Cultivo, plantio e cuidados com rabanete Margilan em campo aberto

O rabanete verde, ou rabanete Margilan, requer cultivo e cuidados, além do conhecimento necessário para garantir uma colheita digna deste vegetal rico em vitaminas. A planta é fácil de cultivar; em condições climáticas normais, raízes de maturação precoce podem ser plantadas e colhidas diversas vezes. A cultura não requer cuidados especiais, mas as práticas básicas de plantio e cultivo devem ser seguidas com total responsabilidade e atenção.

Descrição da variedade

A polpa verde e deliciosa deste vegetal de raiz, com veios escuros, realça qualquer salada. Dependendo da variedade e do tempo de maturação, a planta está pronta para a colheita em 2 a 3 meses. A superfície externa pode ser esmeralda, leitosa ou em vários tons de vermelho.

As folhas da planta, independentemente da variedade e da cor interna, são sempre de um verde intenso. A polpa é crocante e livre do amargor comum a muitas variedades de rabanete. As raízes são cilíndricas ou redondas. O comprimento máximo das raízes é de 160 milímetros, e seu diâmetro varia de 70 a 100 milímetros.

O peso de 1 raiz vegetal pode chegar a 1000 gramas, mas, em média, o rabanete verde pesa 300-400 gramas.

Benefícios e malefícios

O rabanete Margilan não é um rabanete rico em vitaminas em comparação com outras raízes. No entanto, a polpa contém mais minerais e metais benéficos. Seu teor de ferro, magnésio e manganês de fácil digestão, aliado ao seu baixo teor calórico, o torna adequado para necessidades dietéticas, distúrbios gastrointestinais e obesidade.

aparência do rabanete Margilan

Comer rabanete ajuda a normalizar a função renal e hepática e a limpar suavemente o intestino em casos de intoxicação e constipação. Minerais e multivitaminas ajudam a aumentar o apetite, normalizar o sistema imunológico e estimular os processos metabólicos. Suco de rabanete, de qualquer tipo, ajuda a aliviar dores de garganta.

Não é recomendado comer este tipo de raiz vegetal para pessoas com doenças gastrointestinais crônicas ou se o corpo tiver intolerância individual ao produto.

Importante! A polpa suculenta e não amarga do rabanete Margilan o torna adequado para tratar crianças — elas adoram beber seu suco com mel quando estão resfriadas.

Trabalho preparatório

Cultivo de rabanetes verdes É possível cultivar em praticamente qualquer tipo de solo e em condições de pouca luz. No entanto, para obter uma colheita decente, o jardineiro precisará realizar uma série de etapas preparatórias e fornecer às plantas condições favoráveis ​​para o crescimento e desenvolvimento das raízes.
Preparação de sementes

A taxa de germinação e o rendimento dos vegetais dependem desse trabalho. Ao comprar sementes, certifique-se de verificar as datas de validade e a qualidade das sementes. Evite usar sementes enrugadas, secas ou danificadas. Para triagem e preparação, mergulhe as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio com um estimulante de crescimento.

Remova as sementes flutuantes e deixe as saudáveis ​​de molho em uma solução nutritiva e desinfetante por 24 horas. Durante esse período, brotarão e as sementes poderão ser plantadas ao ar livre.

Importante! A principal estação para o plantio de rabanetes é a primavera, mas se o clima esquentar muito cedo, a planta pode produzir hastes florais e a raiz pode parar de crescer. Essas plantações devem ser removidas e as sementes replantadas. Os rabanetes podem ser colhidos antes da primeira geada.

Rabanete Margilan no jardim

Escolhendo um local para cultivar rabanete Margilan

Para o plantio, selecione um canteiro com pH levemente ácido ou neutro. Solos muito ácidos, ao utilizar fertilizantes orgânicos, exigirão calagem com adição de 200 gramas de cal virgem por metro quadrado.

Não é recomendado plantar a planta em canteiros com ventos constantes do norte ou em áreas sombreadas. Nessas áreas, o desenvolvimento dos rabanetes será significativamente retardado e a produtividade será baixa.

Importante! Ao escolher o local de plantio, considere uma área previamente ocupada por cebolas, alho, tomates e todos os tipos de leguminosas. Não é recomendado cultivar rabanete Margilan em áreas previamente ocupadas por plantas crucíferas.

Pousar

O plantio de sementes em campo aberto é o principal método de propagação de rabanetes. O processo é realizado em várias etapas.

Solo

A cama é preparada no período pré-inverno:

  • fertilizantes orgânicos e minerais são espalhados uniformemente por toda a superfície do canteiro na proporção de 5 a 6 quilos de esterco ou composto, 200 gramas de superfosfato, até 40 gramas de magnésio e 200 a 300 gramas de cinzas de madeira por 1 metro quadrado;
  • eles cavam o solo com uma baioneta, removendo todas as raízes de ervas daninhas e brotos basais de árvores ou arbustos;
  • Rabanetes são melhor cultivados em canteiros elevados, utilizando tábuas. O nível do solo é elevado em 100-150 milímetros, e toda a superfície do canteiro é coberta com uma solução nutritiva de fertilizantes orgânicos e minerais.
  • Não aplique fertilizante no solo imediatamente antes do plantio. O esterco fresco pode reduzir o sabor da raiz e encurtar sua vida útil.

aparência do rabanete Margilan

Datas de plantio

O plantio principal das raízes é feito na primavera. O momento depende da precocidade dos vegetais, das características da variedade e da zona climática. Quando a temperatura estiver estável e pelo menos 18 °C , as plantas estão crescendo ativamente, mas as sementes eclodem a uma temperatura do solo de 4 Se a primavera chegar cedo e o calor começar antes que as raízes se formem, o tamanho do rabanete diminuirá significativamente, exigindo o plantio no verão.

É realizado a uma temperatura média diária de 25-27 Nas regiões do norte, a melhor época para plantar rabanetes é no final de julho ou início de agosto. À medida que o calor diminui gradualmente, os jardineiros terão tempo para estocar suculentos rabanetes Margilan antes que a geada chegue.

Procedimento de embarque

O trabalho é realizado em várias etapas:

  • Ao plantar cedo, umedeça o solo com um regador e cubra-o com plástico preto ou material de cobertura alguns dias antes. Isso permitirá que o solo aqueça rapidamente até uma temperatura confortável.
  • O solo é solto e sulcos são feitos com uma enxada. A profundidade é de 20 a 30 milímetros. O espaçamento entre as fileiras é de pelo menos 300 milímetros;
  • Coloque algumas sementes no sulco a uma distância de 100-150 milímetros. Em seguida, você pode selecionar uma muda forte e remover a segunda ou transplantá-la para outro lugar;

Rabanete Margilan no jardim

  • Se as sementes forem plantadas usando o método de "ninho quadrado", os buracos com as sementes são dispostos como em um tabuleiro de xadrez, e várias sementes são colocadas em cada um;
  • as sementes são cobertas com terra solta e leve, o solo é regado com uma “chuva” de um regador e coberto com uma camada de serragem ou turfa para cobrir o canteiro;
  • Recomenda-se cobrir o canteiro com filme plástico para criar um microclima, que deve ser removido 4 a 5 dias após o surgimento dos primeiros brotos.

Importante! A taxa mínima de consumo de sementes para variedades precoces é de até 2 gramas por metro quadrado, e para rabanetes de maturação tardia, 0,6 gramas por metro quadrado.

Cuidado

A manutenção não exige muito tempo e esforço, mas essas operações devem ser realizadas com total responsabilidade.

Desbaste

Este é um procedimento importante, pois o plantio denso leva ao espigamento e à redução do tamanho das raízes. Se o plantio for muito denso, serão necessários 2 a 3 desbastes por estação, deixando apenas as mudas mais fortes:

  1. Quando os dois primeiros pares de folhas aparecerem nos arbustos, retire as plantas fracas, deixando um espaço mínimo de até 150 milímetros. Se os arbustos estiverem fortes, podem ser transplantados com o torrão para um novo local, mas essa muda ficará atrasada no desenvolvimento.
  2. Os rabanetes estão começando a brotar. Brotos fracos e plantas com folhagem descolorida devem ser removidos.
  3. As raízes cresceram até um tamanho de 5 milímetros; todas as plantas em excesso são removidas, deixando um espaçamento entre fileiras de 200 milímetros.

Dica! Remova as folhas grandes e amareladas para evitar que elas suguem a seiva necessária para o crescimento do rabanete.

Rabanete Margilan por dentro

Rega

A planta não gosta de excesso de água, mas precisa que o solo sob os arbustos seja mantido constantemente úmido e solto. Para resolver o problema da irrigação, recomenda-se instalar um sistema de irrigação por gotejamento, repor regularmente a camada de cobertura morta e soltar o solo após cada rega.

Durante os períodos de seca, aumente a frequência de rega, mantendo o mesmo volume. Durante os verões chuvosos, reduza a rega ao mínimo.

Importante! O excesso de umidade pode causar doenças fúngicas. Uma planta afetada pela podridão crescerá mais lentamente, o que reduzirá a produtividade do rabanete.

Cobertura superior

Durante o período de crescimento da cultura, ela é alimentada pelo menos duas vezes:

  1. Após o primeiro desbaste, é hora de fertilizar as plantas. As raízes podem ter sido danificadas durante o transplante, causando atraso no crescimento da planta. Aplique uma camada de cinza de madeira peneirada na proporção de 200 a 200 gramas por metro quadrado.
  2. O segundo procedimento é realizado quando os ovários do rabanete começam a crescer. É o momento de usar qualquer solução pronta contendo fertilizante de potássio e fósforo.

fertilizando o jardim

Prevenção de doenças e danos causados ​​por pragas

Entre as pragas, destacam-se a pulga-da-couve e as lesmas. Para controlá-las, são necessários tratamentos preventivos com infusão de folhas de tabaco ou pulverização com cinzas de madeira. Como medida preventiva, recomenda-se o plantio de calêndulas entre as fileiras; seu aroma repele moscas-da-couve e pulga-da-couve.

Para combater lesmas, use cintas de retenção entre as fileiras. Depois de cavar uma vala funda ao redor da fileira de rabanetes, preencha-a com cinzas e cal. Essa barreira impede a passagem de lesmas. E, claro, revolva constantemente o solo e colete as lesmas.

A única doença que se destaca é o mofo cinzento, que ocorre devido ao excesso de rega. Plantas severamente afetadas são tratadas com qualquer solução fungicida e a quantidade ou volume de rega é reduzido.

Colheita e armazenamento

O período mínimo de amadurecimento do rabanete Margilan é de 60 dias. A colheita é melhor realizada durante os meses mais quentes, quando o solo está mais seco. Sete a oito dias antes da colheita, as pontas são pressionadas com os pés para garantir que o rabanete receba mais nutrientes. Em solos pesados, as raízes precisam ser arrancadas com uma pá; em solos leves, elas crescem livremente com as pontas.

Importante! Não é recomendado atrasar a colheita dos rabanetes. Raízes maduras demais tornam-se duras e com polpa seca.

A colheita é deixada no canteiro por várias horas para secar. Durante esse tempo, os rabanetes são separados, as raízes danificadas são reservadas para consumo e as inteiras são armazenadas a granel em um porão ou adega. As raízes podem ser armazenadas em sacos plásticos com o gargalo ligeiramente aberto. A umidade do ambiente ou do saco deve ser de 80%.

aparência do rabanete Margilan

Conclusão

Preparar, plantar e cuidar do rabanete Margilan não exige muito tempo ou esforço dos jardineiros. Mas uma colheita de raízes suculentas e nutritivas ajudará a combater a deficiência de vitaminas no inverno e manterá crianças e entes queridos saudáveis ​​durante resfriados e dores de garganta. E saladas de rabanete deliciosas e saudáveis, com sua polpa colorida, alegrarão qualquer mesa festiva.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata