Epin, um produto produzido exclusivamente na Rússia e cujas instruções de uso em pepinos são discutidas abaixo, não causa dependência e praticamente não interrompe os estágios naturais de crescimento de pepinos e outras plantas. É mais frequentemente usado para embeber sementes antes do plantio e para tratar plantas em folhagens verdes.
Brevemente sobre a finalidade do medicamento
De acordo com as instruções de uso, o Epin Extra Stimulant deve ser usado nos seguintes casos:
- estimulação de sementes de pepino antes da semeadura direta no solo ou em recipientes de mudas;
- processamento de mudas jovens de híbridos de pepino antes de plantá-las em canteiros permanentes;
- para aumentar o rendimento do híbrido;
- em caso de onda de frio repentina, seca, falta de luz solar.

O produto é seguro. Não tem efeitos nocivos em pepinos ou outras plantas. O estimulante se decompõe quando exposto à luz ultravioleta. Os agricultores não precisam se preocupar com overdose, pois a própria planta rejeitará qualquer excesso.
Os agricultores frequentemente perguntam se é possível plantar plantas que atraem abelhas perto dos híbridos de pepino que estão pulverizando, caso planejem pulverizar os arbustos com o produto descrito. De acordo com o fabricante, o produto praticamente não tem efeito sobre os insetos.
O estimulante é rapidamente absorvido pelos pepinos e seu efeito dura por um período suficiente, pois foi desenvolvido para o crescimento de híbridos de pepino no meio da estação. A liberação completa da substância ativa dos caules e folhas leva de 14 a 15 dias. Portanto, recomenda-se tratar as folhas com o estimulante no máximo duas semanas após a aplicação.
O tratamento de pepinos aumenta sua resistência a doenças como míldio, crestamento bacteriano, sarna e murcha de fusarium. O produto pode ajudar a revitalizar plantas enfraquecidas. Em alguns casos, a aplicação deste produto leva até mesmo ao rejuvenescimento de caules velhos. Cientistas descobriram que a solução estimulante ajuda os pepinos a aumentar a formação de brotos laterais. O produto ajuda as plantas a remover metais pesados, nitratos e pesticidas das folhas e caules.

Algumas recomendações para jardineiros
Para combater infecções fúngicas em pepinos híbridos, este produto é usado em combinação com outros tratamentos. Este método de tratamento ajuda a prevenir ou reduzir significativamente o risco de reinfecção de pepinos por fungos.
No entanto, os agricultores devem estar cientes de que o ingrediente ativo do estimulante é destruído pela exposição à radiação solar. Um ambiente alcalino também afeta negativamente a eficácia do produto. Para eliminar esses obstáculos, os especialistas aconselham tratar os pepinos à noite.
A alcalinidade da água deve ser testada antes da diluição da solução. Portanto, os jardineiros usam água fervida ou adicionam ácido cítrico para preparar a solução. Vinagre também pode ser usado para esse fim. Alguns agricultores tentam usar a solução descrita ao regar suas plantas. Isso não é recomendado, pois o efeito terapêutico será anulado pela presença de componentes alcalinos no solo.

Como usar um estimulante no cultivo de pepinos
Para estimular o crescimento do material de plantio, mergulhe as sementes em uma solução aquosa de 1-2% da preparação. As sementes são imersas em um recipiente com a mistura estimulante e deixadas lá por 2 horas. Use água em temperatura ambiente para a solução.
As mudas são tratadas com a mistura antes do plantio em seu solo permanente. A solução é aplicada nas folhas jovens das mudas. O tratamento é repetido após 7 a 8 dias nos pepinos recém-plantados. Se o agricultor deseja aumentar a produtividade dos pepinos e melhorar seu sabor, as plantas devem ser tratadas quando a segunda folha aparecer. Para consolidar os resultados, o tratamento é repetido durante o período de floração.
Para proteger os pepinos da infecção fúngica, utiliza-se uma dosagem diferente. Dilua 1,2 ml do estimulante em um balde com 6 litros de água fervida. A solução resultante rende aproximadamente 5 a 6 litros, o que é suficiente para tratar cem metros quadrados de terra.

Se forem esperadas condições climáticas desfavoráveis, uma solução a 2% da preparação é usada para proteger os pepinos. O procedimento é realizado uma vez. Pulverize todas as folhas das plantas de pepino com Epin.
Durante infestações de pragas de jardim, o produto é usado em conjunto com pesticidas químicos. Para isso, os arbustos afetados são primeiramente tratados com os produtos químicos, seguidos de uma solução a 2% do estimulante, que é aplicada nas folhas de plantas saudáveis. Isso previne parcialmente os danos causados pelas pragas às plantações de pepino.
A solução preparada só é válida por 24 horas. Aplique a solução uniformemente em toda a superfície das folhas de pepino. Usar uma mistura vencida pode reduzir drasticamente a produção de pepino ou promover infecção bacteriana.

Medidas de segurança e armazenamento do produto
Segundo os fabricantes, o ingrediente ativo utilizado no estimulante não é classificado como químico tóxico. O produto é inofensivo para humanos e animais de sangue quente, sendo seguro para peixes e insetos. É classificado como nível de perigo 3. O álcool etílico industrial serve como solvente para o ingrediente ativo. As gotas estimulantes praticamente não têm efeito no meio ambiente.
Recomenda-se armazenar o medicamento em sua embalagem original. O local de armazenamento deve ser mantido em temperatura ambiente. O medicamento tem validade de 3 anos a partir da data de fabricação.











