Cultivar daikon ao ar livre na região de Moscou apresenta uma série de desafios devido às condições climáticas da região. O clima da região de Moscou difere do Japão, terra natal do vegetal, portanto, os jardineiros enfrentarão certos desafios. Os segredos para uma ótima colheita incluem: cuidado consistente com as plantas, seleção adequada de sementes, preparo do solo e épocas de semeadura adequadas.
Quando plantar: datas de semeadura do daikon na região de Moscou
Existem dois tipos de semeadura de vegetais em campo aberto: primavera e verão. Jardineiros experientes sabem quando e como plantar para garantir raízes duradouras. O período de semeadura da primavera é do final de março ao início de abril, enquanto o verão é o período ideal para o plantio do daikon.

Se plantados na primavera, os rabanetes japoneses estarão maduros em maio. O clima da região de Moscou é caracterizado por geadas no final da primavera. Quando as temperaturas caírem para -10 °C (14 °F), cubra o solo com agrofibra ou filme protetor.
Importante! Vegetais de raiz plantados na primavera não são adequados para armazenamento a longo prazo. Devem ser consumidos imediatamente após a colheita.
O verão é a melhor época para semear daikon. O daikon é uma planta que adora sol. Mais horas de luz do dia (mais de 15 horas) influenciarão positivamente a espigamento. A primeira metade do verão é a época ideal para semear a planta. Para uma colheita de outono, semeie os vegetais entre meados de julho e início de agosto. Durante este período, as horas de luz do dia estão dentro da faixa aceitável. A raiz cresce bem e os caules das flores não se formam. O daikon cultivado no verão pode ser armazenado por até 5 meses.
Seleção e preparação do local para a semeadura
O rabanete japonês prefere solo solto e leve, com pH neutro. Em áreas sombreadas ou parcialmente sombreadas, ou com correntes de ar, a planta cresce mal e a formação de raízes é deficiente. O solo é preparado no outono, cavando-o e adicionando os seguintes fertilizantes:
- húmus ou composto (cálculo - 1 quilo de matéria-prima por 1 metro quadrado de área);
- sulfato de amônio – 10 gramas – 1 metro quadrado;
- sulfeto de potássio – 10 gramas – 1 metro quadrado;
- superfosfato – 40 gramas respectivamente.
Giz, cal e cinzas são substâncias que reduzem a acidez do solo. Eles são espalhados sobre o solo duas semanas antes da aplicação dos fertilizantes principais.

O solo é solto a uma profundidade de 1 a 2 pás. Em uma área bem cavada, a raiz do daikon é enterrada mais profundamente no solo.
A semeadura de verão do daikon deve ser feita longe de plantas crucíferas, pois pertence a essa família. Os predecessores ideais para o daikon incluem:
- batata;
- abobrinha e abóbora;
- verduras (endro, azedinha, alface);
- cebola;
- alho;
- tomates;
- pepinos;
- abóbora.
Selecionando sementes
Existem diferentes variedades da planta: precoce, intermediária e tardia.

Para a região de Moscou, uma escolha adequada são variedades com uma estação de crescimento mais curta:
- A Minovase é resistente à seca e não é suscetível a flutuações de temperatura. A estação de crescimento é de 60 dias. A raiz mede de 40 a 50 centímetros de comprimento;
- O Big Bull é resistente ao frio e tolerante à umidade. Seu período de maturação é idêntico ao do Minowase;
- Nerima – destinada à conserva. A colheita pode ser feita 65 dias após a germinação;
- Ninengo – tolera bem quedas de temperatura e é resistente a doenças fúngicas;
- Russian Size – Esta variedade ocupa o segundo lugar em maturação precoce, amadurecendo em 50 dias. É moderadamente picante, não quebradiço e suculento, produzindo uma boa colheita.
- Miyashige tem um período de vegetação de 70 dias;
- O Minowase Summercross é líder em termos de tempo de maturação e peso da raiz, com 40 dias e 4 quilos, respectivamente. O híbrido é resistente à seca e tolera mudanças climáticas.
Plantando daikon em terreno aberto
Um banho de contraste aumentará a taxa de germinação das sementes. Recomenda-se primeiro deixar o daikon de molho em água quente (até 55 graus Celsius) por alguns minutos e, em seguida, em água gelada. Refrigere as sementes por várias horas. Lojas especializadas vendem sementes pré-tratadas e tingidas. Essas sementes não precisam de desinfecção.

A planta é plantada em campo aberto de duas maneiras:
- Faça sulcos de 3 a 4 centímetros de profundidade e umedeça-os. A distância entre eles é de 60 centímetros e entre as plantas, de 20 centímetros;
- Usando uma enxada ou uma broca, faça buracos de 3 a 4 centímetros de profundidade, espaçados de 25 centímetros, e adicione composto no fundo do buraco.
Polvilhe as sementes com terra misturada com cinzas e cubra com turfa.
Instruções de cuidados com o daikon
Se você seguir as diretrizes básicas de cuidado com vegetais, incluindo rega regular, capina constante, fertilização e controle de pragas e doenças, você colherá uma colheita abundante. O rabanete japonês é fácil de cultivar e não requer cuidados excessivos.
Rega
Os vegetais devem ser regados moderadamente, não com água fria. A umidade insuficiente prejudica o sabor dos tubérculos, fazendo com que a casca fique áspera e rachada. O excesso de água pode causar doenças como mofo cinzento e muco bacteriano. Regue a planta a cada 5 dias. Após cada rega, solte o solo e aplique cobertura morta.

Durante os períodos de chuva, interrompa a rega. Durante os períodos de seca, retome a rega e aumente a frequência (em dias alternados). Regue à noite. Na manhã seguinte, aplique cobertura morta e solte o solo.
Capina
A capina deve ser feita conforme necessário para remover ervas daninhas e soltar o solo. O daikon requer amontoamento regular. Isso evita o amargor na raiz. As ervas daninhas inibem o crescimento do rabanete japonês e favorecem a propagação de doenças. A capina deve ser feita tanto dentro das fileiras quanto entre elas.

Fertilizantes
As culturas hortícolas não precisam de fertilizantes se o solo for fértil. Solo pobre é enriquecido em três etapas:
- primeiro, adiciona-se ureia (cálculo por 1 balde de água – 25 gramas de fertilizante);
- o segundo - fertilizante complexo é adicionado ao solo no meio da estação de crescimento do daikon;
- final - no final da formação da raiz, enriquecer com composição de potássio e fósforo.
Doenças
A ocorrência de doenças está associada à rega irregular ou abundante e ao cuidado não sistemático das plantas.

O daikon é suscetível aos seguintes tipos de doenças:
- mofo cinzento;
- bacteriose mucosa;
- perna preta;
- mosaico;
- quilha;
- bacteriose vascular.
Tomar medidas, como adicionar certos preparados, ajuda a eliminar a fonte da doença. As cinzas de madeira são eficazes na redução da incidência de mofo cinzento e canela preta.

Pragas
As principais pragas que danificam as plantações e comem raízes e folhas são:
- traça de jardim;
- besouro e ácaro da flor de colza;
- besouro-pulga crucífero, pulgão;
- lesmas;
- percevejo e mosca da couve.
Para combater insetos, recomenda-se o uso de inseticidas e remédios populares, como infusão de cinzas e pimenta vermelha. O clima quente favorece a proliferação de pulgas, que desaparecem com o início do outono.
Colheita e armazenamento
Dependendo da variedade de planta escolhida, o tempo de colheita varia entre 40 e 70 dias. Se o solo estiver solto, os rabanetes japoneses podem ser facilmente arrancados à mão. Se houver dificuldades para remover o vegetal, você pode usar ferramentas de jardinagem disponíveis.
Importante! Para evitar danificar a raiz, use um forcado ou uma pá ao cavar! O daikon permanecerá intacto e manterá sua aparência comercializável.
A uma temperatura de +5 °C, a planta pode ser armazenada por 5 meses. Caixas de rabanetes japoneses, polvilhadas com areia, são colocadas em um porão ou adega.
O vegetal é consumido fresco, em saladas e usado para secagem e enlatamento. Com práticas de cultivo adequadas, o daikon recompensará você com uma excelente colheita de outono.











