- Sinais gerais de danos causados por pragas no rabanete
- As principais pragas dos rabanetes e métodos de controle
- Besouro-pulga crucífero
- Lagartas da borboleta branca
- Mosca da couve da primavera
- Inseto crucífero
- Traça do repolho
- Traça do repolho
- Mosca-serra da colza
- Gorgulho da flor da colza
- Lesmas
- Pulgão
- Babanuha
- Métodos preventivos de proteção
Todo jardineiro que cultiva rabanete encontra pragas. Portanto, é importante conhecer os sintomas característicos da doença e ser capaz de identificar o problema. Nos estágios iniciais, remédios populares geralmente são suficientes; no entanto, se o jardineiro negligenciar a planta, será necessário usar produtos químicos.
Sinais gerais de danos causados por pragas no rabanete
Os jardineiros precisam inspecionar regularmente seus canteiros para identificar os primeiros sinais de infestação de pragas.

Os principais sintomas que podem ser identificados são:
- úlceras no topo;
- inibição da germinação;
- pontos pretos nos caules;
- danos aos níveis de crescimento em plantas jovens;
- buracos em vegetais de raiz;
- germinação lenta dos topos.
Se notar qualquer um dos sinais acima em seu rabanete, tome precauções imediatas para evitar uma infestação maior. Se a infestação for generalizada, a planta atrofiará e poderá morrer.
As principais pragas dos rabanetes e métodos de controle
As pragas podem estar no subsolo ou na superfície e são comuns em nabos, repolhos e rutabagas. Portanto, se culturas relacionadas estiverem infestadas, é importante inspecionar a condição da planta. Existem muitos métodos diferentes de controle de insetos que ajudarão você a resolver o problema precocemente.
Besouro-pulga crucífero
Este inseto é a praga mais perigosa. Possui um corpo metálico escuro, pequeno, de 3 milímetros de comprimento, e danifica as folhas das raízes das plantas muito rapidamente, saltando de uma planta para outra e fazendo buracos nelas.
Esta praga é especialmente perigosa durante os primeiros 14 dias após o surgimento das raízes, pois pode matá-las completamente. O verão quente é a época mais propícia para ataques de besouros-pulga crucíferos.

Antes de recorrer ao controle químico de pragas, você pode experimentar remédios populares. O mais eficaz é uma solução de resina de madeira. Ela é preparada com os seguintes ingredientes:
- dois vidros de resina;
- 50 gramas de sabão em pó.
Rale o sabão e dilua-o em uma colher de sopa de água fervente. Misture os ingredientes. Deixe a mistura em infusão durante a noite e coe. Borrife os rabanetes com a mistura imediatamente após regá-los. Repita o procedimento a cada quatro dias.
Você também pode tratar a planta com pó de tanásia, pó de tabaco, celidônia, cinzas ou infusão de alho. Repita o procedimento após chuva ou rega.

Importante! Ao usar métodos tradicionais de controle de pulgas, utilize irrigação por gotejamento. Caso contrário, o tratamento será levado pela água e a praga se espalhará.
Se os remédios populares não conseguirem combater os ataques de insetos, tratamentos químicos como Actellic, Inta-Vir e Fufanon podem ser usados. Esses tratamentos são usados apenas nos estágios iniciais do crescimento das raízes.
Lagartas da borboleta branca
A borboleta-branca-da-couve é perigosa para as plantas porque deposita seus ovos no solo. Isso produz lagartas, que sobem facilmente nas folhas e as consomem. O primeiro sinal de infestação de lagartas são folhas enroladas com buracos alongados.
Esses parasitas são repelidos pelo cheiro de mostarda, então para exterminá-los, você pode preparar uma solução com os seguintes ingredientes:
- 30 gramas de mostarda seca;
- 30 gramas de sal;
- 5 gramas de pimenta vermelha moída;
- um balde de água.

Os ingredientes são misturados e deixados em infusão por dois dias.
Para isso, você também pode polvilhar o solo com resina de árvore e uma das especiarias: canela, gengibre, açafrão ou mostarda.
Os produtos químicos utilizados são Sumi-Alpha e Kinmix.
Mosca da couve da primavera
A mosca-da-couve tem um pequeno corpo cinza com asas transparentes. A época mais favorável para seus ataques é quando as cerejeiras-de-pássaro estão em flor. As larvas do inseto são brancas e danificam caules e raízes ao mastigar passagens através deles.

Você pode combater o parasita com pó de tabaco. Para prepará-lo, você precisará de:
- pó de tabaco;
- Lima.
Misture os ingredientes na proporção de 1:1 e polvilhe a mistura resultante nos canteiros na base da planta. Este procedimento deve ser repetido semanalmente.
Você também pode usar amônia ou essência de vinagre. Dilua cinco mililitros de uma dessas soluções em dez litros de água e aplique a solução.
Os produtos químicos mais eficazes para esses fins são Antio, Rovikurt, Karate e Iskra-Bio.
Inseto crucífero
Os insetos crucíferos são pequenos, com listras alaranjadas no corpo. Eles sugam a seiva da raiz, causando a secagem completa da planta.

Você pode combatê-los com datura e meimendro. Para isso, você precisará de:
- um balde de água;
- 500 gramas de folhas de datura (meimendro).
As folhas são deixadas em infusão em um balde por 12 horas, e então são adicionados 30 gramas de sabão em pó ralado. Infusões de casca de cebola ou camomila também são usadas para o mesmo propósito. Os produtos químicos utilizados incluem Aktara, Fosbecid e Belofos.
Traça do repolho
A mariposa é marrom-clara. Ela não se alimenta de rabanetes, mas suas lagartas são muito prejudiciais a toda a plantação. O parasita deposita ovos nas folhas, que se alimentam da seiva. No entanto, o principal perigo que esse inseto representa para a planta é a transmissão de inúmeras doenças.

Ao avistar traças pela primeira vez, preste atenção na parte inferior da folha. As larvas devem ser coletadas e os ovos lavados com sabão verde. Em caso de grandes infestações, deve-se usar inseticidas.
Outro método eficaz é usar uma armadilha. Cola ou resina é aplicada em uma superfície amarela, e o inseto simplesmente gruda nela.
Traça do repolho
As lagartas da traça-da-couve representam uma ameaça aos rabanetes. São de cor amarelada e apresentam listras claras nas laterais.
Você pode se livrar do parasita fertilizando a planta com potássio e fósforo via foliar ou radicular. Ripcord, Bitoxibacilina, Sumicidina, Dendrobacilina, Gomelina e Anometrina também são eficazes.

Mosca-serra da colza
O ovipositor da praga tem o formato de uma serra serrilhada. Os ovos eclodem e dão origem a lagartas que se alimentam das folhas da planta.
Para controlar moscas-serra, são recrutados insetos benéficos, como vespas parasitoides. As lagartas também podem ser coletadas e destruídas durante o tempo chuvoso.
Os remédios tradicionais incluem infusões de tanásia, camomila, acônito e agulhas de pinheiro. Os remédios químicos mais eficazes incluem Kinmix, Fury, Mospilan e Arrivo.

No estágio inicial da propagação da praga nos rabanetes, você pode usar a seguinte receita:
- 50 gramas de mostarda seca (bicarbonato de sódio);
- 10 litros de água.
Os ingredientes são misturados e a planta é pulverizada semanalmente.
Gorgulho da flor da colza
O inseto é preto e tem patas marrons. Suas larvas se alimentam das flores da planta, atingindo o pico no final de maio e início de junho. Remédios populares são ineficazes no controle da praga. Apenas inseticidas como Kinmix, Karate, Fastak e Zeon são eficazes.

Lesmas
As lesmas têm coloração bege-acinzentada, alimentam-se à noite e escondem-se durante o dia. Elas danificam a parte superior e a parte aérea das raízes e podem destruir completamente uma plantação jovem. Controlá-las é bastante difícil.
As pragas têm medo de sapos, ouriços e pássaros. Mostarda seca diluída em água ou infusão de pimenta também são eficazes contra insetos. Produtos químicos como Groza, Metu e Slizneed são recomendados.
Pulgão
Pulgões são pequenos insetos amarelo-esverdeados. As pragas em si são imóveis e são transportadas para as plantações por formigas de jardim. Elas sugam a seiva das folhas do rabanete, enfraquecendo completamente a planta.

Para combater pulgões, use alho, calêndula, ervas, lavanda, cebola e calêndula. Você também pode pulverizar as folhas de rabanete com uma infusão de tabaco, agulhas de pinheiro, cascas de laranja ou limão e mostarda em pó. Os inseticidas mais eficazes para esse fim incluem Confidor-Maxi, Admiral, Inta-Vir, Iskra-Bio e Tanrek.
Babanuha
O babanukha tem um corpo pequeno, azul-escuro. As fêmeas danificam as folhas da planta e depositam seus ovos ali. As larvas do inseto são amarelo-sujo.
Os remédios populares para combater o parasita são ineficazes; o método mais eficaz para exterminar a praga é remover ervas daninhas e pulverizar a plantação com o produto químico Akpellik.

Métodos preventivos de proteção
O controle de pragas é bastante difícil e demorado, exigindo recursos e esforços consideráveis. Portanto, para evitar infestações de insetos em rabanetes, siga estas orientações:
- polvilhe a planta com uma mistura de pó de estrada e naftalina na proporção de 1:1;
- destruir ervas daninhas nos canteiros;
- borrife cinza de madeira, pó de tabaco e cal apagada com água na área;
- atrair insetos benéficos para o canteiro;
- fertilizar rabanetes com minerais;
- remova as plantas infectadas do canteiro;
- plantas amigáveis devem ser plantadas ao lado dos rabanetes;
- borrife folhas novas de rabanete com uma solução de vinagre;
- é necessário respeitar as datas de semeadura;
- borrife periodicamente o rabanete com uma decocção de absinto;
- não armazene pilhas de palha e esterco no jardim;
- realizar tratamentos preventivos de rabanetes.

A planta também deve ser tratada semanalmente durante dois meses. Recomenda-se plantar cominho, tomate, batata e endro perto dos rabanetes, pois seu aroma repele pragas.
Após o término da temporada, o canteiro deve ser completamente limpo, removendo restos de plantas e ervas daninhas. Em seguida, deve-se cavar para destruir as larvas que hibernam no solo.
Rabanetes são uma das poucas plantas fáceis de cultivar e que exigem poucos cuidados. No entanto, mesmo eles exigem inspeção periódica para evitar infestações de pragas. Afinal, eliminar pragas em um estágio inicial é muito mais fácil do que eliminá-las quando a situação já estiver avançada.
Além disso, não se deve esquecer das medidas preventivas; às vezes, elas são suficientes para proteger a planta de pragas.











