A receita de pepinos ao estilo de Volgogrado foi descrita inúmeras vezes em jornais e revistas soviéticos. Este é um método tradicional de conserva, mas possui algumas peculiaridades que o tornam único e popular. Imediatamente antes da conserva, quaisquer ingredientes estranhos, como endro, salsa e outras ervas, são removidos da mistura. Se você seguir as instruções, terá um delicioso lanche de inverno.
Características dos pepinos em conserva no estilo de Volgogrado
Uma característica distintiva deste método de preparo de pepinos em conserva é que os vegetais ficam crocantes e deliciosos. Eles também têm longa vida útil e evitam explosões espontâneas nos potes de conserva.
As donas de casa apreciarão sua simplicidade, pois elimina a necessidade de um longo processo de esterilização, que muitas vezes é demorado e trabalhoso. No entanto, para garantir que esses picles durem muito e mantenham seu valor nutricional, são utilizados ingredientes e recipientes limpos. A esterilidade é alcançada enxaguando os recipientes com água fervente durante o fechamento.
Ingredientes para a receita
Esta receita leva ingredientes e materiais tradicionais. Para 1 litro de água, você precisará de:
- vegetais de tamanho médio;
- água – um litro;
- sal de cozinha – cinquenta gramas;
- açúcar granulado – cinquenta gramas;
- ácido acético setenta por cento - noventa gramas;
- alguns dentes de alho;
- pimentão;
- folhas de salsa;
- guarda-chuvas e folhas verdes de endro;
- folhas de louro;
- pimenta-do-reino inteira;
- pimenta-do-reino moída;
- recipiente para conservas;
- Tampas de costura.

Preparando recipientes
Para garantir o armazenamento a longo prazo e evitar a deterioração prematura, é importante preparar adequadamente os recipientes para conservas. Eles devem ser bem lavados e secos. Normalmente, são utilizados produtos de limpeza específicos ou bicarbonato de sódio comum para a limpeza.
Se necessário, os potes podem ser aquecidos ainda mais, colocando-os no forno a 100 graus Celsius por meia hora. As tampas também são laváveis; podem ser enxaguadas com água fervente.
Modo de preparo
Os vegetais frescos são lavados em água corrente e as pontas são cortadas de ambos os lados. Os pepinos preparados são colocados em um recipiente. O tamanho depende da quantidade total de vegetais a serem conservados. Despeje água fervente no recipiente, tampe e embrulhe bem. Em seguida, prepare a marinada.

Para conservas, o volume é selecionado com base na quantidade total de vegetais disponíveis. Uma proporção específica de ingredientes é mantida. Para um litro de líquido, use cinquenta gramas de sal de cozinha e cinquenta gramas de açúcar granulado.
Folhas de endro e salsa também são adicionadas à solução quando ela estiver pronta.
As ervas são bem lavadas na torneira e amarradas com um fio fino. Algumas pessoas escaldam as ervas para um efeito melhor. Depois que a marinada ferver e o sal e o açúcar estiverem completamente dissolvidos, adicione o endro e a salsa. Após a fervura, retire-os da solução. A marinada está pronta e as ervas não são mais necessárias. Coloque os dentes de alho picados, meio pimentão, folhas de louro, alguns grãos de pimenta-do-reino e um quarto de colher de chá de pimenta-do-reino moída em potes. Primeiro, esses ingredientes são escaldados em água fervente.
Os vegetais são dispostos em fileiras uniformes e compactas. Os pepinos utilizados são pré-demolhados em água fervente. Retire-os da água fervente enquanto a marinada é preparada. Despeje a salmoura cuidadosamente nos potes de conserva, enchendo-os até a borda. Em seguida, adicione uma colher de chá de vinagre. Às vezes, recomenda-se uma quantidade menor, mas isso garante um resultado mais confiável.

Após essas etapas, o recipiente é selado, virado de cabeça para baixo e embalado para esfriar. Nesse caso, cada cozinheiro utiliza sua própria experiência e modifica alguns passos da receita tradicional. O longo tempo de resfriamento permite uma esterilização adicional dos recipientes e tampas. Esse procedimento normalmente leva cerca de doze horas, garantindo que o produto esteja perfeitamente preparado para armazenamento a longo prazo.
Consumir antes da data de validade
Legumes enlatados têm uma vida útil de no máximo dois anos, se armazenados corretamente. O armazenamento no verão é especialmente perigoso, pois os potes podem superaquecer e azedar. Conservas em conserva consumidas no primeiro ano após o enlatamento são garantidamente seguras.
A vida útil depende do preparo da receita e da qualidade dos ingredientes utilizados. Quando enlatado corretamente, o produto durará muito tempo e manterá seu sabor delicioso por várias estações. Usar essência de vinagre no preparo da salmoura prolonga a vida útil dos pepinos.

O uso de potes esterilizados para conservas também tem um impacto positivo na preservação. Esterilizar potes exige mais trabalho e tempo, mas evita a deterioração prematura dos alimentos enlatados.
Regras de armazenamento
O local tradicional para armazenar conservas para o inverno é a adega. Ela mantém a temperatura e a umidade adequadas, permitindo que os picles sejam conservados pelo maior tempo possível sem comprometer seu sabor ou aparência.
Se você seguir a receita e usar ingredientes de alta qualidade, as conservas preparadas para o inverno durarão muito tempo.
Armazenar picles na adega nem sempre é possível. Muitos moradores da cidade usam suas varandas para esse fim. É importante observar que esse tipo de local de armazenamento não oferece temperatura e umidade constantes, o que afeta seriamente a conservação. O armazenamento na varanda também é suscetível à luz solar direta.
Para pequenas quantidades de conservas, você pode usar a geladeira como local de armazenamento.










