O daikon em conserva, um rabanete japonês, está sendo cada vez mais apreciado por cozinheiros e donas de casa. Este rabanete doce é apreciado por seu sabor picante e ácido e por seus benefícios à saúde. Na Terra do Sol Nascente, é tradicionalmente fatiado e servido como acompanhamento ou envolto em sushi. O daikon fresco conserva-se bem na adega, até a primavera. Pode ser enlatado e apreciado no inverno. Este vegetal incomum combina bem com muitos pratos.
Propriedades úteis do produto
O daikon nos fornece a maior quantidade de nutrientes no verão. Mas os benefícios rabanetes podem ser armazenados para o inverno, por meio de conservas. O daikon contém uma lista de minerais e vitaminas: fósforo, cobre, ferro, iodo, potássio, cálcio, selênio, além de uma gama completa de vitaminas do complexo B, inestimáveis para o metabolismo celular humano. Este vegetal de raiz difere de muitos outros alimentos vegetais por não absorver substâncias nocivas do ar e do solo, incluindo o acúmulo de metais pesados.
Apesar de todos os benefícios do rabanete, os médicos aconselham pessoas com úlceras, gastrite ou outros problemas gastrointestinais a consumi-lo com cautela, tanto fresco quanto enlatado.Comer rabanete japonês doce é uma boa maneira de limpar o corpo, se livrar de toxinas e diminuir o colesterol ruim.
Se você consumi-lo regularmente, poderá evitar medicamentos. O potássio e o cálcio contidos nos rabanetes eliminam facilmente toxinas e o excesso de líquidos.
Beber meio copo de suco por dia pode ajudar a restaurar a calma e manter o humor positivo, pois esta bebida fortalece o sistema nervoso. Além de reduzir a agressividade, também ajuda na perda de peso. 100 gramas contêm apenas 18 quilocalorias.
Prepare os ingredientes necessários
O daikon em conserva é um acompanhamento delicioso para pratos de carne e peixe, e também pode ser consumido sozinho como um lanche saudável. Para preparar este prato, você precisará dos seguintes ingredientes básicos: daikon e marinada.

O rabanete japonês é cultivado em muitos países europeus, nos Estados Unidos e no Brasil. Ele apresenta inúmeras vantagens culinárias: não requer condições especiais de armazenamento e suas propriedades benéficas permanecem praticamente inalteradas ao longo do tempo.
O daikon é melhor colhido do jardim em tempo seco, arrancando-o do solo pela parte superior. As raízes frescas do daikon são refrigeradas ou armazenadas em local fresco, como um porão ou adega.
Para preparar o rabanete em conserva, lave-o em água fria com uma escova especial. Em seguida, descasque-o como uma cenoura ou batata, lave-o novamente e deixe secar. Para ralar o rabanete, você pode usar um ralador para criar fatias finas.
Preparativos para o inverno
Jardineiros que cultivam rabanete-daikon frequentemente se deparam com a questão de como preservar esta raiz vegetal saudável para uso futuro em condições simples e caseiras. A maneira ideal de preservar vitaminas e minerais essenciais, bem como o sabor do rabanete japonês, é conservá-lo em conserva. Existem diversas receitas para conservar esta raiz vegetal.

Cozinhar em uma marinada clássica
O daikon em conserva, feito de acordo com a receita clássica, é um prato apimentado delicioso e único. Para prepará-lo, você precisará de:
- 400 gramas de daikon;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 3 colheres de chá de sal;
- 60 gramas de vinagre de mesa, de arroz ou de maçã;
- uma pitada de açafrão, páprica, curcumina, açafrão ou outras especiarias a gosto.
Para preparar o daikon em uma marinada clássica, lave bem as raízes, remova quaisquer manchas, seque-as e pique-as finamente. Na tradição japonesa, é costume cortar o daikon em tiras. Antes de colocar o rabanete nos potes, esterilize os recipientes, cozinhe-os no vapor e deixe-os secar sobre um pano limpo. Os rabanetes picados podem ser colocados nos potes secos, com a tira voltada para baixo.

Agora você pode preparar a marinada. Ferva a água em uma panela, adicione o açúcar, o sal e os temperos de sua preferência e, em seguida, despeje o vinagre. Deixe a marinada esfriar um pouco e despeje-a nos potes com o daikon. Feche bem as tampas, vire os potes de cabeça para baixo e deixe em temperatura ambiente por uma semana.
Após esse período, o daikon em conserva pode ser armazenado na geladeira ou na adega.
Conservas em conserva ao estilo japonês
O processo de preparo do daikon japonês é quase idêntico à receita clássica de conserva, já que sua origem é japonesa. Os moradores daquele país adoram tanto este prato que o servem tanto em dias úteis quanto em feriados.
Para dar ao daikon seu delicado sabor agridoce, os japoneses recorrem a vários segredos de seu preparo:
- Para fazer conservas, você precisa pegar os vegetais de raiz mais frescos e jovens, sem defeitos, eles devem estalar ruidosamente quando mordidos;
- Recomenda-se substituir o vinagre de mesa por vinagre de arroz, pois é mais suave;
- O açafrão deve estar presente no prato como tempero.

Preparação coreana
Você pode conservar rabanete de forma deliciosa e fácil usando esta receita de daikon ao estilo coreano. Este delicioso aperitivo é um dos favoritos dos amantes da culinária asiática.
O daikon coreano é preparado a partir de:
- 2-3 raízes de rabanete japonês de tamanho médio;
- cabeças de cebola;
- ¼ xícara de azeite de oliva;
- vários dentes de alho;
- 20 mililitros de vinagre de mesa 9%;
- colher de chá de sementes de coentro;
- sal a gosto;
- pitadas de pimenta seca.

Para preparar a marinada, amasse o alho e moa as sementes de coentro. Adicione o vinagre e a pimenta. Pique a cebola finamente, coloque-a em uma frigideira e refogue na manteiga. Depois de esfriar, adicione o óleo vegetal usado para fritar à marinada. Deixe a cebola na frigideira; não a adicione à marinada.
Lave, descasque e pique finamente o daikon. Coloque os vegetais na marinada, misture bem e deixe descansar por 2 a 3 horas. Após esse tempo, o prato picante está pronto para consumo. Para tornar a preparação não apenas apetitosa, mas também bonita, você pode adicionar uma pitada de açafrão. Isso dá ao daikon em conserva uma tonalidade amarelada.
Receita com cúrcuma
É fácil presentear sua família e amigos com um aperitivo original: rabanete em conserva com açafrão.

Para isso você precisará de:
- daikon fresco – 200 gramas;
- água – 100 mililitros;
- vinagre de arroz – 100 mililitros;
- açúcar – 100 gramas;
- sal – a gosto;
- cúrcuma - meia colher de chá.
Para preparar a marinada, misture o vinagre de arroz e a água em uma panela, depois adicione a cúrcuma e o açúcar. Aqueça até que o açúcar dissolva. Retire a panela e deixe esfriar. Lave o daikon, descasque-o e corte-o em meias argolas ou tiras. Para remover o gosto amargo, coloque o daikon em uma peneira, polvilhe com sal e deixe descansar por cerca de uma hora.

Lave bem o sal, transfira os pedaços para um recipiente e despeje a marinada fria sobre eles. Feche bem o recipiente e leve à geladeira. O produto estará pronto para consumo no dia seguinte.
Regras para armazenar daikon
O rabanete japonês, se armazenado nas condições certas durante o inverno, pode manter a maioria de suas propriedades benéficas. Você pode apreciá-lo até a primavera. O melhor lugar para armazenar o daikon é em uma adega. A temperatura em tal ambiente é ideal para tubérculos. No entanto, se você não tiver uma adega, pode armazenar o rabanete durante o inverno em uma varanda isolada, na geladeira ou no porão.
O daikon em conserva se conserva bem até a primavera em despensas, em temperatura ambiente, em potes esterilizados e bem fechados.
O rabanete japonês doce é um alimento maravilhoso para o inverno, pois é fonte de vitaminas e outros nutrientes benéficos. Também é uma ótima maneira de se deliciar com um prato oriental exótico durante os meses gelados de inverno.











