O dolma é muito parecido com os rolinhos de repolho, exceto pelo fato de ser feito com folhas de uva. Para garantir que o prato esteja disponível o ano todo, donas de casa econômicas preservam o ingrediente principal para uso futuro. As folhas de uva próprias para o dolma são colhidas na primavera e podem ser secas, salgadas ou enlatadas.
Como preparar folhas de uva para dolma no inverno
O dolma será sempre delicioso e uma alegria de se ver se for preparado de acordo com as seguintes regras:
- Colha depois que os brotos aparecerem nos pincéis.
- É preferível utilizar variedades de uvas brancas.
- A matéria-prima deve ser macia, sem veios grossos ou sinais de doenças.
- É aconselhável colher a partir do topo dos brotos.
A colheita não deve ser feita se os arbustos tiverem sido tratados com produtos químicos, se a vegetação tiver adquirido uma cor pouco saudável ou se as plantas estiverem localizadas muito próximas da estrada.
Existem várias categorias de pessoas que são aconselhadas a não consumir folhas de uva. Entre elas, estão aquelas que sofrem de úlceras, diabetes, excesso de peso e mulheres nos últimos meses de gravidez.
Métodos passo a passo para colheita de folhas de uva
Famílias que adoram dolma deixam deliberadamente várias videiras sem poda na primavera, colhendo e usando sistematicamente suas folhas. As uvas restantes são então armazenadas para o outono e o inverno, adquirindo seu próprio sabor picante, dependendo de como são armazenadas.
Congelamento
O congelamento é um método muito prático, adequado para quem tem freezers espaçosos. As folhas colhidas são lavadas e secas ao ar. Em seguida, são simplesmente empilhadas em pequenas pilhas, enroladas e colocadas em sacos plásticos herméticos.
Antes de usar, retire a matéria-prima e deixe-a descongelar. Em situações de emergência, deixe os tubos de molho em água fria por 25 a 30 minutos e, em seguida, em água quente.
É aconselhável retirar do congelador apenas as versões em porções, pois não é recomendado congelar novamente.

Folhas frescas em garrafas plásticas
Para manter as folhas frescas por muito tempo, elas são lavadas, cozidas lentamente no vapor e depois deixadas para secar. Em seguida, de 5 a 9 folhas, dependendo do tamanho, são enroladas em um tubo e colocadas em uma garrafa plástica seca. Assim que o recipiente estiver completamente cheio, o ar é removido, selado e armazenado em um local escuro e bem seco.
Salga seca
Para fazer conserva seca, você precisa preparar as folhas e seguir estes passos:
- pegue um frasco limpo e seco;
- despeje uma camada de sal de um centímetro de espessura no fundo;
- colocar uma camada;
- repita as ações.
Deve haver uma camada espessa de sal por cima; sal grosso é recomendado para esse fim. O pote, fechado com tampa, pode ser guardado na prateleira inferior da geladeira ou em um ambiente fresco. O material deve ser lavado antes do uso.

Salga úmida em barris
Uma solução salina forte é um excelente desinfetante, portanto, ao armazenar dolma em barris, basta enxaguar bem os recipientes. As folhas devem ser enroladas e compactadas firmemente, e então despejadas com uma solução salina preparada na proporção de 1:10. O barril deve ser bem fechado, mas não necessariamente hermeticamente. Deixe o dolma preparado de molho antes de usar, caso contrário, ele ficará salgado demais.
Salga úmida em potes
Armazenar as folhas em potes usando o método de salga úmida requer desinfecção completa. Para isso, prepare água fervente, despeje sobre as folhas por 5 a 6 minutos e, em seguida, escorra a água. Este processo deve ser repetido pelo menos 3 a 4 vezes, enquanto simultaneamente se prepara uma solução que permitirá que as folhas sejam salgadas sem perder o sabor. O líquido deve ser levemente salgado e consumido imediatamente após a última drenagem da água fervente. Os potes são selados com tampas, como em qualquer processo de enlatamento.

Conservas em suco de tomate
Conservar folhas em suco de tomate é fácil, tudo o que você precisa fazer é:
- Reúna material de tamanho médio.
- Corte todos os talos e lave.
- Empilhe e enrole.
- Coloque em potes limpos e secos.
Os pedaços são deixados de molho em água fervente por 13 a 15 minutos e depois escorridos. Durante esse período de desinfecção, o suco de tomate, aromatizado com açúcar, vinagre de vinho e sal a gosto, é fervido. Folhas salgadas embebidas em suco de tomate são deliciosas, conferindo ao dolma seu sabor único.
Conservação
Para marinar as folhas, enrole-as em tubos, coloque-as firmemente em uma panela, despeje água fervente sobre elas e cozinhe em fogo baixo. Após 15 a 20 minutos, você pode mariná-las usando a salmoura:
- 5 litros de água;
- 2-3 colheres de sopa de sal;
- pimenta-do-reino – 3-4 pedaços.
Você também pode, de acordo com sua preferência, adicionar mostarda seca, raminhos de hortelã, suco de maçã e dentes de alho à mistura.
Os potes são enchidos com salmoura até a borda, cobrindo completamente o dolma. Alguns cozinheiros fecham os potes com tampas de borracha somente pela manhã ou mesmo alguns dias depois, usando um método chamado fermentação. Outros fecham os potes hermeticamente imediatamente após adicionar a marinada. Pessoas com problemas gastrointestinais devem se lembrar de enxaguar o dolma ou deixá-lo de molho em água fria por várias horas antes de prepará-lo.

Regras e termos para armazenamento de folhas
O delicioso dolma armênio não pode ser feito sem ingredientes frescos. Por isso, mesmo as folhas de uva armazenadas com antecedência são usadas apenas até que as frescas estejam disponíveis.
Os ingredientes preparados não são armazenados por mais de um ano e, uma vez consumidos, o produto não é enlatado ou congelado novamente. Isso pode fazer com que perca o sabor, arruinando a impressão geral deste prato tradicional popular.
As preparações de dolma são armazenadas da mesma forma que os alimentos enlatados: em local fresco e levemente escuro. A exceção é o material congelado, que deve ser removido em porções, mantendo-o longe de outros alimentos. Devido à sua fragilidade excepcional, deve ser manuseado com extremo cuidado até o descongelamento completo.












