Como secar corretamente a raiz de gengibre em casa usando um forno, desidratador elétrico ou fritadeira de ar

Popularidade o gengibre está associado a benefícios As propriedades da raiz também são benéficas. Além disso, o gengibre seco e em pó pode conferir sabor e aroma característicos a diversos pratos e bebidas. Nutricionistas recomendam incorporar o tempero à dieta para ajudar a perder quilos extras, enquanto terapeutas recomendam adicionar o pó às bebidas durante as temporadas de gripes e resfriados. Saber como secar o gengibre em casa pode ajudar, garantindo seus efeitos benéficos.

Por que você precisa secar a raiz de gengibre?

O gengibre é difícil de cultivar em jardins, então a raiz fresca pode ser comprada no mercado. Para uma melhor e mais longa vida útil, é importante secá-lo adequadamente. Não se preocupe em perder suas propriedades benéficas.

Quando secas, as raízes mantêm suas qualidades.

O pó é usado ativamente durante o processamento culinário, inclusive como tempero em:

  • saladas;
  • sopas, aperitivos de vegetais e cogumelos;
  • tortas e sorvetes;
  • marinadas e molhos.

raiz de gengibre

Além do seu sabor único, o gengibre seco confere um aroma refinado aos alimentos. No entanto, é importante usá-lo corretamente, adicionando-o a pratos de carne e sopas 15 minutos antes do final do cozimento e aos molhos, depois de retirados do fogo. Não polvilhe o gengibre em pó às colheradas; use apenas 1 colher de chá por quilo de carne, por exemplo. Para bebidas, adicione uma pitada do tempero na ponta de uma faca.

A raiz seca, pré-triturada, é misturada com outras especiarias. Sementes de mostarda são adequadas para esse fim, e sementes de romã potencializam o efeito curativo.

Para quem está de dieta, as saladas são temperadas não apenas com gengibre em pó, mas também com limão, e o azeite de oliva é adequado para temperar.

A raiz seca é boa para o cabelo. É adicionado a máscaras junto com óleo de gergelim para eliminar cabelos oleosos e, quando combinado com uma gema de ovo e uma colher de sopa de mel, o gengibre ajuda a restaurar a estrutura capilar. Rizomas secos são usados ​​para combater seborreia e caspa.

Muitos curandeiros tradicionais oferecem receitas que pedem a raiz seca para normalizar a condição patológica do corpo.

gengibre seco

Algumas palavras sobre os benefícios da raiz de gengibre

A secagem da raiz de gengibre é necessária para que a raiz vegetal ajude:

  • levante seu ânimo;
  • prevenir o desenvolvimento do câncer;
  • fortalecer o sistema imunológico;
  • remover toxinas do corpo;
  • aumentar o apetite;
  • normalizar a digestão;
  • melhorar a função cerebral;
  • aumentar a potência nos homens.

O gengibre seco é insubstituível no combate às doenças virais e na sua prevenção. Bebidas e chás com pó de raiz de canela são recomendados. Para dores reumáticas, algumas gotas de óleo de gengibre combinadas com óleo de eucalipto proporcionam alívio após uma massagem.

Raiz de gengibre, como é?

O gengibre, como planta, não é particularmente valioso. Assemelhando-se a um junco com folhas longas e finas, cresce nas florestas tropicais da Ásia. O rizoma carnudo contém óleos essenciais que conferem um aroma característico aos pratos. Compostos fenólicos como o gingerol conferem à especiaria seu sabor picante. O gengibre preto é encontrado na natureza e pode ser seco em casa. O gengibre branco também está disponível em lojas. Também pode ser seco, mas deve ser bem lavado. A cor branca da raiz vem da imersão em uma solução de ácido cianídrico ou água sanitária.

Antes de secar, é melhor remover a casca do rizoma, cortando os brotos laterais.

gengibre picado

Como secar corretamente a raiz de gengibre

Muitos presentes da natureza são preservados para o inverno por meio da secagem. Esse processo é realizado de diversas maneiras. Na maioria das vezes, os pedaços cortados são simplesmente colocados à sombra e, depois de algum tempo, no verão quente, o produto está pronto para armazenamento. Os métodos de secagem variam, mas certas regras devem ser seguidas. Evite expor os pedaços de rizoma à luz solar direta. O processo é mais rápido com boa ventilação. Evite armazenar alimentos com odores fortes nas proximidades.

É melhor secar tudo separadamente, em lotes.

Se a umidade entrar em contato com as raízes, elas apodrecerão e o trabalho será em vão.

Calor natural

O calor do sol é ideal para secar presentes naturais. Não requer energia. Depois de espalhar a raiz de gengibre fatiada em uma assadeira ou tabuleiro, encontre um local sob uma barraca, longe da luz solar direta. É importante que o local seja bem ventilado.

Para secar rapidamente o produto, corte-o em rodelas finas. Não é recomendado empilhar o gengibre, pois isso impedirá que ele seque e fará com que amoleça e apodreça. Vire os pedaços a cada dois dias e remova os danificados ou podres. Se as noites forem frias e houver muito orvalho, é melhor levar o gengibre para dentro de casa.

As raízes secas são colocadas em sacos de algodão ou recipientes de vidro e guardadas em um armário. Armazene gengibre a uma temperatura de 18-20 graus com umidade do ar ideal.

anéis de gengibre

Secador

Os fabricantes encantam os jardineiros com dispositivos projetados para secar cogumelos e produtos de jardim. A raiz de gengibre também pode ser preparada em um desidratador elétrico. Antes do preparo, lave a raiz e descasque-a, removendo uma fina camada de casca. Para secar bem o gengibre, corte-o em fatias de 4 milímetros de espessura.

O produto é espalhado sobre uma grade para secar uniformemente. Ajustando o aparelho a 60 graus Celsius (140 graus Fahrenheit), a raiz fica pronta em 6 a 9 horas, dependendo da potência do aparelho.

A regra principal ao usar um desidratador é evitar colocar outros alimentos junto com o gengibre, caso contrário, eles ficarão impregnados com o aroma do tempero. As bandejas também devem ser trocadas com frequência para garantir que os pedaços de gengibre sequem de forma uniforme e rápida.

Forno

Se você não tiver um desidratador elétrico, pode secar o gengibre no forno usando o mesmo método. O preparo é semelhante: lave e pique as raízes. Para evitar irritação nos olhos ao descascar as raízes, é melhor fazer isso em água corrente. Por fim, espalhe as pétalas de gengibre em uma camada fina em uma assadeira forrada com papel-manteiga.

Inicialmente, ajuste a temperatura do forno para 50 graus Celsius (122 graus Fahrenheit) com a porta ligeiramente aberta. Isso evitará que a umidade permaneça dentro do forno e permitirá que ela escape. Após 1,5 a 2 horas, aumente a temperatura para 70 graus Celsius (158 graus Fahrenheit). Se estiver usando um forno de convecção, você pode aumentá-la para 75 graus Celsius (165 graus Fahrenheit).

Durante o procedimento, o estado das peças é monitorado, pois elas não devem estar ressecadas. O aumento da fragilidade das pétalas indica que estão prontas. Retire a bandeja de gengibre e deixe esfriar completamente. As fatias secas podem ser armazenadas inteiras em potes ou moídas até virar pó.

gengibre seco

Fritadeira a ar

Os ventiladores de uma air fryer cozinham o produto seco mais rápido do que em outros aparelhos. Coloque os pedaços de rizoma nas grades do forno. Abra ligeiramente a tampa para remover o excesso de umidade. O fluxo constante de ar quente no interior ajuda a secar o gengibre de forma rápida e completa.

É melhor não aquecer as raízes no micro-ondas, pois a porta do forno não fica aberta. A umidade acumulada no interior impedirá que os pedaços sequem completamente.

Espaços de sótão

Para moradores de áreas rurais, é possível secar gengibre no sótão, mas é preciso saber como fazer isso corretamente.

Escolha um local interno onde a luz solar não incida diretamente sobre a bandeja contendo os pedaços de rizoma. O sótão deve ser bem ventilado. O gengibre não seca rapidamente em um espaço hermeticamente fechado. Como o verão é repleto de insetos e moscas que se alimentam de pedaços podres, cubra as fatias com gaze ou um pano fino. Este método de secagem requer monitoramento constante da raiz de gengibre. Somente um clima agradável e temperatura e umidade ambiente ideais garantirão a secagem adequada.

gengibre seco

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Marina

    Prefiro secar o gengibre naturalmente. Não o compro moído; eu mesmo o seco e moo, às vezes até virar pó. Adoro adicioná-lo a assados; biscoitos de gengibre são um deleite favorito das crianças!

    Responder

Pepinos

Melão

Batata