A culinária oriental apresenta um prato interessante e incomum: o dolma de folha de uva. Ele cativa pelo seu sabor e aroma. É feito com folhas de uva frescas, carne e arroz cozido.
Para deliciar você e sua família com um prato delicioso durante o inverno, sugerimos considerar maneiras de conservar folhas de uva para o inverno.
Peculiaridades da colheita de folhas de uva para o inverno
Para obter conservas saborosas e saudáveis, você precisa se familiarizar com algumas recomendações:
- Você pode congelá-lo fresco. Lembre-se de que o ingrediente vegetal pode quebrar ao descongelar. Nesse caso, tenha muito cuidado.
- Empilhe os itens em ordem crescente, do menor para o maior. Recomenda-se empilhar o item de baixo, maior que os demais.
- O produto deve ser separado quando fresco, mas nunca quando cozido.
- Para economizar espaço na geladeira ou no pote, as folhas podem ser enroladas em um rolinho.
Existem diversas opções para conservar folhas de uva para o inverno. O método varia de acordo com o método de conservação e a validade do ingrediente.

Seleção e preparação de folhas de uva
A colheita ocorre quando as videiras começam a florescer. As variedades brancas são recomendadas para conservas. Elas têm um sabor agridoce, que adiciona um toque picante sutil aos pratos. Ao usar uvas vermelhas, é importante lembrar da superfície irregular e da rigidez da planta.
Para preservação, recomenda-se retirar folhas novas e cortá-las você mesmo da videira.
Pedaços danificados ou rasgados não são adequados para colheita. Use pedaços retos, inteiros e de tamanho uniforme.

Métodos para colher folhas de uva em casa
Folhas as uvas contêm a quantidade máxima de vitaminas, micro e macronutrientes. O conteúdo calórico do produto é de 94 kcal por 100 gramas. Para preservar todos os componentes benéficos, você precisa saber como preparar corretamente este ingrediente de origem vegetal.
Congelamento
Congelar é prático e conveniente. Como congelar folhas de uva:
- Lave as folhas recém-cortadas, retire os talos, coloque sobre uma toalha limpa e seque.
- Os ingredientes vegetais devem estar completamente secos. Caso contrário, o líquido os tornará mais quebradiços quando congelados.
- Abra filme plástico sobre a mesa. Coloque várias folhas umas sobre as outras. A pilha deve ter até 15 folhas de altura. É importante que todas tenham o mesmo tamanho.
- Enrole a massa firmemente, formando um rolo, e envolva-a em filme plástico. Dobre cuidadosamente as bordas do filme plástico sobre a massa. Coloque em um saco plástico descartável para freezer.
- Coloque no congelador, ligando primeiro o modo de congelamento rápido por meia hora.
É recomendável reservar uma câmara separada para armazenamento, para que outros produtos não danifiquem as folhas frágeis.

Conservação
Para os amantes de salgadinhos em conserva, oferecemos instruções passo a passo sobre como conservar folhas de uva em conserva em casa:
- folhas;
- água limpa - 2 l;
- sal sem aditivos, sal grosso - 60 g;
- açúcar granulado - 50 g;
- vinagre de mesa - 80-100 ml.
Lave o ingrediente principal. Corte cuidadosamente o talo maior. Coloque-o sobre um pano limpo e seque. Em seguida, faça pilhas de 10 a 14 talos cada e enrole-os cuidadosamente em um rolinho bem apertado.
Para conservar a mistura por mais tempo, lave os potes de vidro com sabão e seque-os no forno. Ferva bem as tampas. Forre os rolinhos preparados com folhas, bem firmes.
Ferva água limpa em uma panela separada. Encha os potes com folhas de uva. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Repita o processo duas vezes.

Enquanto isso, vamos preparar a marinada. Misture a água, o sal e o açúcar cristal em uma tigela esmaltada. Leve ao fogo médio e deixe ferver, mexendo regularmente. Cozinhe em fogo baixo por 2 a 3 minutos, retire do fogo e adicione o vinagre.
Despeje a marinada deliciosa preparada sobre as folhas preparadas. Enrole-as firmemente e vire-as. Depois de completamente frias, guarde em local fresco e escuro.
Salga em potes
Este método de preparo não requer fermentação. Basta preparar o ingrediente principal e fazer uma salmoura. Mostarda é adicionada para realçar o sabor. Vejamos como conservar folhas de uva com um sabor picante:
- folhas - 30 unid.;
- mostarda (em pó) - 0,5 colher de chá;
- pimenta-do-reino preta - 1 unidade;
- sal de cozinha - 1 colher de chá.

Separe, lave e seque as folhas de uva. Empilhe-as em pilhas de 10 e enrole-as em rolinhos. Coloque-as em potes de vidro preparados.
Encha-os com água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Escorra o líquido. Adicione sal, mostarda e pimenta-do-reino ao frasco. Despeje água fervente sobre eles e feche bem o frasco imediatamente. Vire o frasco de cabeça para baixo e deixe esfriar sob um cobertor aquecido. Guarde em local fresco.
Conservação a seco
Você pode conservar folhas de uva usando um método seco simples e popular. Portanto, não há necessidade de enrolá-las.
Coloque as folhas preparadas em potes esterilizados, salgando cada camada.
Cubra com tampas, coloque em uma assadeira e leve ao forno. Esterilize a 100 graus Celsius por 8 a 12 minutos. Feche bem. Vire e deixe esfriar.

Conservação por salga seca
Para aqueles que não têm tempo para se preocupar com o método de salga a quente, sugerimos procurar uma receita para cozinhar em uma garrafa de plástico.
- sal de cozinha - 60 g;
- folhas - 100 unid.
Para conservas, selecione folhas jovens, inteiras e secas. Não é necessário lavá-las após a colheita. O composto fermentador que reveste a superfície permite o enlatamento sem a necessidade de salmoura.
Coloque os ingredientes preparados em pilhas organizadas de 8 a 12 pedaços. Enrole-os em um rolinho e coloque-os cuidadosamente em uma garrafa plástica limpa. Quanto menos ar e espaço entre os rolinhos, melhor.
Despeje a quantidade especificada de sal no recipiente. Isso criará um selo de sal. Feche o frasco e guarde-o em local fresco.
Para extrair o produto, se necessário, é preciso cortar cuidadosamente o frasco, retirar as folhas e lavar.

Armazenar
Armazene a conserva preparada em qualquer local fresco e escuro. Pode ser uma adega, porão ou despensa. Não congele novamente as folhas descongeladas.











