O coentro é uma planta aromática. Esta erva pode ser cultivada a partir de sementes, sendo, neste caso, conhecida como coentro. Cultivar coentro em estufa é muito popular, pois a planta produz uma colheita abundante durante todo o ano. Em estufa, a especiaria pode ser cultivada como erva complementar ou isoladamente. A primeira opção permite o plantio entre fileiras de outras culturas.
Para garantir uma boa colheita, a estufa deve ser equipada com um sistema de aquecimento adequado. Também será necessário instalar um sistema de irrigação e fornecer iluminação adicional. É preferível armazenar as caixas de ervas em prateleiras especiais.
Vantagens de uma estufa
O coentro é considerado uma erva muito delicada. É frequentemente usado em pratos, pois é um tempero onipresente na culinária. Adicionar esta erva realça perfeitamente o sabor de peixes e carnes. Também é usado em molhos e sopas.

Na maioria das vezes, a especiaria é cultivada especificamente por suas folhas, mas o coentro também não é esquecido. A planta cresce bem ao ar livre, mas também produz uma colheita abundante em estufas.
Este método de cultivo de especiarias tem as seguintes vantagens:
- Se a estufa for aquecida, você poderá colher até mesmo no inverno.
- Cultivar coentro em uma estufa evita que as folhas sejam danificadas por pragas.
- É possível fornecer o nível de umidade necessário em uma área fechada de terra.
- Período de cultivo reduzido. As ervas frescas são colhidas duas semanas após a semeadura.
- Ao plantar, o coentro pode ser combinado com outras hortaliças, plantando-se as plantas entre as fileiras.
- Cultivar plantas em uma estufa permite que você obtenha folhas de coentro e sementes de coentro.
Selecionando sementes
Os jardineiros têm acesso a uma grande variedade de variedades de coentro, as mais populares das quais estão listadas abaixo:
- Âmbar. Esta planta perfumada pode promover a formação de folhas com regas boas e consistentes. Sua produção tardia de sementes permite uma longa colheita de folhas. As folhas são cortadas a uma altura de 10 centímetros.
- A variedade Venus é considerada precoce, pois as folhas são colhidas dentro de um mês após a germinação. Possui aroma único e se destaca das demais variedades por sua roseta mais ereta.
- Caribe é considerada uma espécie híbrida. Esta planta é tolerante à temperatura e caracteriza-se pela floração tardia. Caribe é considerada uma planta anual.
- A variedade Borodinsky de coentro tem folhas tenras e um período de crescimento médio. As folhas conferem um aroma agradável e um sabor excelente.
- A variedade Stimul, de crescimento médio-tardio, possui uma roseta compacta, com aproximadamente 30 centímetros de altura. Cada planta pesa até 45 gramas. A folhagem é verde-escura.
- A variedade de coentro Alekseevsky 190 não perde as folhas e é resistente à geada. Raramente é atacada por pragas.

Crescente
Regras cultivando coentro em casa:
- O primeiro passo é preparar o local de plantio. Para isso, você precisará de um recipiente grande.
- O coentro deve ser plantado em intervalos de 7 centímetros. As sementes também devem ser colocadas na profundidade correta (2 centímetros) no solo.
- O recipiente com as sementes plantadas precisará ser embrulhado em plástico ou coberto com filme plástico. Isso criará um efeito estufa, criando condições favoráveis à germinação.
- O coentro precisa de boa luz para germinar, então será necessária uma lâmpada fluorescente por perto.
- A película é removida assim que os brotos com folhas cotiledonares emergem. Após 20 dias, o coentro está pronto para consumo.

Sementes de coentro também podem ser plantadas em vasos. Vasos pequenos comportam apenas 1 a 2 sementes. O tamanho grande das sementes facilita a propagação do coentro.
As sementes de coentro também podem ser plantadas em estufa. Esta opção envolve a semeadura no final do inverno. Neste caso, as mudas aparecerão em duas semanas.
Os brotos começam a aparecer após um mês e meio. Esse período pode ser reduzido para um mês se o plantio começar mais perto do verão. Este método cultivando coentro demora um pouco mais do que usar uma estufa.

O cultivo de hortaliças em estufa apresenta as seguintes características:
- as sementes são plantadas a uma distância de 8 a 12 centímetros entre elas;
- Deve ser deixada uma distância de 30-35 centímetros entre as fileiras.
Preparação do solo
O coentro cresce bem em solo levemente ácido. Para preparar a estufa para o plantio, remova a camada superior do solo e misture-a com fertilizante de turfa. Às vezes, também se adiciona areia. Uma solução de sulfato de cobre ajudará a desinfetar o solo. Essa solução ajuda a matar larvas nocivas. Em seguida, adicione esterco, mas ele deve estar bem curtido. Essa mistura é então espalhada sobre os canteiros.
Para aumentar a produtividade, o solo da estufa deve ser substituído anualmente. Complexos minerais contendo potássio e superfosfato também são considerados fertilizantes. Cinzas de madeira ou composto podem ser usados como substitutos. O fertilizante é aplicado antes do plantio. Para isso, solte bem o solo.

Para garantir uma boa colheita, fertilize as plantas após cada colheita. A fertilização deve ser feita em conjunto com a rega. As ervas daninhas também devem ser removidas e o solo deve ser solto.
Plantando mudas
O coentro é plantado a uma distância de 8 a 12 centímetros. A distância entre as fileiras deve ser de cerca de 30 centímetros. Este método de plantio simplifica os cuidados e proporciona espaço suficiente para o crescimento dos arbustos.
Condições de temperatura
Para garantir uma boa colheita, mantenha a temperatura recomendada na estufa entre 18 e 20 °C. Assim que as mudas emergirem, a temperatura será aumentada.
Rega
O coentro é considerado uma planta pouco exigente. A chave para uma boa colheita é o cuidado adequado do solo e a rega adequada. Um sistema de irrigação por gotejamento automático garantirá a umidade recomendada do solo. Para simplificar a rega, use um regador com jato amplo.

As plantas devem ser regadas duas vezes por semana. Água em temperatura ambiente é o ideal. Se a água estiver muito fria, o crescimento das folhas será retardado. O coentro deve ser regado intensivamente apenas quando a massa verde estiver crescendo.
Fertilizantes
Para obter uma colheita abundante de coentro, o solo precisará ser fertilizado e solto. Faz sentido aplicar fertilizante após cavar os canteiros. Dê preferência a fertilizantes minerais.
Doenças e pragas
A podridão da râmula é uma doença comum do coentro. Ela pode ser identificada pela presença de manchas marrons nas folhas durante a estação de crescimento. A doença ataca a planta e leva à sua morte. Chuvas frequentes podem ser uma das causas. A prevenção inclui o tratamento das sementes de coentro e a remoção de restos vegetais.

Colhendo coentro
Colha as folhas de coentro antes da floração. No entanto, as folhas devem estar maduras. É melhor colher as folhas pela manhã. Primeiro, afie a faca. Após o corte, lave as folhas com água e seque-as. Guarde o coentro seco. Corte-o em pedaços antes de cozinhar.











