- A abobrinha pode ser congelada?
- Como escolher vegetais para armazenamento no inverno
- Preparando a geladeira
- Métodos para congelar abobrinha em casa
- Congelando anéis de abobrinha frescos
- Em cubos
- Com legumes e arroz
- Com verduras
- Para comida de bebê
- Abobrinha frita congelada
- Purê de abobrinha
- Abobrinha ralada congelada
- Temperatura e períodos de armazenamento
- Regras para descongelar abobrinha
Muitas donas de casa, ao preparar abobrinha para o inverno, vão além da enlatamento e optam por um método de armazenamento mais prático: o congelamento. O tratamento térmico geralmente é evitado, preservando todos os elementos benéficos e vitaminas. Conservar abobrinha não é particularmente difícil, mas é melhor primeiro entender como congelá-la para o inverno e quais etapas tomar. Existem muitas receitas que podem ser aplicadas com sucesso, reduzindo significativamente o tempo de cozimento no inverno.
A abobrinha pode ser congelada?
A abobrinha é um vegetal de vida curta, por isso é necessário inventar todos os tipos de maneiras de preservá-la, permitindo que você desfrute de seu sabor delicioso por muito tempo. A opção de armazenamento mais simples e acessível, se o seu freezer tiver capacidade, é congelar a abóbora pré-preparada.
A abobrinha mantém suas propriedades nutricionais e de sabor durante o armazenamento, e sua cor permanece praticamente inalterada. Ela pode ser usada em uma variedade de pratos, e os cozinheiros domésticos costumam prepará-la como uma versão semipronta, que só precisa ser reaquecida ou frita.
Como escolher vegetais para armazenamento no inverno
Recomenda-se congelar apenas frutas verdes. Você pode verificar facilmente a maturação pressionando a unha na casca macia. Se a fruta furar facilmente e sair um suco transparente, use-a para preparar refeições prontas para o inverno.
Se a casca for difícil de remover, você terá que removê-la completamente junto com as sementes.
Você também deve verificar se há sinais de podridão ou áreas secas na abobrinha. Se houver, remova-os com uma faca afiada até o tecido saudável.

Preparando a geladeira
Antes de armazenar a conserva de abobrinha, recomenda-se descongelar a geladeira. Certifique-se de limpar as prateleiras e as paredes do móvel. Ligue a geladeira somente depois que todas as superfícies estiverem completamente secas. Recomenda-se reservar uma prateleira separada para armazenar a abobrinha semipreparada. Se você estiver armazenando apenas uma pequena quantidade, liberar espaço na gaveta será suficiente.
Métodos para congelar abobrinha em casa
Há muitas maneiras de preparar vegetais para congelar, por isso é recomendável primeiro decidir em quais pratos os vegetais preparados serão usados.

Leve a abobrinha ao congelador:
- fresco;
- frito;
- fervido.
Dependendo do preparo, também existem vários tipos de corte: anéis, cubos, ralador.
Congelando anéis de abobrinha frescos
A maneira mais fácil de conservar vegetais é congelá-los após cortá-los. Vegetais devidamente preparados duram muitos meses. O congelamento prolongado não afeta seu sabor.

Preparação passo a passo da abobrinha para armazenamento no congelador:
- Lave os vegetais pequenos, seque-os, não deve haver umidade.
- Corte em círculos finos com sementes e casca.
- Divida em porções em sacos.
- Amarre bem os sacos e coloque-os no congelador.
Não é necessário adicionar sal ou temperos antes de armazenar; é melhor fazer isso durante o processo de cozimento.
Em cubos
Para usar vegetais em sopas e ensopados, recomenda-se preparar cubos de abobrinha, que podem ser adicionados ao prato, levados para ferver e cozinhar em fogo baixo por alguns minutos.
Preparação:
- Lave e limpe os vegetais e corte-os em cubos com paredes de 1-2 cm de espessura.
- Coloque aos poucos nos saquinhos.
- Amarre bem.
- Congele, agitando a embalagem regularmente para evitar que os cubos virem um único grumo.
Não é recomendado usar bandejas ou recipientes grandes para conservar a abobrinha. Você não poderá porcioná-la posteriormente; será necessário descongelar todo o conteúdo. Congelar novamente os cubos desnecessários resultará na perda de sabor e no escurecimento da abobrinha.
Com legumes e arroz
Uma conserva de abobrinha com legumes é praticamente um prato pronto para consumo. No inverno, basta descongelá-la, ferver e adicionar carne, temperos e batatas, se desejar. Outra opção é usá-la como recheio de panquecas e tortas.
Preparação:
- Cozinhe os grãos de arroz até ficarem meio cozidos.
- Corte a abobrinha, a cenoura e a cebola em tiras finas (pegue tudo em partes iguais).
- Misture, adicione temperos a gosto e congele.

Você também pode preparar um produto semiacabado com repolho; essa variedade de vegetais geralmente é usada para rechear pimentões ou tomates.
Com verduras
Uma receita de abobrinha com ervas é bastante popular entre donas de casa que buscam preservar o máximo de vitaminas possível para o inverno. Qualquer erva é recomendada, mas salsa (folhas) e endro são os mais frequentemente preferidos.
Preparação:
- Corte a abóbora em pedaços aleatórios (cubos, tiras).
- Pique as verduras (endro, salsa).
- Polvilhe generosamente sobre os cubos de abobrinha e misture.
- Adicione temperos conforme desejar.

Após embalar o produto em pequenas porções, coloque-o no congelador.
Para comida de bebê
As novas mães costumam usar abobrinha no preparo da papinha do bebê. A abóbora possui inúmeras propriedades benéficas, entre elas a sua natureza hipoalergênica. Este vegetal, independentemente de como seja preparado, não causa reações alérgicas em bebês.
Ao congelar abobrinha para uma criança, evite comprar vegetais prontos, especialmente no inverno. Eles costumam conter diversos compostos químicos que podem ser prejudiciais ao bebê.
Preparação:
- Lave e seque vegetais cultivados em casa.
- Corte em cubos.
- Leve a água para ferver, coloque as matérias-primas em uma peneira dentro da água fervente.
- Branqueie por 3-6 minutos.
- Retire para um guardanapo.

Coloque em saquinhos pequenos; o conteúdo de um pacote deve ser suficiente para preparar uma porção de comida complementar para o bebê.
Abobrinha frita congelada
Abobrinha pré-frita também é boa para congelar. Depois de congelada, recomenda-se reaquecê-la; não há necessidade de fritá-la novamente.
Preparação:
- Corte a abobrinha em cubos, polvilhe com especiarias e sal.
- Aqueça o óleo em uma frigideira (use somente óleo refinado, caso contrário os vegetais ficarão amargos).
- Coloque os vegetais preparados na panela.
- Frite até ficar pronto, mexendo regularmente.
- Retire para um guardanapo e espere que o excesso de gordura seja absorvido.

Divida a mistura em cubos, feche bem os recipientes ou amarre os sacos. Congele, mexendo os cubos a cada hora, até que fiquem quebradiços.
Purê de abobrinha
Preparar o purê economizará tempo na preparação de um acompanhamento para o prato principal. Após descongelar, a abobrinha pode ser aquecida em uma panela ou no micro-ondas e servida imediatamente.
Preparação:
- Pique os vegetais.
- Coloque para ferver, adicionando um pouco de água.
- Após ferver, adicione sal.
- Depois de um quarto de hora, escorra o líquido e bata no liquidificador.

Coloque o purê em recipientes pequenos e congele a mistura imediatamente após esfriar completamente.
Abobrinha ralada congelada
Preparar abobrinha ralada não é diferente de congelar cubos de abobrinha. A única regra é congelar o produto primeiro em assadeiras forradas com papel-alumínio ou papel-alumínio antes de colocá-lo em recipientes.
Rale os vegetais grosseiramente e coloque-os sobre papel-toalha antes de congelar para absorver o excesso de umidade. Tempere com um pouco de sal para evitar que escureçam.
Temperatura e períodos de armazenamento
Congeladores domésticos, com temperaturas variando de -12 a -20 graus Celsius (-53 a -78 graus Fahrenheit), são ideais para congelar abóboras. O congelamento profundo (em torno de 25 graus Celsius) também é seguro e só acelera o processo.

A vida útil dos produtos é de até 8 a 10 meses. A exposição repetida a baixas temperaturas é proibida; cubos ou círculos derretidos devem ser usados imediatamente. Se possível, não retire vegetais congelados da câmara, pois ocorrerá condensação nas paredes dos sacos.
Regras para descongelar abobrinha
Legumes pré-cozidos usados em sopas e ensopados não precisam ser descongelados; você pode simplesmente colocá-los em uma panela e levá-los para ferver. No entanto, se for necessário cozinhá-los mais em uma frigideira ou forno, é melhor armazená-los na prateleira inferior da geladeira. Não descongele em temperatura ambiente; os ingredientes ficarão moles e a cor mudará.
A abobrinha é um vegetal reverenciado por muitas famílias. Com um tempinho no verão, você pode facilmente estocar este valioso vegetal semipreparado, que será um ótimo complemento para suas criações culinárias de inverno, rico em vitaminas e nutrientes.











