Descrição do rabanete como cultura de adubo verde, quando semear e tecnologia de cultivo

Jardineiros utilizam adubos verdes para melhorar a qualidade do solo e aumentar a fertilidade. Uma dessas culturas é o nabo forrageiro. Além de enriquecer o solo, produz uma boa colheita e é usado não apenas como alimento, mas também em produtos farmacêuticos, cosméticos e pode até ser uma excelente planta para mel. No entanto, para colher esses benefícios, o nabo forrageiro precisa ser tratado adequadamente como adubo verde.

História da aparência

O nabo forrageiro, ou rabanete-do-campo, foi cultivado pela primeira vez na antiguidade, na Ásia. De lá, espalhou-se posteriormente para a Europa, América do Norte e até mesmo para a Austrália. Nenhuma forma selvagem da planta foi descoberta.

Descrição e características do rabanete oleaginoso

O nabo forrageiro é uma planta herbácea anual ou perene. Pertence à família das Brassicaceae ou Cruciferae. Seus usos são amplos, desde o plantio como adubo verde até usos culinários e cosméticos, graças ao alto teor de óleo de suas sementes (aproximadamente 50%). No entanto, não forma uma raiz vegetal; a raiz em si é altamente ramificada. Seu rendimento de matéria verde é alto; quando plantado em épocas diferentes, pode render até três colheitas em uma única estação.

As principais propriedades benéficas da planta

As propriedades deste tipo de rabanete não se limitam a apenas uma aplicação. Mas seu principal benefício reside na melhoria do solo, enriquecendo-o com nutrientes essenciais.

rabanete oleaginoso

Como adubo verde

Não é de se admirar que esta cultura seja tão frequentemente usada em jardins para melhorar a qualidade do solo. Ela aumenta a produtividade mesmo quando o solo está severamente esgotado e outras plantas sofrem com doenças graves. Possui todas as propriedades necessárias:

  • ela cresce rápida e exuberantemente, produzindo muito verde, que é então usado para cobrir o solo e enriquecê-lo;
  • a raiz é longa, ramificada e vai muito mais fundo do que o sistema radicular de outras plantas, como resultado, o rabanete carrega nutrientes para a superfície de camadas que outras culturas não alcançariam e solta o solo;
  • suprime quase todas as ervas daninhas;
  • protege o solo do superaquecimento, ressecamento, intempéries e congelamento, por isso vale a pena deixá-lo para o inverno;
  • repele pragas, mas é atraente para polinizadores;
  • pouco exigente para o solo.

campo de rabanete de adubo verde

No entanto, este adubo verde não é adequado para plantas da sua própria família, as Crucíferas (repolho e outras). Ele enriquece bem o solo após o inverno e o início da primavera, com grãos e hortaliças. Também é plantado entre gramíneas perenes no último ano de vegetação.

Como uma planta de mel

As propriedades produtoras de mel do rabanete oleaginoso não são inferiores às suas qualidades como adubo verde:

  • floresce e, consequentemente, produz néctar por cerca de um mês;
  • a secreção de néctar não depende das condições climáticas e floresce no início da manhã;
  • o mel pode ser colhido já na primavera;
  • O mel tem um aroma agradável, é muito saudável, contém glicose, frutose e sacarose.

Mas o mel cristaliza muito rápido, por isso ele deve ser removido dos favos o mais rápido possível e não deixado durante o inverno.

lindo campo

Como cultura forrageira

Graças à sua tolerância ao frio, o rabanete-framboesa é adequado para pastagem, mesmo no final do outono. É altamente nutritivo e comparável em valor nutricional a outras forrageiras e rações mistas. Possui alto teor de proteína – até 26% (em comparação com 9% do milho). O gado é alimentado com verduras frescas, silagem, feno e farinha de capim.

Aplicativo

As sementes da planta, das quais se produz o óleo, são utilizadas em diversas indústrias. Mas as folhas também possuem propriedades benéficas.

Benefícios do adubo verde para o jardim

Na culinária

Apesar da ausência de raízes, o rabanete-framboesa tem ampla utilização culinária. Suas folhas saudáveis ​​e saborosas são utilizadas, deixadas de molho em água fria antes de serem cozidas. São adicionadas a saladas ou sopas de repolho antes de servir.

Na indústria alimentícia

Óleos vegetais enriquecidos são produzidos a partir de rabanetes. No entanto, sua produção é trabalhosa e cara, razão pela qual tais produtos raramente são utilizados na indústria alimentícia. Muito mais comumente, a proteína é isolada, representando até 30% do peso total da planta. Essa proteína é então utilizada na produção de nutrição esportiva.

azeitonas de rabanete como adubo verde

Em farmacologia

Nesta indústria, o rabanete oleaginoso encontrou dois usos:

  1. Os óleos e essências usados ​​para criar preparações são, na maioria das vezes, vitaminas.
  2. Infusões de ervas e chás com folhas secas ajudam a combater o estresse, dores de cabeça e tensão.

Em cosmetologia

O óleo das sementes desta planta também é usado em cosmetologia para massagens. Tem um efeito relaxante e reconfortante. Também é frequentemente encontrado em condicionadores e bálsamos capilares. Após o uso desses produtos, o cabelo fica com um leve aroma de mel e adquire um brilho maravilhoso.

sementes de adubo verde

Em produção

A versatilidade do óleo também é demonstrada por suas aplicações industriais. É usado na produção de óleo diesel para máquinas industriais e lubrificantes anticorrosivos para instrumentos metálicos.

Variedades populares

Diversas variedades de rabanete foram desenvolvidas. Entre elas, as seguintes ganharam popularidade:

  • Sabina;
  • Nika;
  • Pulôver;
  • Bruto;
  • Arco-íris;
  • Morador de Tambov.

variedade de rabanete oleaginoso

Tecnologias de cultivo de fertilizantes

Esta planta é fácil de cultivar, mas existem algumas regras de plantio. Segui-las ajudará você a obter mais folhagens em uma única estação.

Quando semear rabanete oleaginoso

A melhor época para semear é abril. A colheita será maior nessa época. Um segundo plantio deve ser feito em agosto, após o dia 10; no sul, após o dia 20. Semeaduras posteriores produzem pouca massa verde.

Taxa de semeadura

Tudo depende da época de plantio e a quantidade de sementes utilizadas muda em diferentes estações:

  1. Em abril – 2-3 gramas de sementes por 1 metro quadrado.
  2. Ao plantar em agosto, a norma aumenta aproximadamente duas vezes - você precisa plantar 4-5 gramas.

altura do rabanete oleaginoso

Esta cultura cresce bem junto com a ervilhaca de primavera se plantada na proporção de 1 para 6. Os caules do rabanete atuarão como suporte natural, impedindo que a ervilhaca se espalhe pelo solo e permitindo que ela cresça para cima com a ajuda das plantas vizinhas.

Solo e fertilizante

O nabo forrageiro é uma daquelas culturas que não requer seleção cuidadosa do local ou composição específica do solo. Ele prospera em solo seco, pois suas raízes longas conseguem extrair a umidade necessária das camadas mais profundas do solo. No entanto, solos levemente ácidos, franco-arenosos, argilosos e turfeiras drenadas são ideais.

A fertilização é necessária em solos sod-podzólicos ou áreas com solo levemente alcalino. Fertilizantes orgânicos (como húmus ou preparações especializadas) ou misturas com microrganismos do solo são adequados para esse fim.

Como semear

A tecnologia para semear rabanete oleaginoso é bastante simples:

  1. O solo deve ser solto, por exemplo, com um cortador plano.
  2. Para facilitar o plantio, misture cada 50 gramas de sementes com 100-200 gramas de areia.
  3. Espalhe essa mistura uniformemente sobre o canteiro.
  4. Usando um cortador plano, você precisa aprofundar as sementes no solo em 2 a 3 centímetros.
  5. Os primeiros brotos aparecerão em 4-7 dias.

Como semear rabanete oleaginoso

Instruções de cuidado

Os primeiros brotos surgem rapidamente, especialmente em climas quentes. Depois disso, a planta precisa de rega regular. Ela atinge a maturidade plena em 40 a 50 dias. Por volta dessa época, a área deve ser escavada. É importante fazer isso antes que as flores apareçam, caso contrário, há o risco de o rabanete ser semeado novamente.

Coleta e armazenamento

Para coletar as sementes, basta esperar que sequem naturalmente, diretamente no caule. Elas não racham e as vagens mantêm seu formato perfeito. Elas são colhidas no final do outono; não é necessário secagem ou armazenamento adicional.

rabanete oleaginoso

Usando a cultura como adubo verde

Existem três maneiras de usar o rabanete como adubo verde:

  • como composto;
  • para cobertura morta;
  • desenterrando os caules.

A escavação só é recomendada se os caules forem curtos. Caso contrário, eles podem ser cortados ou cortados em pedaços pequenos com uma pá afiada.

Quando os rabanetes crescerem muito, coloque as pontas cortadas em um buraco com composto – isso ajudará a apodrecer mais rápido. Espalhe as folhas restantes sobre a área desejada como cobertura morta ou cave-as para fertilizar. O principal é deixar os rizomas em paz. Se você deixá-los sob a neve durante todo o inverno, as raízes melhorarão a composição e a qualidade do solo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata