A raiz de gengibre em pó é conhecida por seu aroma agradável e sabor inesquecível, tornando-se um ingrediente popular em muitos pratos. No entanto, esta planta não é usada apenas na culinária. Ela também é usada medicinalmente para tratar uma variedade de doenças. Antes de usar gengibre em pó, é importante entender suas contraindicações e benefícios.
Gengibre moído seco: propriedades
As propriedades benéficas do gengibre seco são conhecidas desde a antiguidade. Mesmo naquela época, a raiz da planta era usada para tratar uma variedade de doenças comuns. As seguintes propriedades benéficas são observadas:
- sudorífico;
- antioxidante;
- tônico;
- bactericida;
- absorvente.
A raiz moída da planta também possui propriedades antimicrobianas, permitindo seu uso no tratamento de doenças causadas por micróbios patogênicos. Decocções e tinturas de gengibre são frequentemente usadas para combater essas doenças.
A raiz de gengibre em pó é uma planta medicinal versátil e tem propriedades que ajudam a combater o mau hálito e até mesmo tumores cancerígenos malignos.
A eficácia dos remédios com gengibre depende da sua apresentação. Por exemplo, o pó é excelente para problemas digestivos, enquanto as decocções são eficazes para doenças hepáticas e renais.
Descrição
O gengibre seco em pó é uma especiaria bem conhecida, usada desde a Índia antiga. Mesmo naquela época, o gengibre em pó era amplamente utilizado na culinária para conferir um aroma agradável aos pratos e na medicina para aliviar os sintomas de doenças virais e microbianas. Os óleos contidos no gengibre em pó o tornaram um dos componentes mais comuns em medicamentos.

Naquela época, a raiz de gengibre ralada era até usada como moeda. Era muito cara, então apenas alguns gramas de pó davam para comprar muita coisa. Hoje, porém, é usada exclusivamente na medicina e na culinária.
Esta planta é classificada como uma erva perene. Suas folhas estreitas e alongadas lembram as de juncos. Durante a floração, pequenas flores aparecem na especiaria, que se tornam roxas com um tom amarelado. As flores se distinguem por seu aroma único, que pode ser detectado mesmo a uma distância de 2 a 3 metros.
No entanto, a planta não é valorizada por suas flores, mas por sua raiz. É a partir dela que temperos são preparados e posteriormente adicionados aos pratos.
Valor nutricional
Para entender o valor nutricional do gengibre em pó, você precisa se familiarizar com seus ingredientes. Isso também ajudará você a decidir a quantidade de gengibre em pó que precisa comprar.

Vitaminas
As raízes contêm vitaminas do complexo B, essenciais para o funcionamento normal dos vasos sanguíneos e do coração. Elas também melhoram as defesas do corpo, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, o gengibre em pó é rico em vitamina C, que combate eficazmente os sintomas de resfriados. É por isso que muitos médicos recomendam infusões e decocções de gengibre para pacientes com resfriado.
Minerais
A raiz contém ginerol e muitos outros minerais, tornando-a benéfica para o corpo humano. Contém muito zinco, fósforo e magnésio, responsáveis pela manutenção da densidade óssea e articular. Portanto, o consumo regular de pratos apimentados e infusões medicinais ajuda a fortalecer as articulações em idosos.

Alguns médicos enfatizam a presença de cineol nas raízes. Quais são os benefícios deste componente? Ele combate eficazmente a fadiga, a tontura e as enxaquecas persistentes. Este oligoelemento também pode aliviar os sintomas de depressão e melhorar o humor.
Usos do gengibre seco moído
O gengibre em pó tem diversos usos. O gengibre em pó é mais comumente usado em cosmetologia, culinária e medicina.
Na culinária
Antigamente, era muito apreciado por uma pitada, mas hoje tudo mudou, e raízes de gengibre raladas são ativamente usadas como tempero, em vez de moeda de troca. Para preparar o tempero para adicionar aos pratos, você precisa secar bem o gengibre e ralá-lo até virar pó. Combina bem com ervilhas, queijo ralado e pratos com grãos. Também pode ser usado para fazer deliciosos biscoitos de gengibre.

Na medicina popular
Não é segredo que as raízes da planta são benéficas para a saúde e são frequentemente utilizadas na medicina popular. O pó moído pode ser usado para fazer:
- Um remédio para emagrecer. Para prepará-lo, misture raiz de gengibre ralada com cúrcuma na proporção de dez para um. A mistura resultante reduz o apetite e previne a compulsão alimentar.
- Remédio antidiarreico. A tintura de gengibre é o melhor remédio para problemas intestinais. Para preparar o remédio, adicione 40 gramas de pó a um litro de água quente, deixe em infusão por 35 minutos e beba diariamente antes das refeições.

Em cosmetologia
Quem usa gengibre apenas para cozinhar não sabe que ele pode ser usado para rejuvenescer a pele. Ele é usado para fazer:
- Uma máscara facial. Esta é a melhor maneira de hidratar a pele e reduzir rugas. Para prepará-la, misture o pó com mel na proporção de dois para um. Use a máscara preparada pelo menos duas vezes por semana.
- Máscara capilar. Adicione uma colher de sopa de mel a um recipiente com 20 gramas de pó. Misture os ingredientes até formar uma mistura homogênea e espessa. Em seguida, aplique no cabelo.

Contraindicações
O gengibre seco é o tempero mais comum, e seus benefícios e efeitos colaterais são do interesse de muitos. Antes de usar este tempero, é melhor se familiarizar com suas contraindicações. Pessoas com gastrite, febre alta, problemas cardíacos e gestantes devem usar o pó com cautela.
Se uma pessoa para quem um tempero é contraindicado o adicionar à comida, podem ocorrer efeitos colaterais, como vômitos, náuseas, indigestão e reações alérgicas, como erupções cutâneas.

Receitas para cozinhar pratos
Muitas donas de casa apreciam receitas que incorporam gengibre. Entre elas:
- Carne de porco ao molho de gengibre. Para preparar este prato delicioso, descasque o alho, pique o pimentão e pique os ingredientes. Em seguida, adicione os pedaços de carne de porco picados à panela. A carne é assada no forno por 40 minutos a 15 graus Celsius (59 graus Fahrenheit). Em seguida, polvilhe com gengibre em pó. Ao adicionar o tempero, tome cuidado para não exagerar.
- Curry. Unte uma frigideira com óleo vegetal. Aqueça e adicione 50 gramas de abobrinha picada. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, depois adicione o alho e a pimenta. Depois de meia hora, despeje a mistura em tigelas e polvilhe com os temperos.
Conclusão
O gengibre em pó é um tempero comum adicionado a uma variedade de pratos. Antes de usá-lo, é importante se familiarizar com as propriedades da raiz de gengibre ralada.











