O rabanete vermelho é muito menos conhecido por jardineiros e donas de casa do que o daikon preto, verde ou branco, amplamente cultivado. Este vegetal tem aparência semelhante a um rabanete; alguns botânicos o consideram uma variedade de rabanete ou um híbrido resultante do cruzamento com um rabanete comum. No entanto, esta variedade incomum possui algumas características únicas. Vamos explorar o que torna o rabanete vermelho único, seus benefícios e suas potenciais desvantagens.
Descrição da variedade
O rabanete vermelho se assemelha a um rabanete muito grande na aparência. Os frutos são redondos ou alongados, às vezes cilíndricos. Dependendo da variedade, cada rabanete pode pesar entre 200 e 800 gramas. O peso médio é de 400 gramas.
A maioria das variedades tem casca rosa-avermelhada e polpa branca. No entanto, existem outras que são brancas por fora e vermelhas por dentro — como, por exemplo, o rabanete japonês. Essas frutas têm uma aparência bonita e incomum; não podem ser confundidas com um rabanete crescido demais.
O vegetal tem um sabor amargo, mais suave que o da variedade preta, mas ainda um pouco picante, não áspero. rabanetes com polpa rosa o amargor pode estar completamente ausente.
É consumido fresco, o que o torna mais saboroso e saudável, mas também pode ser cozido, como em um ensopado com outros vegetais de raiz. Conserva-se bem no inverno.

As folhas jovens do rabanete também são consumidas, pois possuem sabor picante e propriedades antimicrobianas. As folhas frescas e crocantes são perfeitas para saladas e sopas.
A planta em si é bienal; no primeiro ano ela produz apenas raízes e no segundo ano – sementes.
Conteúdo calórico
Como a maioria dos vegetais, os vegetais de raiz vermelha são baixos em calorias e são um complemento perfeito para a dieta de quem está controlando o peso e tentando perder peso. 100 gramas do produto contêm apenas 20 quilocalorias, incluindo:
- proteínas – 1,2 gramas;
- gorduras – 0,1 gramas;
- carboidratos – 3,5 gramas.
Composto
O vegetal contém muita fibra vegetal, necessária para o funcionamento intestinal, e fibras. Qualquer variedades de rabanete contém óleo de mostarda, óleos essenciais e fitoncidas.
Também digno de atenção é o rico complexo de vitaminas e minerais - vitaminas A e B, C - ácido ascórbico, H. Entre os sais minerais, contém potássio, fósforo, cobre, magnésio, sódio, cálcio, ferro, enxofre, iodo.
Propriedades benéficas
A rica composição do rabanete vermelho lhe confere uma série de propriedades benéficas à saúde, entre as quais se destacam:
- Efeito no trato gastrointestinal: as fibras estimulam a digestão e ajudam a combater a constipação, enquanto os aminoácidos e os sais têm efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios em muitas doenças digestivas.
- Ajuda tanto a perder quanto a ganhar peso.

- Combatendo a deficiência de vitaminas, essa qualidade é especialmente útil no final do inverno e no início da primavera, quando muitos sofrem com a falta de vegetais frescos.
- Fortalece o sistema imunológico; facilita o combate a resfriados.
- O tratamento dos brônquios e pulmões pode ser observado separadamente, já que para tais doenças, o rabanete vermelho é usado não apenas como alimento, mas também na forma de suco e inalações.
- Para doenças articulares, reumatismo e artrite, o suco de rabanete também é usado externamente para fricção.
- Alivia o inchaço – o vegetal tem efeito diurético e colerético.
Receitas de medicina tradicional
Importante: Se você tem tendência a alergias ou alguma doença, especialmente crônica, consulte um médico antes de usar medicamentos alternativos!
Um remédio comum e seguro para tosse, quando usado corretamente, é o suco de rabanete com mel. O teor vitamínico desta raiz vegetal aumenta a capacidade do corpo de combater vírus, enquanto o enxofre facilita a eliminação do muco.
Você precisará de um rabanete de tamanho médio. Primeiro, corte a parte superior e, em seguida, raspe a polpa, deixando as paredes com no máximo 2 centímetros de espessura. Preencha metade da cavidade com mel natural de alta qualidade, de qualquer tipo. Após 10 a 12 horas, o rabanete liberará suco. Essa mistura com mel é usada para tratar tosse.

Adultos devem tomar uma colher de sopa do suco de 4 a 5 vezes ao dia, enquanto crianças devem tomar uma colher de chá de 3 a 4 vezes ao dia. Este remédio não é recomendado para crianças menores de 3 anos.
Quem busca perder peso e manter o trato digestivo saudável deve consumir uma salada com rabanete vermelho fresco de 3 a 4 vezes por semana. Rale o rabanete descascado em um ralador grosso, adicione pepinos frescos, cenouras, repolho, sementes de gergelim torradas e tempere com azeite ou iogurte sem açúcar. Para mais saciedade e proteína, adicione um ovo cozido picado à salada.
Suco de raiz vegetal, bem como uma mistura com outros sucos de vegetais — beterraba, cenoura e cebola — pode ajudar a prevenir e tratar a anemia. Para obter o suco, use o método da receita de remédio para tosse ou rale o vegetal finamente usando um ralador ou em um processador de alimentos e pressione através de um pano de algodão.
Efeitos nocivos do rabanete vermelho
O vegetal em si não contém nenhum componente inequivocamente prejudicial. No entanto, em certas condições, alguns de seus componentes podem ser prejudiciais à saúde. Entre eles, estão fibras alimentares grossas e óleos essenciais.
O rabanete vermelho pode causar reações alérgicas, especialmente em crianças pequenas!
Contraindicações
Como esta raiz vegetal acelera a função intestinal e promove a produção de ácido gástrico, não deve ser consumida em grandes quantidades por pessoas com acidez estomacal elevada, doença do refluxo gastroesofágico ou tendência à azia. Rabanetes também são contraindicados durante crises de úlcera e colite.

Também não deve ser usado em casos de defeitos cardíacos e doenças renais inflamatórias.
Este vegetal não é recomendado para gestantes, pois pode causar tônus uterino excessivo, assim como para lactantes e crianças menores de 5 anos devido a possíveis problemas gastrointestinais.
Experimente cultivar uma das variedades de rabanete vermelho em seu jardim para ver você mesmo os benefícios e o excelente sabor desse vegetal de raiz incomum!












Lindo e muito gostoso