- As especificidades da preparação de abobrinha com arroz para o inverno
- Selecionando e preparando os ingredientes principais
- Receitas deliciosas para conservar abobrinha com arroz
- O clássico método de "lamber os dedos"
- Com cenouras
- Salada apimentada
- Caviar de abobrinha com arroz
- Por quanto tempo e como os blanks são armazenados?
- Conclusão
Abobrinha em conserva com arroz para o inverno, métodos e receitas para preparar um delicioso aperitivo frio — esse conhecimento será útil para quem já experimentou este prato pelo menos uma vez. Serão apresentadas algumas variações básicas, que podem ser modificadas de acordo com o gosto de cada um.
Ao adicionar especiarias e ervas, você pode acrescentar notas aromáticas adicionais e agradáveis, mas o principal é não destruir o sabor natural.
As especificidades da preparação de abobrinha com arroz para o inverno
Cada receita exigirá diferentes conjuntos de ingredientes, mas os princípios básicos permanecem os mesmos:
- Para preparar uma salada deliciosa, qualquer receita recomenda o uso de vegetais jovens, com polpa macia e suculenta. Essas abobrinhas não exigem muito tempo de preparo. Basta lavá-las bem e cortar os talos. As abobrinhas maiores precisarão ser descascadas, removendo a casca dura e o miolo com as sementes.
- Ao escolher arroz para saladas, dê preferência às variedades integrais, mas qualquer tipo de arroz pode ser usado — isso afetará o preço final do produto, mas não o seu sabor. O principal é separar cuidadosamente o arroz, removendo quaisquer grãos secos ou danificados, e não se esqueça de cozinhá-lo no vapor previamente.

- Para dar um toque especial à salada, recomenda-se adicionar cenouras, tomates ou extrato de tomate. Os tomates frescos devem ser mergulhados em água fervente por alguns segundos e depois descascados.
- Ao preparar cebolas para cozinhar, use um método rápido de descascamento: mergulhe os bulbos em água fervente por alguns minutos e, em seguida, coloque-os em uma panela com água fria. Isso facilitará a remoção das cascas.
Selecionando e preparando os ingredientes principais
Ao escolher abobrinhas, cenouras, cebolas e outros vegetais, preste atenção à aparência. Não deve haver danos mecânicos ou sinais de atividade de insetos ou doenças. As abobrinhas devem ter casca verde; o amarelamento indica longa vida útil e idade.
É melhor comprar cenouras com talos rombudos; essas raízes são mais suculentas e doces. Evite comprar cebolas muito grandes — isso reduzirá o tempo de processamento, mas aumenta o risco de comprar vegetais com altos níveis de nitrato.
Os vegetais são lavados cuidadosamente, removendo a sujeira das áreas mais difíceis de alcançar. Os talos das abobrinhas são cortados. As cenouras são descascadas e cortadas. Os vegetais são colocados em uma tigela e, depois que todos os ingredientes estiverem prontos, as saladas são preparadas.

Receitas deliciosas para conservar abobrinha com arroz
Aqui estão algumas opções básicas para preparar abobrinha em lata. Cada receita pode ser personalizada de acordo com o seu gosto, adicionando ou removendo certos temperos e ervas.
O clássico método de "lamber os dedos"
Lave 3 kg de abobrinhas jovens, retire os talos e corte-as em rodelas. Retire as sementes de 250 g de pimentão doce e corte-as em meias rodelas. Descasque e pique 300 g de tomates. Prepare 250 g de cenouras e cebolas e rale-as grosseiramente. Descasque e pique finamente 6 a 7 dentes de alho.

Coloque todos os vegetais em uma panela, adicione 1 colher de sopa rasa de sal e despeje 100-130 ml de óleo vegetal. Leve a panela ao fogo e deixe a mistura ferver. Em seguida, adicione 100 g de arroz selecionado e cozinhe em fogo baixo por 40 a 50 minutos. Adicione 2 colheres de sopa de vinagre 9% e cozinhe em fogo baixo por mais 10 a 15 minutos.
Pequenos potes são esterilizados em banho-maria e preenchidos com a salada quente. Os potes são selados hermeticamente com uma máquina de selagem, virados de cabeça para baixo e envoltos em um cobertor para permitir que o produto esfrie gradualmente.
O lanche estará pronto em apenas 24 horas e precisa ser colocado em uma prateleira da despensa.
Com cenouras
Para conservar vegetais usando esta receita, você precisará preparar os seguintes ingredientes:
- abobrinha jovem - 2 kg;
- 0,5 kg de tomates e cebolas;
- cenouras - 1 kg;
- arroz integral - 400 g;
- óleo vegetal - 250 ml;
- sal grosso - 2 colheres de sopa rasas;
- açúcar - 100-120 g;
- alho - 5 dentes médios;
- 9% de vinagre - 1 colher de sopa.

Prepare os legumes como descrito na receita anterior. Coloque-os em uma panela com alho picado, sal, açúcar e manteiga. Cozinhe a mistura em fogo baixo por 25 a 30 minutos, depois adicione o arroz lavado e cozinhe por mais meia hora. Adicione o vinagre 10 a 15 minutos antes do final do tempo de cozimento. Coloque a salada quente em potes esterilizados e feche bem.
Os potes são embrulhados de cabeça para baixo em um cobertor e depois de 24 horas são transferidos para a despensa.
Importante! Os vegetais preparados de acordo com esta receita não exigem um grande investimento financeiro, mas proporcionarão à sua família uma salada deliciosa e saudável, rica em vitaminas, até a próxima colheita.
Salada apimentada
Para preparar um aperitivo frio picante você vai precisar de:
- abobrinha jovem - 2 kg;
- cenouras, pimentões, tomates - 1 kg cada;
- arroz cozido no vapor - 400 g;
- 12-15 dentes de alho;
- vagens de pimenta a gosto, mas não menos que 80-100 g;
- sal grosso - 2 colheres de sopa rasas;
- óleo vegetal - 250 ml;
- essência de vinagre - 5 ml.
A salada segue a receita básica, mas usa quantidades generosas de pimenta e alho picante, que são adicionados junto com os outros vegetais. Este prato agradará aos amantes de pratos apimentados. Qualquer cozinheiro pode preparar este aperitivo simples e picante. Pode ser apreciado sozinho ou adicionado a massas ou pratos principais.

Caviar de abobrinha com arroz
Conjunto de produtos necessários:
- abobrinha - 2 kg;
- cebolas - 500 g;
- cenouras - 500 g;
- alho - até 10 dentes;
- óleo de girassol - 100 mg;
- sal grosso - 60-100 g;
- açúcar - 1 colher de sopa;
- 9% de vinagre de mesa - 2 colheres de sopa;
- pasta de tomate - 3 colheres de sopa cheias;
- grãos de arroz cozidos no vapor - 1 xícara;
- pimentão e pimenta a gosto.
Prepare os legumes de acordo com a receita básica, pré-cozinhe o arroz até a metade. Coloque a panela em fogo baixo, despeje o óleo vegetal e adicione os legumes e os temperos. Frite em fogo baixo e escorra em uma peneira. Adicione o arroz cozido e mexa, depois bata a mistura de caviar no liquidificador. Coloque a mistura na panela, adicione sal, uma medida cheia de açúcar e extrato de tomate.
Cozinhe o caviar em fogo baixo, mexendo sempre. Adicione o vinagre e cozinhe por mais 5 a 7 minutos, depois coloque nos potes preparados.

Por quanto tempo e como os blanks são armazenados?
Legumes e cogumelos enlatados têm uma vida útil de no máximo 9 meses. Isso durará até que você tenha abobrinhas novas, que são melhor preparadas frescas. Portanto, ao enlatar, é importante considerar a popularidade deste prato e preparar o número necessário de potes.
Você pode armazenar alimentos enlatados, hermeticamente fechados com tampa, na adega e nas prateleiras da despensa e da cozinha.
Há uma regra que deve ser rigorosamente seguida: não guarde conservas e picles perto de aquecedores ou eletrodomésticos. Qualquer outro local é adequado para armazenar conservas deliciosas em potes de vidro.

Conclusão
Até mesmo um cozinheiro doméstico inexperiente pode preparar um prato simples de inverno usando abobrinhas jovens. Basta ter atenção e responsabilidade ao executar etapas simples. Este prato simples será um complemento maravilhoso para qualquer mesa de Natal ou do dia a dia da família.











