- Histórico de seleção e características da cultura
- Descrição da variedade de pepino cobra chinês
- Tamanho e sabor das frutas
- Aspecto do arbusto e do sistema radicular
- Floração, polinização e rendimento
- Épocas de plantio e processo tecnológico
- Em campo aberto
- Em condições de estufa
- Como cuidar de uma cobra chinesa
- Frequência de irrigação
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Beliscando enteados
- Como e com o que fertilizar os arbustos
- Formação de chicotes
- Tratamento para doenças
- Quando colher e como armazenar
- Possíveis problemas crescentes
- Avaliações da variedade por jardineiros experientes
Uma das hortaliças mais populares é o pepino-cobra chinês. Isso não é nenhuma surpresa. Esta variedade é bastante fértil, fácil de cultivar e se adapta a qualquer tipo de solo. Além disso, produz altos rendimentos tanto em ambientes internos quanto externos. Quanto ao período de frutificação do pepino, ele depende de práticas agrícolas adequadas.
Histórico de seleção e características da cultura
O pepino-cobra chinês é uma hortaliça de maturação precoce e alto rendimento. A variedade foi desenvolvida no início do século XXI por criadores chineses. Em 2015, o pepino-cobra chinês foi adicionado ao Registro Estatal de Conquistas de Melhoramento. Desde então, é cultivado na Rússia.
A variedade foi originalmente cultivada para cultivo em estufas. No entanto, como a prática do cultivo de vegetais demonstrou, os pepinos também podem ser cultivados em canteiros ao ar livre.
Pelas suas características, o pepino-cobra chinês é uma cultura frutífera. Seguindo as instruções de cultivo, qualquer jardineiro pode cultivar pepinos gigantes e decorativos com um sabor incomum.
Descrição da variedade de pepino cobra chinês
Ao contrário das variedades tradicionais de pepino, o pepino-cobra chinês é considerado uma planta incomum. Vamos analisar mais detalhadamente a descrição e as características distintivas da variedade.

Tamanho e sabor das frutas
A principal característica distintiva da cobra chinesa são seus frutos.
Descrição detalhada dos pepinos:
- forma – sinuosa, cilíndrica;
- comprimento – 70-80 centímetros;
- diâmetro – 7-8 centímetros;
- peso – 300-400 gramas;
- a casca é verde escura, coberta de caroços e espinhos;
- A polpa é branca, suculenta, com poucas sementes.
Os pepinos-cobra chineses são versáteis. Seu sabor doce e não amargo os torna ideais para consumo fresco e conservas de inverno.

Aspecto do arbusto e do sistema radicular
A variedade Cobra Chinesa é uma cultivar indeterminada. Sem poda, o caule principal do arbusto atinge aproximadamente 3,5 metros. A planta possui poucos brotos laterais, mas numerosas folhas verde-escuras, pentalobadas.
O sistema radicular da variedade é bem desenvolvido e superficial. A raiz central é pouco definida, consistindo principalmente de numerosos ramos brancos, curtos e filiformes.
Floração, polinização e rendimento
A planta-cobra chinesa é partenocárpica, o que significa que não requer polinização. O ovário do fruto é formado por inflorescências femininas, localizadas individualmente em cada nó. As flores da planta são amarelo-claras e consistem em quatro pétalas em forma de cunha contendo os pistilos e os estames.

A Cobra Chinesa é considerada a variedade mais precoce. Quando cultivada corretamente, os frutos amadurecem em até um mês após o plantio. A variedade também é famosa por sua alta produtividade. Um arbusto produz mais de 25 quilos de frutos.
Épocas de plantio e processo tecnológico
Os frutos da raiz-de-cobra chinesa podem ser cultivados em canteiros, ao ar livre ou em estufas. No entanto, recomenda-se o cultivo desta hortaliça apenas com mudas. As sementes desta variedade apresentam baixa taxa de germinação. Vejamos o momento do plantio e o processo de produção de mudas para cada método separadamente.

Em campo aberto
Para garantir que as mudas de pepino cresçam bem ao ar livre, é recomendável plantar as sementes 30 dias antes da data prevista de plantio.
O processo tecnológico para obtenção de mudas por este método envolve as seguintes etapas:
- Preparação das sementes. Antes do plantio, as sementes de pepino são embebidas em uma solução morna de permanganato de potássio por 10 minutos. Após esse tempo, são tratadas com trichoderma.
- Semeando as sementes. Encha um recipiente para mudas com solo fértil. Coloque as sementes a 2 centímetros de profundidade no solo e regue com água morna. Cubra o recipiente com filme plástico e guarde em local escuro e aquecido até que os primeiros brotos apareçam.
- Cultivo de mudas. Após o surgimento dos primeiros brotos de pepino, o recipiente de sementes é movido para uma área bem iluminada. A película protetora é removida do recipiente. No entanto, durante os primeiros dias, ela deve ser removida por apenas 2 a 3 horas. Isso permitirá que as mudas se aclimatem gradualmente ao novo microclima.

Transplante as mudas para terreno aberto no início de junho, em solo bem aquecido e fertilizado. Húmus, terra preta, cinzas e salitre são usados como corretivos do solo. Padrão de plantio: 3 plantas por metro quadrado.
Em condições de estufa
A semeadura e o cultivo de mudas para estufas são semelhantes aos de áreas abertas. A única diferença é o momento do transplante. As plantas são plantadas em estufas de 2 a 3 semanas antes do que em canteiros abertos.
Após o transplante dos pepinos, é importante monitorar o microclima nas estufas. Para isso, as estruturas da estufa devem ser ventiladas regularmente à noite e pela manhã. Além disso, evite que a água fique estagnada no solo ou na folhagem das plantas.

Como cuidar de uma cobra chinesa
O pepino-cobra chinês é considerado uma cultura fácil de cultivar. No entanto, o rendimento da variedade depende de um manejo agrícola adequado.
Frequência de irrigação
Esta hortaliça gosta bastante de umidade. Por isso, é aconselhável regá-la diariamente, especialmente em dias secos.
Padrões de rega para a planta cobra chinesa:
- mudas – 1 litro de água por arbusto.
- plantas adultas – de 7 a 10 litros de umidade por arbusto.

Neste caso, as plantas devem ser regadas somente com água morna e sedimentada.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
Como a planta cobra chinesa tem um sistema radicular raso, o cultivo do solo deve ser realizado com extremo cuidado. Não revolva o solo durante a soltura. Quebrar a crosta superficial é suficiente para saturá-la com oxigênio. A profundidade ideal de soltura é considerada de 4 a 5 centímetros.
Para proteger o sistema radicular das oscilações de temperatura, recomenda-se a cobertura morta ao redor do tronco da planta. Folhas secas, serragem e composto à base de esterco são boas opções para cobertura morta.

Beliscando enteados
Embora a planta cobra chinesa tenha poucos brotos laterais, seus arbustos ainda precisam de poda lateral. Durante o cultivo, todos os caules secundários que surgem do tronco principal são removidos. Os brotos são pinçados apenas no ponto em que se ramificam.
Importante! Durante o trabalho agrícola, não danifique as gavinhas aderentes das plantas em hipótese alguma.
Como e com o que fertilizar os arbustos
Como esta hortaliça cresce rapidamente e produz frutos por muito tempo, ela requer fertilização regular. A primeira aplicação é feita 10 dias após o transplante das mudas para o local de cultivo definitivo. Uma infusão de pão feita com cascas de farinha e água é usada como fertilizante. As plantas são então fertilizadas com ureia e uma solução de verbasco a cada 10 dias.

Formação de chicotes
Os pepinos-cobra chineses são plantas altas que precisam de suporte para uma boa frutificação. Treliças são instaladas ao redor do perímetro de todas as plantas plantadas, tanto vertical quanto horizontalmente. O comprimento ideal do suporte é considerado 1,8 metros.
As videiras de pepino são colocadas em treliças 5 dias após o plantio. As plantas então se fixam naturalmente.
Tratamento para doenças
Uma característica distintiva desta variedade é a sua resistência à maioria das doenças do pepino. No entanto, como demonstrado pela prática do cultivo de vegetais, a cobra chinesa apresenta baixa resistência à ferrugem. Portanto, para proteger as plantas desta doença, elas devem ser inspecionadas regularmente.

Caso sejam detectados pontos de ferrugem, serão tomadas as seguintes medidas:
- As áreas danificadas das plantas são removidas e queimadas.
- Os arbustos de pepino são tratados com mistura bordalesa.
Nos casos em que os pepinos são danificados por pragas de insetos, são utilizados produtos como Fitoverm e Actellic.
Quando colher e como armazenar
Apesar de suas muitas qualidades positivas, o pepino-cobra chinês tem uma desvantagem significativa. Uma desvantagem dessa variedade é sua curta vida útil. Um dia após a colheita, a casca do pepino fica flácida e a polpa adquire um sabor ligeiramente amargo.
Dica! Para aumentar a vida útil da fruta, recomenda-se colhê-la com um pequeno pedaço do caule.
A colheita é realizada à medida que amadurece, normalmente a cada 2-3 dias.

Possíveis problemas crescentes
Jardineiros podem encontrar vários problemas ao cultivar a raiz-de-cobra chinesa. Os mais comuns são:
- Folhas amareladas e caindo. Este defeito pode ser causado por irrigação inadequada. Os pepinos devem ser regados pela raiz, de manhã e à noite.
- Frutificação deficiente. Este problema geralmente é causado pela falta de insetos polinizadores. Você pode corrigir isso sozinho. Basta usar uma escova para transferir o pólen de uma flor para outra.
- Queda de pepino. Pepinos verdes geralmente caem dos arbustos devido à deficiência de minerais no solo. Portanto, se esse problema ocorrer, recomenda-se fertilizar o solo com potássio ou fósforo.
Se plantas com aparência saudável perderem folhas durante a frutificação ativa, não se desespere. Isso é considerado normal para esta variedade.

Avaliações da variedade por jardineiros experientes
Vinogradova E. M. 33 anos, Saratov
Pessoalmente, não gostei desta variedade. Cultivá-la requer a construção de suportes enormes, que ocupam um espaço considerável. Além disso, os frutos em si não são tão crocantes quanto a descrição da variedade sugere. E, devido ao seu tamanho grande, os pepinos não são adequados para conservas em conserva.
Ivanova V.N., 57 anos, região de Tyumen
Recomendo a Cobra Chinesa a todos. Cultivo-a há vários anos e nunca me decepcionou. A produção é excelente. Colho pelo menos 30 quilos de pepinos de uma única planta. Os frutos são de alta qualidade comercial. Além disso, um pepino é suficiente para fazer uma salada para duas ou três pessoas da família. Para esclarecer, cultivo esta variedade em estufa.
Krotova M. Yu., 60 anos, Mezhdurechensk
Também me apaixonei pela Cobra Chinesa. Construí uma estufa separada, com suportes altos, especialmente para essa variedade. Apesar dos altos custos, a variedade se provou. Todos os anos, ela produz uma safra consistentemente alta de pepinos excepcionalmente grandes. Os pepinos são suculentos e crocantes. São excelentes conservas para o inverno. E são muito saborosos frescos também.











