- A história da seleção e as principais vantagens da variedade Soneyka
- Regiões de cultivo
- Descrição e características da fruticultura
- Parâmetros básicos da árvore
- Vida útil
- Frutificação
- Floração e polinizadores
- Tempo de maturação, rendimento e colheita da ameixa cereja
- Avaliação da degustação da fruta e posterior implementação
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Suscetibilidade a doenças e parasitas
- Como plantar ameixa cereja Soneyka em seu jardim
- Prazos recomendados
- Escolhendo o local ideal
- Preparando a cova e a muda
- Tecnologia de plantio
- Quais culturas podem e não podem ser plantadas próximas às ameixas cereja?
- Cuidados adicionais
- Modo de rega
- Como alimentar uma árvore
- Aparar
- Cuidado e afrouxamento do círculo do tronco da árvore
- Preparando-se para o período de inverno
- Tratamentos sazonais
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade Soneyka
Soneyka (Solnyshko) é uma promissora variedade híbrida de ameixa cereja de meia estação, cultivada na Bielorrússia. Apesar de sua juventude e origem estrangeira, esta variedade já foi notada e apreciada por jardineiros em toda a região central da Rússia. Soneyka produz frutos grandes e deliciosos, tolera bem a geada, é altamente produtiva e imune a muitas doenças de frutas de caroço.
A história da seleção e as principais vantagens da variedade Soneyka
A variedade foi criada pelo Instituto Bielorrusso de Fruticultura e submetida a testes de variedade em 2009. Origem: ameixa cereja Mara x uma mistura de pólen de ameixas diplóides.
De seus "pais", a Soneika recebeu um conjunto aprimorado de qualidades positivas: despretensão, prontidão reprodutiva precoce, resistência ao inverno e à seca, frutas com sabor de sobremesa que praticamente não são danificadas pela podridão e alto rendimento.
Regiões de cultivo
Esta variedade é ideal para cultivo na região central da Rússia.
Descrição e características da fruticultura
Esta variedade de ameixa cereja é relativamente fácil de cultivar e não exige muito das condições do solo. A árvore é de porte médio, fácil de cuidar e raramente afetada por pragas. É bastante resistente ao inverno, resistente a doenças e produtiva. Os frutos são grandes, amarelos com um leve tom rosado, doces e azedos, e não caem quando maduros.
Desvantagens: necessidade de polinização cruzada, ramos finos que precisam de suporte durante o período de frutificação, caroço não livre.

Parâmetros básicos da árvore
A árvore é baixa (2,5-3 m), com copa esférica, ligeiramente achatada e de densidade média. As folhas são pontiagudas, ovais e verde-escuras, e as flores são brancas.
Vida útil
A expectativa de vida declarada pelo criador desta variedade é de 30 anos.
Frutificação
Soneika é uma variedade de produção precoce; os primeiros frutos individuais aparecem no segundo ano após o plantio, e a frutificação é abundante no terceiro ano.
A função de frutificação é realizada pelos ramos do buquê e pelo crescimento do ano anterior. Os frutos são grandes (até 50 g), doces e ácidos, com casca densa, o que os torna resistentes a danos causados por pássaros e insetos e resistentes ao apodrecimento.

Floração e polinizadores
Floresce abundantemente no início de maio. Esta variedade requer polinização cruzada. Polinizadores: Altayskaya Yubileynaya, Alenushka.
Tempo de maturação, rendimento e colheita da ameixa cereja
A temporada de colheita começa em meados ou no final de agosto. Os frutos amadurecem uniformemente. Rendimento: 40 kg por árvore. Os frutos não caem da árvore, amadurecem bem, não racham e são fáceis de transportar. O prazo de validade é de 10 a 12 dias.
Avaliação da degustação da fruta e posterior implementação
Uma variedade de sobremesa com nota de degustação de 4,5. As frutas podem ser consumidas frescas, secas ou enlatadas.

Resistência a baixas temperaturas e à seca
A ameixa cereja Soneyka é uma cultura resistente à seca e ao inverno, capaz de sobreviver a temperaturas de até -30 °C sem perdas. Somente geadas recorrentes durante a formação dos brotos podem prejudicá-la.
Suscetibilidade a doenças e parasitas
Como resultado da seleção, obteve-se uma variedade praticamente imune a doenças fúngicas.
Os danos causados por pragas são mínimos, mas pulgões e besouros-das-sementes podem representar uma ameaça. Como medida preventiva, as árvores são pulverizadas (antes do aparecimento das folhas) com Fitoverm e Fitosporin-M.

Como plantar ameixa cereja Soneyka em seu jardim
A qualidade do material de plantio determina não apenas a taxa de sobrevivência das plantas após o plantio, mas também a condição subsequente da árvore, sua taxa de crescimento, resistência a doenças e pragas e, por fim, sua produtividade.
As mudas da primeira (melhor) categoria devem ter:
- raízes saudáveis, sem danos, sem crescimentos, inchaços ou feridas;
- a cor das raízes cortadas é apenas branca, o comprimento é de cerca de 35 cm;
- o tronco é liso, sem sulcos, altura do fuste 0, -0,6 m, diâmetro 1,5 cm;
- a muda tem 2 anos.

Prazos recomendados
As ameixas-cereja podem ser plantadas tanto na primavera quanto no outono. Na primavera, o plantio ocorre na segunda quinzena de abril e, no máximo, no início de maio; no outono, o plantio ocorre até meados de outubro.
Se o plantio da primavera for adiado, as mudas não criarão raízes bem e exigirão mais cuidado e rega adicional..
Escolhendo o local ideal
A ameixeira-cereja, assim como a ameixa, é uma planta que adora sol e não cresce nem frutifica bem na sombra. Portanto, é melhor plantá-la em uma área aberta e elevada. Ela é pouco exigente em termos de solo e cresce mesmo em solos erodidos, com cascalho, floresta cinzenta e solos arenosos e franco-arenosos de baixa fertilidade (com irrigação adequada).
Uma das frutas mais tolerantes ao sal.
Ele sobreviverá facilmente em áreas com alto nível de água subterrânea (até 1,2-1,5 m).

Preparando a cova e a muda
Dimensões ideais da cova de plantio: profundidade 0,6 m, largura 0,9-1 m.
Fertilizantes (esterco podre, composto) misturados com solo são colocados no fundo do buraco, e uma estaca é cravada para sustentar a muda.
Antes do plantio, apare apenas as pontas danificadas da raiz (até a parte saudável) e mergulhe-as em uma pasta de esterco e argila. Se você adicionar uma solução do agente de crescimento "Heteroauxin" à pasta, a árvore criará raízes sem problemas.
Todo o trabalho com mudas é realizado a uma temperatura de 0 COM.

Tecnologia de plantio
Como plantar uma muda:
- no fundo do buraco de plantio, forme um monte de terra vegetal misturada com fertilizante;
- a árvore é colocada em um monte próximo a uma estaca, as raízes são esticadas e cobertas com terra solta;
- quando as raízes estiverem completamente cobertas com terra, compacte o solo com os pés;
- Após o plantio, a muda é amarrada a uma estaca, após a qual a estaca é cortada até o nó lateral inferior da árvore;
- Um buraco é feito ao redor da árvore, dois baldes de água são despejados nele e o solo é coberto com palha.

Quais culturas podem e não podem ser plantadas próximas às ameixas cereja?
A ameixeira-cereja é prejudicada pelas macieiras, pereiras e tomateiras que crescem nas proximidades, mas a proximidade com frutas de caroço só a beneficiará.
Cuidados adicionais
Cultivar a ameixa cereja Soneyka não é muito diferente de cultivar outras frutas. Nos primeiros anos após o plantio, é importante modelar adequadamente a copa da árvore, regá-la regularmente, afofar o solo e remover ervas daninhas da área ao redor do tronco.
Modo de rega
As árvores jovens precisam ser regadas com frequência no primeiro ano após o plantio: 4 a 5 vezes por estação, a uma taxa de 2 baldes por árvore.
Árvores frutíferas maduras são regadas de 2 a 3 vezes por estação. A rega final (nos outonos secos) é feita em meados de outubro.

Como alimentar uma árvore
As ameixeiras-cereja são particularmente sensíveis a fertilizantes orgânicos. Durante o primeiro ano, a árvore não precisa de adubação adicional, desde que o fertilizante tenha sido adicionado à cova de plantio. Posteriormente, o cronograma de adubação é o seguinte: fertilizante orgânico por dois anos e fertilizante mineral completo no terceiro ano.
As doses de fertilizantes são calculadas por m2 círculo do tronco da árvore: orgânico 3–5 kg, mineral 5–7 kg.
Aparar
A poda de ameixeiras-cereja envolve principalmente o desbaste — remoção de galhos doentes, quebrados, secos e desnecessários que engrossam a coroa, e encurtamento de brotos anuais longos.
Quando a produção de uma árvore diminui visivelmente com a idade, ou seu crescimento progressivo desacelera ou encurta, utiliza-se a poda de rejuvenescimento. Ela envolve o encurtamento das pontas dos galhos esqueléticos e semiesqueléticos para a madeira de 3 a 4 anos.

Cuidado e afrouxamento do círculo do tronco da árvore
O solo é solto na primavera, verão e outono, bem como após rega e chuva, aplicação de fertilizantes e antes da cobertura morta.
Manter o círculo do tronco da árvore livre de ervas daninhas garante a máxima retenção de umidade no solo.
Preparando-se para o período de inverno
Ao final da queda das folhas, as árvores são pulverizadas com calda bordalesa para proteção contra necrose bacteriana. A irrigação é realizada para repor a umidade. As árvores adultas são caiadas e as jovens são envoltas em tecido de cor clara (como spunbond ou estopa). As copas são desbastadas. Fertilizante é adicionado aos troncos durante a lavoura.

Tratamentos sazonais
Antes do inchaço dos brotos (abril), pulverize com 3% de Nitrafen contra pragas de inverno.
Antes da floração (início de maio), pulverize com 1% de calda bordalesa (0,5% "Zineb") e "Fufanon", "Intavir" contra queimadura monilial, pulgões e pragas devoradoras de folhas.
Três semanas após a floração, repita o tratamento com 1% de calda bordalesa (0,5% "Kaptan", 0,5% "Zineb").
Após a colheita (agosto), pulverize as árvores com Fitoverm e Lipedocide contra a mosca-serra viscosa.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade Soneyka
Daniil, Região de Moscou: "Cultivo Soneyka desde 2011 e estou muito satisfeito com ela. Ela sobrevive bem ao inverno e não adoece. A fruta é deliciosa e não racha. Não cai da árvore; espera até você colhê-la. É muito produtiva; duas árvores são suficientes para alimentar toda a família e produzir compotas."
Tatyana, 47, Ogaryovo: "Recentemente, comecei a me interessar por ameixeiras-cereja; antes, achava que elas não sobreviveriam aqui. Seguindo o conselho de amigos, comprei uma muda de Soneyka. Para minha surpresa, ela sobreviveu bem ao inverno e começou a crescer rapidamente na primavera. Agora, cinco anos depois, é minha árvore favorita, sempre dando frutos e nunca tendo problemas."
Igor, aldeia de Kubinka: "Enxertei uma árvore 'Soneika' em uma ameixa cereja 'Gek'. Três anos depois, formou-se uma coroa bonita e ligeiramente densa, e os primeiros frutos apareceram. Fiquei muito satisfeito com o sabor; eram doces, suculentos e bem grandes. Agora pretendo plantar algumas mudas."











