- História da aparência
- Informações gerais sobre batatas roxas
- Variedades populares
- Vitalot
- Tudo azul
- Explosão
- Lilás
- violeta peruana
- Azul Adirondack
- Características do cultivo
- Instruções de cuidado
- Colheita e armazenamento
- Como cozinhá-lo corretamente?
- Possíveis contra-indicações e indicações
- Benefícios e malefícios do uso
- Avaliações
A batata roxa é uma variedade relativamente nova a aparecer nas prateleiras dos supermercados. Os consumidores não ficaram imediatamente impressionados com este vegetal exótico, mas suas propriedades benéficas mudaram de ideia. Atualmente, existem inúmeras receitas para este vegetal incomum. Vale a pena explorar suas vantagens e desvantagens com mais detalhes.
História da aparência
A batata roxa, também conhecida como "negress" ou "vitalot", é derivada de uma planta selvagem nativa da América do Sul. Para desenvolver a variedade, foram utilizados híbridos interespecíficos, bem como pigmentos de vegetais cultivados no Equador e na África.
Informações gerais sobre batatas roxas
A descrição e as características das batatas roxas indicam que elas não são um produto da engenharia genética. Métodos clássicos de melhoramento foram utilizados para criá-las.
A batata difere de sua contraparte light apenas em seus parâmetros externos e sabor.
Variedades populares
Existem diversas variedades de batatas roxas com características distintas.
Vitalot
A variedade mais conhecida tem polpa roxa e manchas brancas. As raízes são bastante grandes e têm um formato oval alongado. A planta é uma variedade de maturação tardia, por isso a colheita ocorre em meados de outubro. É adequada para armazenamento a longo prazo.

Tudo azul
Esta subespécie se diferencia de todas as outras por apresentar uma cor azul intensa e incomum. As raízes desta batata são relativamente pequenas, pesando cerca de duzentos gramas. A variedade Ves' Siny é considerada meio-tardia, ou seja, a primeira colheita ocorre aos 70 dias.
Explosão
Esta variedade foi uma das primeiras a ser desenvolvida. Seu nome deriva de sua frutificação rápida e produtiva. Uma característica desta batata roxa é seu tamanho relativamente pequeno, mas alto rendimento. As raízes são de cor azul-violeta. Uma única planta pode render até cinco quilos.

Lilás
A variedade recebe esse nome devido à sua polpa de coloração lilás. Esta batata foi desenvolvida por produtores locais. É uma cultura de meia estação, com a primeira colheita ocorrendo no 95º dia. As raízes são pequenas, pesando apenas 80 gramas. A variedade apresenta rendimento médio e é resistente a doenças.
violeta peruana
Esta variedade é considerada de maturação tardia, amadurecendo em até 100 dias. É de tamanho médio e produz alto rendimento, mas é apreciada por seu excelente sabor. Também apresenta boa resistência a doenças, longa vida útil e excelente transportabilidade.

Azul Adirondack
Esta batata é apreciada por seu alto rendimento e apresentação atraente. Os frutos são relativamente pequenos, pesando apenas 100 gramas. É uma variedade de maturação tardia, com a primeira colheita ocorrendo 95 dias após a colheita. Sua principal desvantagem é a alta suscetibilidade a doenças.
Características do cultivo
Ao contrário das batatas comuns, as variedades de batata roxa são mais exigentes e requerem cuidados especiais. O plantio começa em meados de abril, utilizando tubérculos ou sementes, mas não brotos. É importante observar que as batatas roxas são altamente suscetíveis a doenças e algumas pragas, como o besouro-da-batata-do-colorado. Solo argiloso é adequado para o plantio. Fora isso, as práticas de cultivo são semelhantes às da batata branca.

Instruções de cuidado
Os cuidados consistem em regar, capinar, fertilizar e afofar o solo. A irrigação é feita três vezes por estação: imediatamente após a germinação, após a formação dos botões e após a queda das flores. Durante os períodos de seca, recomenda-se regar pelo menos uma vez por semana. O excesso de umidade favorece o aparecimento de doenças fúngicas.
Também é importante capinar, remover ervas daninhas e tratar os arbustos contra pragas imediatamente após entrar.
Colheita e armazenamento
A colheita geralmente ocorre no início do outono. Não é recomendado armazenar as raízes colhidas sob luz solar direta por longos períodos. As batatas devem ser dispostas em uma camada uniforme em um cômodo separado com umidade moderada — isso proporcionará as condições ideais para o armazenamento. Além disso, imediatamente antes do armazenamento, inspecione cada batata e remova as danificadas. Variedades deste vegetal toleram bem o armazenamento a longo prazo.

Como cozinhá-lo corretamente?
Este vegetal exótico é usado em uma variedade de pratos. A batata roxa é frequentemente incluída em planos alimentares. O processo de cozimento é o mesmo da batata branca.
Possíveis contra-indicações e indicações
Apesar do seu rico teor vitamínico e das inúmeras propriedades benéficas, esta batata de coloração incomum não é adequada para todos. Incluir este vegetal roxo na dieta não é recomendado para pessoas com as seguintes condições:
- alto nível de açúcar no sangue;
- constipação crônica;
- excesso de peso corporal
- pressão arterial baixa;
- gastrite, úlcera.

No entanto, este produto também traz benefícios para quem sofre de distúrbios circulatórios e imunidade enfraquecida. Também é benéfico para pessoas com miopia. A batata é frequentemente usada para normalizar os movimentos intestinais e aliviar dores de estômago, prevenir derrames e melhorar a absorção de ferro.
Benefícios e malefícios do uso
Distribuição desta espécie batatas recebidas por suas propriedades benéficasPratos preparados com este vegetal podem ajudar pessoas com problemas circulatórios, pois podem reduzir a pressão arterial. No entanto, este vegetal não deve ser consumido por pessoas com pressão baixa, pois pode representar um risco à saúde.
Além do alto teor de antioxidantes, essas batatas também são ricas em vitamina C e carotenoides. O consumo regular dessas batatas pode melhorar a visão, fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e prevenir a formação de placas. Essas propriedades reduzem o risco de aterosclerose e câncer.
Avaliações
Vladislav, Tver
Cultivamos batatas roxas há três anos. No começo, a colheita parecia estranha, mas agora nos acostumamos. Gostamos delas pelo sabor incomum e pela facilidade de cultivo.
Lyudmila, Moscou
Ouvi falar dos benefícios da batata roxa para a saúde e decidi tentar cultivá-la eu mesmo. No início, a colheita foi bem pequena, mas depois as coisas começaram a dar certo. Em breve, mudaremos completamente para esta variedade; a família inteira adora.











