido, combine não apenas um tempero, mas vários. Para fazer uma infusão saudável e deliciosa, use 1,5 colher de chá de cúrcuma, 3 gramas de gengibre em pó e 3 gramas de canela. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e despeje 4 xícaras de água fervente sobre eles. Após 20 minutos, adicione mel.
Com pimentão vermelho
Uma bebida feita de kefir, gengibre em pó e uma pitada de pimenta, que melhora a digestão, acelera o processo digestivo e estimula a quebra de gordura. A pimenta vermelha deve ser usada com moderação para evitar queimaduras nas mucosas.

Coquetel de vegetais com gengibre
É fácil preparar em casa pratos saudáveis e deliciosos que promovem a perda de peso, consumidos antes do almoço e do jantar. O gengibre deve ser triturado ou uma colher de chá de gengibre em pó deve ser usada. O pepino fresco deve ser fatiado e o suco de limão deve ser espremido. Coloque todos os ingredientes em uma jarra de 2 litros e complete com água pura. Deixe o coquetel em infusão por cerca de 8 horas e beba ao longo do dia.
Smoothie com gengibre, pepino e kefir
Bebidas lácteas e vegetais com baixo teor de gordura são muito baixas em calorias, o que as torna ideais para perda de peso e limpeza do intestino e do corpo de toxinas. Para fazer um smoothie, deixe 100 gramas de folhas de alface de molho em água por alguns minutos, seque, separe em pedaços pequenos e coloque no liquidificador.

Um maço de endro é picado e misturado com sal marinho. Um pepino fresco é cortado em cubos. O suco é espremido de ½ limão. O gengibre é descascado e ralado. Todos os ingredientes são adicionados às folhas da salada no liquidificador, despejados com um copo de kefir desnatado e batidos até obter um creme.
Com cardamomo e hortelã
Para preparar um tônico e bebida para emagrecer, pegue uma tira de gengibre. Esprema 50 ml de suco de limão e ½ xícara de suco de laranja. Pique as folhas de hortelã, misture com o rizoma e uma pitada de cardamomo, coloque em um recipiente e adicione água fervente. Após 30 minutos, coe a mistura e adicione o suco.
Com mirtilos
Uma deliciosa bebida para emagrecer feita com frutas silvestres. Para preparar, você precisará de:
- raiz - 2 cm;
- limão - uma fatia;
- água - um litro;
- mel - 1 ou 2 colheres.
- mirtilos - 1,5 xícaras.

As frutas vermelhas são limpas de resíduos e folhas, lavadas, passadas por uma peneira e colocadas em uma panela. Adicione gengibre picado, uma rodela de limão e água fervente. Cozinhe a mistura em fogo baixo por cerca de 5 minutos, coe e saboreie com mel.
Sorvete de gengibre
A raiz de uma planta tropical e o leite produzem uma sobremesa que não é para ser apreciada todos os dias, mas não há problema em se deliciar um pouco de vez em quando. Para fazer o sorvete, você precisará de:
- gengibre em pó - 1 colher de chá;
- raiz - 3 cm;
- açúcar - 150 g;
- creme - um copo;
- gemas - 3 ou 4 unidades;
- leite - 0,5 l.
Misture todos os ingredientes, exceto os ovos, e leve ao fogo. Esprema o suco da raiz e adicione à mistura ligeiramente resfriada. Bata os ovos com o açúcar e despeje na mistura, aquecendo, mas sem deixar ferver. Assim que a sobremesa engrossar, leve-a ao congelador por 3 a 4 horas.

Como preparar chá corretamente
Para preservar as propriedades curativas do gengibre, é importante manter as proporções corretas dos ingredientes. A receita clássica pede para triturar a raiz, adicionar um litro de água e cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, coando a mistura.
Como usar para beber
Para perder alguns quilos, adicione uma colher de chá de suco de rizoma à água e beba pela manhã. O gengibre pode ser mergulhado em água fervente e bebido em infusão.Este vegetal de raiz tropical é benéfico e eficaz quando combinado com chá preto, de ervas e verde.
Raiz de gengibre em conserva
Nos países orientais e agora ocidentais, os vegetais enlatados começaram a ser substituídos por outro produto que combina bem com muitos pratos. O gengibre em conserva, assim como o gengibre fresco, é usado em dietas.

Como cozinhar em casa
O tubérculo é vendido em supermercados em pó e em potes. Você pode prepará-lo como aperitivo para sushi ou refogado. Para prepará-lo, você precisará de:
- 10 g de sal;
- 20 ml de vinagre;
- uma colher de açúcar.
Descasque o gengibre fresco e pique finamente. Coloque-o em água fervente com sal por cerca de 5 minutos e escorra. Coloque as fatias de gengibre em água com açúcar e adicione vinagre. Cubra e leve à geladeira.
Como usar
O gengibre em conserva é servido não apenas com sushi, mas também com pratos de carne e aves, peixes e arroz. Nessa forma, essa raiz exótica melhora a digestão e previne o acúmulo de gordura.

Como tomar gengibre em pó
O pó, feito de uma planta tropical, é adicionado a produtos assados. Também é muito benéfico quando combinado com chá de limão ou menta, bebidas de kefir, canela ou cardamomo.
O método mais eficaz
O gengibre é geralmente infundido em uma garrafa térmica e bebido para saciar a fome. O chá feito com o rizoma e o alho é mais eficaz para a perda de peso. Independentemente da forma como esta erva exótica é consumida, a perda de peso é mais rápida quando combinada com uma dieta.
Avaliações
Muitas mulheres já tentaram perder quilos extras com a ajuda da raiz de uma planta tropical; algumas conseguiram, outras não.

Positivo
Svetlana, 26 anos, Stavropol: “Na maravilhosa propriedades do gengibre Eu não acreditava, mas seguindo o conselho de uma amiga, decidi tentar tomar chá com ela três vezes ao dia. Não fiz dieta, comi tudo como antes, não fui à academia, mas perdi 3 kg em duas semanas."
Neutro
Tatyana Petrovna, 38, de Kineshma: "Li muitas avaliações positivas sobre a rapidez com que as pessoas perdem peso com gengibre. Adicionei o pó às minhas refeições, comi a raiz com kefir e tomei chá, mas meu peso só caiu significativamente quando parei de jantar às 21h."
Negativo
Elena Stepanovna, 52, Vyborg: "O gengibre me ajudou a me livrar do meu nariz escorrendo e dos resfriados frequentes. Há dois meses, preparo chá de rizoma de gengibre em uma garrafa térmica e bebo com limão ou canela. Minha imunidade foi restaurada, mas não perdi um único quilo."











