Muitos jardineiros estão familiarizados com a perigosa doença fúngica chamada canela-preta. Ela afeta quase todas as culturas de jardim, incluindo pepinos. Jardineiros experientes sabem o que fazer se seus pepinos apresentarem canela-preta. Eles sabem os passos a seguir para salvar a colheita.
Qual é a doença?
A canela preta é uma doença infecciosa que afeta flores e vegetais. É causada por um fungo parasita. O solo é a fonte de infecção para culturas de jardim e vegetais. As plantas jovens morrem primeiro.
Os vegetais mais frequentemente danificados pela perna preta são:
- repolho;
- tomates;
- pepinos;
- rabanete;
- rutabaga.
Existem muitas variedades de fungos. Eles se alimentam de raízes de plantas e tecidos mortos, mas também de plantas vivas, migrando para o colo radicular das mudas. A doença recebe esse nome devido à coloração do caule, que fica preto logo acima da superfície do solo. O canela-preta é perigoso não apenas para mudas jovens, mas também para hortaliças maduras.
Causas da infecção
Fontes de contaminação de vegetais incluem solo e sementes. Microrganismos fúngicos também podem viver na turfa e no esterco, que são usados para fertilizar o solo antes do plantio.

Para evitar o plantio de sementes doentes, desinfete-as em uma solução de permanganato de potássio e aqueça-as. Comprar terra para o cultivo de mudas em uma loja ajudará a prevenir a contaminação do solo. O fungo sobrevive por muito tempo não apenas em campo aberto, mas também em estufas e canteiros.
A doença da perna preta se desenvolve rapidamente se forem criadas condições favoráveis:
- alagamento regular do solo;
- o tempo frio dura muito tempo;
- falta de luz;
- semeadura frequente de sementes;
- ventilação insuficiente;
- atraso na colheita das mudas;
- As mudas são regadas com água fria.

A alta acidez do solo promove o rápido desenvolvimento do carbúnculo sintomático (canela preta). Ele pode ser reduzido com cal ou farinha de dolomita.
Sinais do início da doença
Os primeiros sinais de canela preta aparecem durante a formação e o desenvolvimento das folhas dos cotilédones. O colo da raiz fica marrom e uma estrutura constritiva semelhante a um cordão aparece nele.
Então, as folhas ficam doentes: ficam amarelas, murcham e caem. Você pode ver que o colo da raiz fica úmido e escurece. Ele apodrece e a planta morre.
Métodos de combate à perna preta
A luta contra a perna preta começa antes mesmo que as sementes sejam plantadas.

Alterar termos
Se o início da doença for detectado precocemente, ainda é possível salvar as mudas. As condições de cultivo devem ser ajustadas:
- Regule a rega das mudas. É melhor regar com menos frequência, mas com mais cuidado, do que com frequência e aos poucos.
- Monitore a temperatura e a iluminação do ambiente para garantir que as mudas estejam quentes e brilhantes e proteja-as do frio sob uma película.
- Faça a colheita na época certa, não plante muito densamente.
- Ventile regularmente as estruturas cobertas com filme plástico e solte o solo.
- Adicione uma camada de areia seca de no máximo 2 cm para secar o solo e acelerar o crescimento do sistema radicular e o aparecimento de novas raízes.

Ao transplantar mudas de casa para o jardim, é melhor descartar as mudas doentes para salvar as plantas que ainda não adoeceram.
Realizar processamento
Você pode tentar tratar mudas jovens em um estágio inicial da doença, borrifando-as com calda bordalesa. Ao contrário dos produtos químicos, esta solução não é tão tóxica. Para tratar 1 metro quadrado de área, você precisará de no máximo 1 litro de uma solução a 1%:
- Você pode regar as mudas com Fitosporin (a dosagem está indicada na embalagem) ou uma solução fraca (não brilhante) de permanganato de potássio;
- afrouxamento obrigatório do solo;
- colina acima do colar da raiz.

Se a doença já se desenvolveu e for detectada tarde demais, o combate ao carbúnculo é inútil. Nesse caso, é preciso semear novas sementes.Em nenhuma circunstância você deve semear no mesmo solo onde as mudas doentes cresceram, pois a canela preta destruirá todas as mudas.
Métodos tradicionais de tratamento
Os métodos tradicionais de tratamento da canela preta incluem a pulverização de mudas jovens não apenas com permanganato de potássio, mas também com uma solução de soda (1 colher de chá para cada 250 ml de água). Em vez de uma camada de areia, os jardineiros polvilham a superfície do solo com cinzas; carvão vegetal também é adequado. Às vezes, as cinzas são misturadas com sulfato de cobre (1 colher de chá de sulfato de cobre para cada xícara de cinzas) e espalhadas sob as raízes das mudas.
Alguns jardineiros tratam mudas de pepino doentes regando-as com uma infusão de cascas de cebola e calêndulas. No entanto, todas essas opções só ajudam nos estágios iniciais da doença. Mesmo que algumas mudas sejam salvas, uma colheita grande é improvável.

Como prevenir a doença
Prevenir uma doença é sempre mais fácil do que tratá-la. O mesmo se aplica às mudas; medidas preventivas são essenciais para evitar o apodrecimento. A principal fonte do canela-preta é o solo, portanto, as medidas preventivas devem se concentrar em melhorar sua saúde:
- O solo preparado no outono para o plantio de mudas é periodicamente levado ao frio. Não só o solo congela, mas também os microrganismos que vivem nele.
- Além disso, antes de semear as sementes, o solo é espalhado em assadeiras e assado no forno.
- As mudas prontas são regadas com Fitosporina uma vez a cada 7 dias. A superfície do solo é polvilhada com areia seca para melhorar a drenagem e evitar a estagnação da água no colo da raiz.
Comprar solo pronto para mudas em uma loja pode ajudar a evitar a necessidade de preparo do solo. O fabricante garante que o solo é saudável. É mais seguro comprar sementes de produtores confiáveis.

Antes do plantio, trate o solo com enxofre coloidal (dilua 40 g da solução em um balde de água) e regue a área. Em vez de enxofre, às vezes é usada uma solução de calda bordalesa a 1%: dissolva 100 g da solução em um balde de água. Após a rega, polvilhe o solo com areia. Antes do plantio, inspecione cuidadosamente as mudas e descarte quaisquer plantas fracas ou com aparência doentia. Sementes doentes também podem se tornar uma fonte de apodrecimento. Elas também são desinfetadas colocando-as em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Se a canela-preta destruiu todas as suas mudas, você precisa desinfetar os recipientes (caixas, recipientes, vasos) antes de semear novas sementes. Uma solução de permanganato de potássio funciona bem para isso. Despeje sobre os recipientes e seque-os.
Somente dessa forma, observando todas as medidas preventivas e criando as condições necessárias, você poderá cultivar mudas de pepino saudáveis e aproveitar a colheita.
Variedades resistentes
Os esforços de melhoramento genético resultaram em variedades de pepino relativamente resistentes à podridão. São chamadas de híbridas, identificadas pela letra F na embalagem. Os melhoristas afirmam que os híbridos são mais resistentes a muitas doenças. Por exemplo, o pepino Nezhinsky foi desenvolvido para cultivo em áreas com agricultura de risco. Tolera facilmente baixa luminosidade, baixas temperaturas e diversas doenças de podridão.
As variedades Aprelskiy, Delikatesny, Rodnichok, Mechta dachnika, Sem' gnomov e muitas outras com a designação F1 provaram ser pepinos viáveis, resistentes a muitas doenças de cultivo e pouco exigentes para o solo e as condições de cultivo.
Talvez haja apenas uma desvantagem nos pepinos híbridos: a impossibilidade de colher as sementes por conta própria, o que alguns jardineiros consideram indesejável. Os híbridos também são mais caros. No entanto, são resistentes à canela preta e outras doenças.











