Como plantar couve-flor corretamente em terreno aberto: diagramas e tempo do procedimento

A couve-flor é uma rica fonte de vitaminas e microelementos. É fácil cultivá-la em casa. Ela pode ser plantada diretamente no solo ou cultivada a partir de mudas. Com os devidos cuidados, os jardineiros podem cultivar um vegetal saboroso e saudável que pode ser usado no preparo de uma grande variedade de pratos.

Como plantar sementes corretamente para obter mudas

Todas as etapas do cultivo de mudas são importantes: desde a semeadura até o plantio em campo aberto e os cuidados subsequentes. Só então o agricultor obterá mudas saudáveis ​​e, consequentemente, colherá uma colheita abundante de repolho.

Composição do solo necessária

O substrato para mudas de repolho deve ser solto e respirável. As sementes não se desenvolverão adequadamente em solo denso, o que afetará negativamente seu crescimento e frutificação. Para preparar sua própria mistura para vasos, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • solo de jardim;
  • húmus;
  • turfa;
  • areia de rio;
  • perlita.

Em tal substrato, as raízes jovens se desenvolverão na direção desejada, sem serem impedidas por torrões duros de terra.

couve-flor

Preparação de sementes

As sementes são pré-ativadas colocando-as em um pano de linho e imergindo-o em água morna por 12 horas. Para prevenir doenças fúngicas, as sementes não tratadas devem ser desinfetadas. Para isso, elas são mergulhadas em uma solução de permanganato de potássio por 20 minutos, depois enxaguadas e secas.

Esquema de semeadura

Para evitar danos ao sistema radicular durante o transplante, é melhor semear as sementes em recipientes individuais, como vasos de turfa. Coloque de 1 a 3 sementes em cada recipiente, a 1 cm de profundidade, após umedecer o substrato. Polvilhe uma camada de areia de rio por cima: isso removerá o excesso de umidade, evitando que as sementes apodreçam.

couve-flor

Ao semear em caixas, espace-as em 1 cm e espace as fileiras em 3 cm. Quando as mudas jovens desenvolverem de 2 a 3 folhas, elas serão transplantadas para recipientes individuais. As raízes são podadas em ⅓ antes do plantio. Este procedimento tem o efeito positivo de expandir a área de alimentação das mudas.

Indicadores ótimos para germinação de mudas

Para cultivar mudas saudáveis ​​em casa, você precisa cumprir os requisitos que elas impõem.

Umidade

Mesmo ao semear, é importante garantir umidade adequada. Para isso, cubra os recipientes com filme plástico. Assim que as mudas emergirem, remova o filme. Regue as plantas pelo menos uma vez por semana, usando 6 a 7 litros de água por metro quadrado. À medida que as mudas crescem, aumente a quantidade de água.

couve-flor

Temperatura

Imediatamente após a semeadura do repolho, os recipientes são colocados em uma sala com temperatura de 20 °C. Após a germinação, as sementes são mantidas a uma temperatura não superior a 10 °C. Nessas condições, o sistema radicular se desenvolve e o crescimento das folhas desacelera. Após uma semana, a temperatura é elevada para 15 °C.

Iluminação

A planta precisa de muita luz. Se não houver luminosidade suficiente, as mudas esticarão, resultando em crescimento fraco e na incapacidade de produzir uma colheita de alta qualidade. Como a luz do início da primavera é escassa, as mudas precisam de iluminação suplementar. Para isso, use uma lâmpada fluorescente acima do recipiente.

couve-flor

Tecnologia de plantio de mudas em campo aberto

Antes de plantar as mudas ao ar livre, elas precisam ser endurecidas. Para isso, as mudas jovens são expostas ao ar fresco por uma semana, primeiro por alguns minutos e depois por várias horas. Para garantir que as mudas criem raízes rapidamente e prosperem, é importante seguir a técnica de plantio.

Datas de plantio mais antigas e mais recentes

O período de plantio depende da região onde o jardineiro vive e períodos de maturação da couve-flor:

  1. As variedades precoces são plantadas entre 25 de abril e 15 de maio. Para obter mudas, sementes preparadas são semeadas em caixas ou vasos no início de março.
  2. As variedades de meia estação estão prontas para plantio em campo aberto de 20 de maio a 15 de junho, e aquelas semeadas de 10 de abril a 10 de maio estão prontas para mudas.
  3. As variedades de hortaliças de final de temporada são plantadas ao ar livre no final de maio ou junho. Para obter mudas, as sementes são preparadas e semeadas no final de abril ou início de maio.

plantando repolho

Dica! Para aproveitar este vegetal saudável por muito tempo, plante mudas com diferentes tempos de maturação nos canteiros do seu jardim.

Esquema de colocação de arbustos

As folhas da couve-flor tendem a crescer mais, especialmente nas variedades de final de temporada. Portanto, isso deve ser levado em consideração ao plantar mudas. Padrão de plantio:

  • variedades precoces de repolho são plantadas em intervalos de 25 a 30 centímetros entre arbustos e 60 a 70 centímetros entre fileiras;
  • variedades de meia estação – 30 centímetros entre arbustos, 70 – entre fileiras;
  • As variedades tardias são plantadas a uma distância de 40 centímetros entre arbustos e 70 centímetros entre fileiras.

Para evitar que o solo fique vazio, você pode semear endro, alface, salsa, rabanete e manjericão ao lado do repolho.

plantando repolho

A que distância devo plantá-los?

Em regiões mais quentes, a couve-flor pode ser semeada diretamente no solo. Este procedimento é realizado no início de maio. Para isso, marque fileiras a cada 60-70 centímetros. Semeie as sementes com 10-15 centímetros de distância, plantando-as a 1 centímetro de profundidade. Quando as plantas tiverem 5-6 folhas, desbaste as fileiras, deixando 25-40 centímetros entre as plantas.

Realização de operações de plantio

Plante as mudas à noite ou durante o dia, se o tempo estiver nublado. Aqui está um guia passo a passo para plantar mudas de couve-flor:

  1. Os buracos são cavados de acordo com o diagrama.
  2. Adicione um punhado de húmus e 1 colher de sopa de cinzas de madeira em cada vaso. Misture bem o fertilizante com o solo.
  3. Cada buraco é regado com água morna. As mudas ou sementes são plantadas.
  4. O círculo da raiz é coberto com húmus.
  5. Os arbustos são sombreados colocando-se grama seca ou uma touca de papel sobre eles.

couve-flor

As mudas são plantadas de forma que o arbusto fique enterrado no solo até as primeiras folhas.

Atenção! Mudas devidamente cultivadas devem ser atarracadas e ter de 4 a 6 folhas.

Como cuidar da couve-flor

Cada arbusto deve desenvolver uma inflorescência composta por hastes florais carnudas ao longo da estação. Para garantir que as cabeças da planta cresçam firmes, saudáveis ​​e livres de doenças, é importante saber como cuidar delas adequadamente.

couve-flor

Regar e fertilizar

O repolho é uma cultura que gosta de umidade, mas o solo não deve ficar constantemente molhado. Em climas amenos de verão, regar uma vez por semana é suficiente. Solo constantemente úmido pode promover doenças fúngicas. A rega insuficiente impedirá que as flores cresçam grandes e crocantes.

Durante o período de crescimento couve-flor é alimentada 3 vezesA primeira é 10 dias após o plantio das mudas em seu local permanente. A segunda vez, as mudas são fertilizadas duas semanas depois, e a terceira, antes que o repolho comece a formar inflorescências.

regando repolho

Afrouxamento e amontoamento

Após cada rega ou chuva, solte o solo ao redor das plantas de couve-flor. Este procedimento permite que o ar e a umidade cheguem às raízes e ajuda a controlar ervas daninhas que roubam nutrientes das plantas. A amontoa ajuda a reter a umidade, protege as raízes do superaquecimento e evita que as plantas se inclinem para os lados.

Sombreamento de cabeças

Para evitar que os floretes de couve-flor percam sua aparência comercial e fiquem amarelados devido à luz solar direta, proteja-os durante o sol quente do meio-dia. Use as próprias folhas da couve-flor para esse fim. Amarre-as acima dos floretes com um barbante ou prenda-as com um prendedor de roupa. Outra opção é quebrar duas folhas internas e cobrir a cabeça da couve-flor com elas.

Como plantar couve-flor em terreno aberto

Doenças típicas do repolho e métodos de controle

Em campo aberto, a couve-flor pode ser afetada por doenças:

  • hérnia de repolho;
  • podridão úmida;
  • fusário;
  • perna preta;
  • míldio.

É incrível doença da couve-flor, principalmente devido a práticas agrícolas inadequadas. Por exemplo, sementes não tratadas foram plantadas, os arbustos foram regados em excesso ou as mudas foram plantadas em solo infectado por patógenos. A couve-flor não deve ser plantada após plantas intimamente relacionadas, como mostarda, rabanete, raiz-forte, rabanete e outras variedades de repolho.

Como plantar couve-flor em terreno aberto

As partes afetadas devem ser podadas até atingirem áreas saudáveis. As plantas são então tratadas com agentes antifúngicos. Plantas gravemente doentes devem ser destruídas. Após a colheita, os restos vegetais são destruídos e o solo é tratado com fungicidas.

Protegendo canteiros de repolho contra pragas

As principais pragas da família das crucíferas são as pulgas-da-couve. Elas podem destruir plantas em um curto período de tempo. Assim que surgirem pequenos buracos nas folhas das mudas jovens, elas devem ser cobertas com cinzas de madeira.

O procedimento deve ser repetido após cada rega até que as folhas fiquem ásperas.

Lesmas adoram comer repolho e podem ser controladas com mostarda seca, limão e cascas de ovo. Polvilhe a substância ao redor das plantas para que os moluscos pelados não consigam superar o material prejudicial. As lagartas podem ser coletadas manualmente ou pulverizadas com uma solução feita com 200 gramas de mostarda seca em um balde de água.

Como plantar couve-flor em terreno abertoImportante! As cinzas utilizadas no controle de pragas devem ser frescas e não devem ter sido atingidas pela chuva.

Como colher e armazenar safras

As cabeças de repolho são colhidas de acordo com o seu período de maturação. Para o armazenamento, os floretes são aparados com 3 a 4 folhas. Isso os ajudará a permanecer frescos por mais tempo. Se as cabeças de repolho precisarem ser transportadas, elas são armazenadas com o lado cortado para cima: isso evitará danos aos floretes e evitará que fiquem sujos. A colheita pode ser armazenada pendurada de cabeça para baixo em um porão.

A couve-flor não se conserva bem: murcha e fica amarela. Veja como prolongar sua vida útil:

  • limpe a cabeça da planta de folhas e sujeira;
  • desmontar em inflorescências;
  • enxágue e depois seque;
  • embrulhe em filme plástico e coloque no congelador.

Nessas condições, o repolho pode ser armazenado por até 1 semana. Também pode ser congelado ou enlatado. Cultivar couve-flor é fácil. Para isso, o jardineiro precisa selecionar uma variedade adaptada à sua região, semear as sementes, plantar as mudas endurecidas em terreno aberto e cuidar delas adequadamente.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata