Características e regras para o cultivo de batatas usando tecnologia holandesa

O cultivo de batatas de mesa pelo método holandês permite altos rendimentos com manutenção mínima. Ao contrário do método tradicional, o método holandês requer a criação de condições favoráveis ​​ao crescimento de tubérculos e raízes, resultando em uma colheita abundante de tubérculos. Inicialmente, esse método era usado por agricultores profissionais, mas, gradualmente, jardineiros comuns também o adotaram em seus próprios terrenos.

Especificidades da tecnologia holandesa

Uma característica distintiva do cultivo da batata na Holanda é que o plantio não é feito em covas ou canteiros tradicionais. Estes são substituídos por longas fileiras (sulcos), nas quais os tubérculos-semente são plantados. A formação de montes altos garante um bom suprimento de oxigênio e protege as raízes do apodrecimento. As batatas são plantadas em camalhões, sob luz solar direta.

Ao usar o método holandês, nenhuma ação independente é permitida; cada etapa deve ter uma sequência específica e ser concluída no prazo. Se você seguir os requisitos e recomendações, poderá colher cerca de 300 kg de tubérculos de alta qualidade a cada cem metros quadrados.

Vantagens e desvantagens do método

A tecnologia holandesa de cultivo de batata tem as seguintes vantagens:

  • Ao cultivar variedades intermediárias e precoces, é possível obter uma colheita rápida;
  • cada arbusto forma tubérculos com máxima intensidade;
  • as batatas crescem até adquirirem um formato regular e possuem alta qualidade comercial;
  • O sabor do vegetal não muda durante o armazenamento.

muitas batatas

Além dos seus aspectos positivos, o método de plantio holandês também tem suas desvantagens, que os jardineiros que desejam experimentá-lo em seus próprios terrenos devem definitivamente considerar:

  • Para colher uma excelente safra de batata, você precisará se esforçar muito, incluindo trabalho preparatório na horta;
  • É difícil atender aos requisitos de rotação de culturas em uma área pequena;
  • plantios densos devido à economia de espaço reduzem a eficácia da implementação do método;
  • Variedades de batata de elite são necessárias para o cultivo;
  • Os moradores de verão nem sempre têm a oportunidade de cumprir precisamente o cronograma de todas as manipulações necessárias.

batatas nas mãos

Variedades adequadas

Para o cultivo com este método, é melhor escolher variedades de batata holandesas de elite, de primeira ou segunda geração. Essas variedades se distinguem pelo formato ideal dos tubérculos, alta produtividade e boa resistência a doenças. As seguintes variedades são recomendadas:

  • Condor;
  • Sante;
  • Anterior;
  • Romano;
  • Escarlate Vermelha;
  • Cleópatra;
  • Eba;
  • Mona Lisa.

muitas batatas

Tecnologia de cultivo de batata

A tecnologia holandesa de cultivo de batata exige aderência precisa à sequência e ao tempo de todas as operações necessárias.Desvios deles são inaceitáveis.

Trabalho preparatório

A preparação é de grande importância para alcançar o sucesso no cultivo de batatas usando o método holandês.

Você precisa escolher um bom local, preparar o solo adequadamente e estocar sementes de alta qualidade.

Escolhendo o melhor site

O canteiro deve ser colocado em terreno plano. Não deve ter declives. O local escolhido não deve ser em áreas baixas, pois a chuva e a água do degelo se acumulam nessas áreas. As plantas de batata devem ficar expostas à luz solar o dia todo. Os canteiros devem ser protegidos dos ventos, que podem secar rapidamente o solo.

plantando batatas

É desejável que o solo tenha boa umidade e permeabilidade ao ar e tenha um suprimento suficiente de nutrientes. Os melhores predecessores para as culturas de solanáceas, em especial para batatas, são considerados cereais, ervilhas e feijões.

Preparando o solo e os canteiros

Os canteiros de batata para plantio pelo método holandês são preparados com antecedência. São marcados e cavados a uma profundidade de 25 cm, adicionando-se simultaneamente fertilizantes orgânicos, superfosfato e sulfato de potássio. Esse trabalho é realizado no outono para permitir que os fertilizantes se dissolvam durante o inverno e enriqueçam o solo com nutrientes. Na primavera, aplica-se apenas ureia e o terreno é cultivado com enxada rotativa. Se o terreno for pequeno, basta soltar o solo com um forcado a uma profundidade de 15 cm.

campo de batata

Preparando material de plantio

O plantio de batatas pelo método holandês envolve a seleção de tubérculos com diâmetro aproximado de 4 cm e peso entre 55 e 60 g. O uso de mudas pequenas resulta em brotos fracos.

Cada batata deve conter pelo menos 5 olhos.

Um mês antes do plantio previsto, as mudas devem ser germinadas. Isso é feito em uma sala escura, onde a temperatura é mantida entre +15 e +17 °C. Estenda um pano ou jornal no chão e despeje as batatas em uma única camada. Quando os brotos atingirem 7 mm de comprimento, podem ser transplantados para o canteiro. Para o plantio mecânico, o comprimento dos brotos não deve exceder 1-2 cm, caso contrário, eles simplesmente quebrarão. Em uma casa de verão, esses tubérculos podem ser plantados manualmente sem problemas.

plantando batatas

Momento das operações de plantio

Plantar muito cedo pode danificar as mudas devido às geadas recorrentes da primavera. Quando os tubérculos forem plantados, o solo deve estar aquecido a 8-10 °C. S. No passado, os jardineiros contavam com o início da floração do dente-de-leão e da cerejeira-de-passarinho, pegando um punhado de terra, espremendo-o e jogando-o no chão. Se o caroço se desfizesse, era hora de plantar. Os jardineiros modernos preferem usar calendários lunares e de semeadura. Em climas temperados, as batatas são normalmente plantadas no início de maio.

Instruções de pouso passo a passo

É importante observar que, ao cultivar batatas pelo método holandês, são plantados apenas 6 a 8 tubérculos por metro quadrado. Eles são plantados a 12 a 15 cm de profundidade e, após a emergência das mudas, são amontoados várias vezes. Isso resulta na mesma profundidade de plantio do método tradicional. A distância entre as fileiras é de 0,75 m e entre as plantas adjacentes, de 0,3 m. O processo é o seguinte:

  1. Cave um buraco com a profundidade necessária.
  2. Adicione esterco podre ou húmus de alta qualidade e, se possível, cinzas de madeira e cascas de ovos.
  3. Os tubérculos são dispostos com os brotos voltados para cima e cobertos com terra.

muitas batatas

Métodos de cuidado e colheita

Assim que as mudas de batata emergem, realiza-se a primeira amontoa, elevando os camalhões a uma altura de 12 cm e uma largura de 35 cm. Todas as ervas daninhas devem ser removidas previamente. Um mês depois, o solo é solto, todas as ervas daninhas são removidas novamente e realiza-se outra amontoa.

Desta vez, a altura dos rolos é elevada para 30 cm, e sua largura na base deve ser de 75 cm.

Não será mais necessário amontoar batatas. As ervas daninhas são controladas com herbicidas (como Centurion ou Lazurit). A rega deve ser feita no máximo três vezes durante a estação de crescimento. A primeira rega deve ser feita antes da floração, depois 10 dias após a floração e a terceira vez após a floração, quando novos tubérculos começam a se formar. Idealmente, a tecnologia holandesa envolve a organização da irrigação por gotejamento.

campo de batata

A colheita começa quando as pontas ficam amarelas e começam a secar. Após 10 a 15 dias, as pontas são removidas, deixando apenas os tocos, e os tubérculos amadurecem. A colheita mecânica pode ser usada. Em uma pequena horta, tudo é feito à mão.

Avaliações de jardineiros sobre o método holandês

Alguns jardineiros experimentaram em primeira mão as vantagens e desvantagens do método holandês de cultivo de batatas e estão dispostos a compartilhar seus comentários e impressões.

Marina Ilyinichna, jardineira experiente: "Meu filho me contou sobre o método holandês de cultivo de batatas. Depois de ler a literatura, decidi experimentá-lo no meu pequeno jardim, escolhendo uma variedade para o experimento." Escarlate Vermelha"A colheita foi excelente, mas deu muito trabalho, e os custos com materiais excederam as despesas habituais. Esse método pode ser lucrativo para grandes fazendas, mas não é adequado para aposentados comuns."

Andrey Sergeevich, jardineiro: "Depois de ler ótimas críticas sobre o método holandês de cultivo de batata, decidi implementá-lo no meu terreno. Experimentei a variedade Mona Lisa. Talvez minha falta de experiência e meus erros tenham contribuído, mas a colheita foi como sempre. O custo e o esforço valeram a pena; no futuro, cultivarei variedades nacionais de batata usando o método tradicional."

Viktor Valentinovich, agricultor: "Planto batatas em escala industrial. O método holandês é prático porque permite o cuidado fácil das plantas e qualquer tipo de cultivo, mesmo o mecânico. O amplo espaçamento entre fileiras também permite a colheita mecanizada. As variedades produzem altos resultados e sua qualidade comercial também é de primeira qualidade. No futuro, pretendo cultivar batatas exclusivamente usando o método holandês."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata