O pepino "Veselye Gnomiki" F1 pertence a um grupo de híbridos cujos frutos crescem em cachos, que lembram cachos de banana. Esta variedade produz altos rendimentos mesmo em climas desfavoráveis. Este vegetal pode até ser cultivado em ambientes internos, em varandas ou galerias. No entanto, a produtividade cai de 20 a 30%. Os frutos podem ser transportados por qualquer distância. O Vesyolye Gnomiki pode ser armazenado em local fresco por até 1,5 mês. Os vegetais são consumidos frescos ou enlatados para o inverno.
Características técnicas do híbrido
A descrição da planta é a seguinte:
- Esta variedade pertence ao grupo dos híbridos de maturação precoce. A estação de crescimento, desde os primeiros brotos até a frutificação, dura aproximadamente 40 dias, independentemente de os pepinos serem cultivados ao ar livre ou em estufas.
- O híbrido não requer polinização por insetos. Os arbustos atingem cerca de 1,2 m de altura (em estufa), por isso precisam ser amarrados a uma treliça. A planta é cultivada a partir de um único caule.
- O híbrido requer remoção constante dos brotos laterais. Até cinco frutos se desenvolvem na axila do pepino. A planta tem imunidade aumentada à maioria das doenças.
- Os frutos têm de 80 a 90 mm de comprimento e pesam em média 80 g, embora muitos jardineiros tenham conseguido cultivar exemplares que pesam até 0,1 kg. A face florida do pepino é verde-clara com listras amarelas (que se estendem até a metade do comprimento do fruto), enquanto o corpo principal do vegetal é verde-escuro.
- A superfície do vegetal é coberta de caroços e espinhos brancos, mas a casca da fruta é bem fina, e a polpa é suculenta e crocante.

Avaliações de produtores indicam que o Vesyolye Gnomiki rende de 5 a 7 kg por arbusto. A frutificação continua até o final de agosto. Embora os pepinos não cresçam demais, recomenda-se a colheita na hora certa para evitar que o arbusto seque.
Como cultivar vegetais você mesmo?
As mudas são germinadas a partir das sementes, mergulhando-as em água morna. Em seguida, o material de plantio é colocado sobre um guardanapo para secar. Após dois dias, 90% das sementes desenvolveram raízes. Após esse período, elas podem ser plantadas no solo. Na maioria das vezes, para o cultivo de mudas, as sementes são semeadas em recipientes individuais. Isso ocorre no início de março. O solo deve estar solto e fertilizado com esterco ou turfa.

Se as sementes forem semeadas em copos plásticos, elas devem ser plantadas a uma profundidade de 15 a 30 mm. Ao usar uma bandeja de sementes comum, deixe 70 mm entre as sementes e 20 cm entre as fileiras.
Até que os brotos se desenvolvam, cubra o recipiente com vidro ou filme transparente. Assim que as mudas emergirem, mantenha o solo levemente úmido. A fertilização dos brotos começa quando eles desenvolvem duas folhas.

Quando as mudas atingem 25 a 30 dias de idade, são transplantadas para o local permanente. Se o plantio for ao ar livre, não mais do que três plantas por metro quadrado, e até cinco mudas por metro quadrado em estufa.
As mudas são transplantadas para uma área aberta em maio. O solo é fertilizado com fertilizante orgânico e revolvido. As mudas são plantadas em um padrão de 0,3 x 0,7 m.
Em regiões de clima frio, as mudas são transferidas para canteiros em estufa. Isso ocorre nos últimos dez dias de abril.

Como cuidar dos arbustos antes da frutificação?
Regue com água morna e estável uma vez a cada dois dias. Isso geralmente é feito no final da noite. Durante o verão quente, a rega é adiada para o início da manhã. Para evitar queimaduras, evite que as folhas entrem em contato com a umidade. Durante ondas de frio repentinas, reduza a frequência de rega para uma vez a cada cinco dias.
Fertilize os arbustos com fertilizantes complexos, alternando-os com misturas orgânicas. É melhor combinar a fertilização com a rega. A primeira aplicação deve ser feita duas semanas após o transplante das plantas para o solo permanente. Fertilize os arbustos a cada 9 a 10 dias a partir de então. A fertilização deve ser continuada mesmo durante a frutificação.

Quando os arbustos estão crescendo, são usados fertilizantes de nitrogênio; durante a floração, eles mudam para fósforo; e depois que os frutos aparecem, as plantas são alimentadas com ingredientes de fósforo e nitrogênio. O híbrido deve ser tratado com estimulantes de crescimento duas vezes por estação. No início, isso é feito quando os brotos se abrem e depois durante a floração intensiva.
Embora os Gnomos Alegres sejam resistentes a doenças, medidas preventivas não devem ser negligenciadas. O uso de Fitosporina é recomendado para esse fim.
O híbrido pode ser suscetível a pulgões. Para controlá-los, recomenda-se o uso de soluções de sabão ou cinzas. Alguns jardineiros usam diversas infusões ou decocções de ervas. Se estas não matarem os insetos, devem ser utilizados pesticidas orgânicos disponíveis comercialmente.











Estes pepinos estão longe de ser os maiores, mas, na minha opinião, são os mais deliciosos e com uma aparência agradável. Se eu fizer conservas destes pepinos, eles ficam doces em qualquer formato e, em um pote, também ficam crocantes.