- Composição e substâncias úteis
- Qual é a diferença entre rabanete preto e rabanete branco?
- Como conservar cru
- Regras para armazenamento na adega
- Rabanetes congelados
- Receitas deliciosas para preparações de inverno
- Em conserva
- Método coreano
- Enlatamento sem esterilização
- Salada de vegetais de raiz
- Como conservar conservas em conserva no inverno
O rabanete é, sem dúvida, um vegetal saudável, com propriedades que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a combater infecções virais. É rico em antioxidantes e até ajuda a tratar o câncer. Você pode armazenar a raiz crua, mas somente se tiver uma adega. Para quem mora em grandes cidades, esse luxo é inacessível, por isso, oferecemos receitas de conservas de rabanete para o inverno, que podem ser armazenadas na geladeira ou na despensa.
Composição e substâncias úteis
Existem três tipos:
- A pimenta-do-reino é a pimenta mais saudável e comum em nosso país. Ela se distingue pelo seu sabor amargo e picante.
- O rabanete verde asiático é mais suculento e de sabor mais suave.
- Uma rara variedade branca, nativa do Japão, é encontrada aqui. Sua característica distintiva é o centro levemente adocicado e o picante nas bordas.
Todas as variedades listadas contêm ácido ascórbico, que aumenta a resistência do corpo a vírus. O vegetal também é rico em vitaminas A e B, sais minerais, ácidos orgânicos e enzimas que regulam a digestão.
Importante! Os médicos recomendam o consumo de rabanete preto, pois é considerado o mais rico em vitaminas.
Qual é a diferença entre rabanete preto e rabanete branco?
O tipo deste vegetal tem pouco impacto em seu valor nutricional. As diferenças entre rabanetes pretos e brancos estão principalmente no sabor. Uma variedade especial desta raiz vegetal foi desenvolvida no Japão, com um sabor significativamente mais suave e doce do que sua contraparte preta. Por isso, os cozinheiros estão cada vez mais usando rabanetes brancos para saladas e aperitivos.

No entanto, médicos e curandeiros tradicionais preferem o rabanete preto, pois acredita-se que ele seja mais rico em vitaminas (contém as mesmas substâncias benéficas, mas em concentrações mais altas).
Como conservar cru
Existem variedades de outono, verão e inverno. Os métodos de armazenamento variam dependendo da espécie.
As variedades de verão não duram muito. Seguindo estas dicas, você pode obter uma validade de até três semanas:
- Limpamos a sujeira, removemos pontas e raízes, selecionamos e descartamos vegetais estragados.
- Observe que o rabanete não deve estar molhado.
- Colocamos em sacos, fazendo pequenos furos em cada um deles para permitir a entrada de ar.

Os vegetais são armazenados melhor dessa forma. As variedades de inverno e outono têm maior validade (podem ser refrigeradas durante todo o inverno sem perder o sabor). No entanto, também existem diretrizes de armazenamento para essas variedades.
Regras para armazenamento na adega
Os tubérculos podem ser armazenados por mais tempo em porões e adegas do que em apartamentos. No entanto, o espaço de armazenamento deve atender a certos requisitos:
- A temperatura na adega não deve cair abaixo de 0 °C.
- Um nível de umidade de 80-90% é considerado ideal, portanto, não se deve permitir que águas subterrâneas e outras fontes de umidade penetrem no porão.
- Mofo e pragas são perigosos para o armazenamento de alimentos. Certifique-se de que estejam livres deles.

Rabanetes de verão (chinês, vienense, branco longo e verde) não podem ser armazenados por mais de 15 a 20 dias, mesmo em uma adega. No entanto, uma área de armazenamento preparada permitirá que você preserve as variedades de outono e inverno (preto, branco redondo e daikon) durante todo o inverno.
Rabanetes congelados
Você pode armazenar o vegetal de raiz congelado, mas, ao descongelá-lo, ele perde um pouco do sabor e fica macio ao toque. Especialistas em saúde afirmam que rabanetes congelados ainda são saudáveis e ricos em todas as vitaminas encontradas em rabanetes frescos. Portanto, para fortalecer seu sistema imunológico, é útil manter um saco de rabanetes de inverno ralados no congelador durante o inverno e consumi-los como medida preventiva.

Receitas deliciosas para preparações de inverno
Este vegetal saudável pode ser usado para fazer uma variedade de aperitivos e saladas, que são um complemento perfeito para o almoço ou jantar durante a estação fria e ajudam a fortalecer o corpo e protegê-lo de possíveis doenças.
Em conserva
Uma receita de aperitivo popular e fácil de preparar.
Ingredientes:
- Um litro de água.
- 200 mililitros de vinagre de maçã.
- Sal e açúcar (50 e 200 gramas respectivamente).
- Estragão, folhas de groselha e endro (uma pequena quantidade a gosto).
- 5 cebolas.
- 1 quilo de rabanete preto.
- Pimenta-do-reino e cravo-da-índia (10 cada).

Corte a cebola em meias rodelas e rale o rabanete grosseiramente. Cubra a raiz ralada com água e deixe descansar por 10 minutos. Pique as ervas finamente. Escorra a água e misture os vegetais com as ervas. Em seguida, coloque-os em potes esterilizados.
Prepare a marinada da seguinte maneira: ferva a água, o sal, o açúcar e os temperos por 5 minutos e adicione o vinagre. Despeje a marinada nos potes com os vegetais e cubra com tampas de nylon. Guarde o aperitivo na geladeira.
Método coreano
Para fazer um aperitivo coreano picante, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 0,6 kg de rabanete verde.
- Uma pimenta.
- Açúcar e sal (uma colher de chá de cada).
- A quantidade de alho depende se a família gosta de petiscos apimentados.
- Um pequeno maço de cebolinhas.
- Uma colher de chá de sementes de gergelim.
- Meia colher de chá de páprica.
- 15 mililitros de vinagre.

O rabanete é cortado em tiras e misturado com pimenta picada finamente. Adiciona-se sal à mistura. Deixe os vegetais descansarem por 3 horas e, em seguida, esprema o suco em um recipiente separado. Adicione páprica, açúcar, vinagre e alho ao suco. Adicione também cebolinha (previamente picada finamente) e sementes de gergelim. Misture a marinada resultante com o rabanete e adicione óleo de girassol.
O lanche é colocado em potes esterilizados e selados com tampas de metal. Pode ser armazenado na adega ou na geladeira.
Enlatamento sem esterilização
Rabanete em conserva é uma excelente opção para conservar sem esterilização adicional. É bem fácil de preparar.

Descasque o rabanete e rale-o finamente. Adicione alho e sal a gosto e, em seguida, compacte bem em potes. Após duas semanas de armazenamento em local fresco e longe da luz solar direta, o fermento está pronto para uso. Para conservar o produto por mais tempo, mantenha-o refrigerado após o preparo.
Salada de vegetais de raiz
Salada de rabanete preto é uma ótima maneira de repor suas reservas de vitaminas durante o inverno. Portanto, prepará-la deve ser parte essencial da sua preparação para o frio.
A salada é preparada com os seguintes ingredientes:
- 1 quilo de rabanete preto.
- Salsa, aipo – a gosto.
- 2-3 dentes de alho médios.
- Uma colher de sopa de vinagre (9%).
- Sal e açúcar - uma colher de chá cada.

O rabanete é descascado e lavado cuidadosamente em água fria. Em seguida, é ralado em um ralador grosso. A marinada é preparada da seguinte maneira: despeje o vinagre em uma tigela, adicione o aipo, a salsa e o alho. Em seguida, adicione o rabanete ralado. Por fim, polvilhe com sal e açúcar.
Despeje água fervente sobre a salada e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Em seguida, transfira para potes e feche com tampas de metal. Antes de servir, escorra a marinada e tempere com óleo vegetal ou maionese.
Como conservar conservas em conserva no inverno
Para garantir que os rabanetes enlatados durem o máximo possível, siga estas regras básicas:
- Ao conservar, utilize potes esterilizados.
- É estritamente proibido armazenar em local quente ou ao sol - isso reduzirá significativamente a vida útil.
- As melhores opções de armazenamento são uma adega ou uma geladeira.
- A uma temperatura de pelo menos 1 grau Celsius (mas não superior a +3), o alimento conservado pode durar até três meses.
Importante! Ao preparar conservas, use raízes intactas e bem descascadas. Isso evitará que seus esforços sejam desperdiçados prematuramente.
Para quem tem casa própria, armazenar potes de conserva não é um problema. Eles usam adegas equipadas. Moradores de cidades precisam adaptar varandas, despensas e geladeiras para esse fim. No entanto, se as regras de armazenamento forem seguidas, o produto durará todo o inverno, deliciando a família com seu sabor único e propriedades benéficas.











