- Causas de manchas vermelhas em groselhas
- Doença fúngica antracnose: sinais de parasitismo
- Pulgão vermelho: como se manifesta e quais são os seus perigos?
- Ferrugem: sintomas e causas
- Como tratar groselhas
- Produtos químicos
- Topsin-M
- Acidano
- Fundazol
- Kinmix
- Confiante
- Inta-vir
- Actélico
- Inseticidas
- Agravertin
- Biotlin
- Fitoverm
- Remédios populares e remédios caseiros
- Infusão de pimenta vermelha
- Mostarda branca em pó
- Decocção de pó de tabaco
- Infusão de folhas de tomate
- Decocção de calêndula
- Prevenção
Groselhas vermelhas e pretas são plantas perenes que produzem frutos saborosos e saudáveis. São relativamente fáceis de cuidar, mas há alguns aspectos a considerar. Em particular, os jardineiros estão interessados em saber por que as groselhas apresentam manchas vermelhas nas folhas e o que fazer a respeito. Esse defeito é resultado de muitas doenças, incluindo fungos, pulgões e ferrugem, e, portanto, requer diferentes abordagens de tratamento.
Causas de manchas vermelhas em groselhas
Manchas vermelhas em groselhas vermelhas ou pretas geralmente aparecem no verão. A cor varia do escuro, quase bordô, ao escarlate. A paleta varia e não há um tamanho padrão, pois as manchas são inicialmente pequenas e quase imperceptíveis, mas podem eventualmente cobrir toda a folha. A vermelhidão pode ser superficial ou volumosa, assemelhando-se a um inchaço.
As folhas de groselha vermelha em si não afetam o crescimento da planta, mas degradam o sabor e a condição dos frutos. O arbusto começa a produzir frutos pequenos e azedos, o que é indesejável para qualquer jardineiro acostumado a cultivar frutos saudáveis e, principalmente, saborosos. Se as manchas não forem tratadas, todos os ramos da groselha secam e ficam marrons, e eventualmente o arbusto seca e morre.
Doença fúngica antracnose: sinais de parasitismo
Se as folhas da groselha estiverem vermelhas, a primeira coisa a verificar é se há antracnose. Ela é causada por um fungo específico, que se desenvolve em solo quente e úmido, com baixos níveis de fósforo e potássio. A doença se manifesta inicialmente como manchas marrons que se espalham rapidamente. As folhas ficam inchadas e convexas. A antracnose aparece no início de junho, mas atinge seu pico em meados de julho e no final de julho.
Pulgão vermelho: como se manifesta e quais são os seus perigos?
Quando as folhas ficavam cobertas de manchas vermelhas, os jardineiros atribuíam isso aos pulgões. Eles continuam sendo um grande problema até hoje. Pulgões amarelos e marrons vivem sob as folhas, na parte inferior. Esses insetos sugadores não medem mais do que 2,5 milímetros.

Os pulgões depositam ovos na casca das plantas no outono e, no início do verão, começam a se espalhar. No final do verão, migram para as gramíneas e retornam aos arbustos, onde armazenam seus ovos para o inverno.
A infestação de groselhas por pulgões se manifesta como galhas – formações semelhantes a inchaços.
O inseto suga os sucos benéficos do arbusto, fazendo com que a groselha perca nutrientes. Tecidos de reposição especiais se formam nas folhas, e brotos surgem no final da estação.
Ferrugem: sintomas e causas
Se as bordas das groselhas ficarem vermelhas, surgirem crescimentos acompanhados de amarelamento e estrias avermelhadas, isso pode indicar uma doença fúngica na planta. A ferrugem é uma infecção fúngica que se manifesta como lesões em forma de xícara.
As groselhas são infectadas com esporos transportados pela junça (é assim que o ciclo de inverno termina). O fungo é transportado para as plantas pelo vento, então a única proteção confiável é a prevenção precoce.

Como tratar groselhas
O tratamento de groselhas é um processo demorado que exige preparação. Os tratamentos são divididos em químicos e inseticidas, e a escolha de qual usar depende do estágio da doença e do prognóstico. Em alguns casos, remédios caseiros também se mostraram eficazes.
Produtos químicos
Vários tratamentos químicos também podem ajudar a remover defeitos nas folhas da groselha e, assim, proteger a planta da deterioração. Esses tratamentos não devem ser usados imediatamente antes da colheita. As instruções devem ser seguidas, pois especificam os intervalos mínimos entre a colheita das groselhas e o tratamento com produtos químicos.
Os métodos de controle variam dependendo do mecanismo de ação. Estes incluem:
- respiratório - perturba o sistema respiratório das pragas;
- contato - a morte ocorre após o contato com a substância;
- intestinais - morrem ao absorver a substância;
- sistêmico - destrói tecido.
Existem medicamentos com espectro de ação único. No entanto, para uma resposta abrangente e rápida, recomenda-se o uso de formulações com duas ou mais áreas de ação.

Topsin-M
O ingrediente ativo é o metiltiofato. Atua por contato e contato sistêmico. Combate uma variedade de doenças.
Acidano
Os ingredientes ativos são metaloxil e mancozebe. Eles combatem infecções fúngicas.
Fundazol
O ingrediente ativo é o benomil. Ele interfere na função reprodutiva. Além de sua ação primária, aumenta a resistência a pragas. O tratamento deve ser limitado a três vezes por estação, conforme a tolerância se desenvolve.
Kinmix
Métodos intestinais e de contato. A substância é a beta-cipermetrina. Ela não só elimina pragas adultas, como também mata suas larvas.

Confiante
Ação sistêmica paralisante sobre pragas. Imidacloprida é o principal componente. A composição é pulverizada e aplicada no solo.
Inta-vir
Métodos de contato e de estômago. Pulverize as folhas com um piretroide (até 3 litros da solução por planta).
Actélico
Possui ação por contato e ação estomacal. Seu principal componente é o pirimifos-metil. Para plantas jovens, recomenda-se a imersão na solução, enquanto para plantas maduras, recomenda-se a pulverização.

Inseticidas
Você pode tratar os arbustos onde as plantas adultas se reproduzem com inseticidas e também remover as larvas e os ovos.
Agravertin
O produto é biológico e, portanto, inofensivo. Seu principal componente é a avetrina.
Biotlin
O ingrediente ativo é o imidacloprido. Possui espectro de ação por contato e intestinal.
Fitoverm
O principal componente, a avermectina, não induz resistência. Seu modo de ação é por contato e intestinal.

Remédios populares e remédios caseiros
Remédios populares podem ajudar a eliminar pulgões dos arbustos, mas dificilmente combatem doenças mais graves e avançadas. Portanto, são usados com sucesso nos estágios iniciais da doença.
Infusão de pimenta vermelha
Os pimentões devem ser frescos, vindos da horta. Corte um quilo de pimentões frescos, retire os talos e coloque-os em um balde. Ferva por uma hora e deixe em infusão por pelo menos dois dias. Use na proporção de 1 para 10 (ou seja, dilua com água para pulverização na proporção de 1 para 10).
Mostarda branca em pó
Misture 10 gramas de mostarda em pó com um litro de água fervente e deixe em local escuro por dois dias. Adicione água (800 ml da solução de 200 ml) antes de usar.

Decocção de pó de tabaco
Ferva meia xícara do pó em um litro de água por meia hora. Deixe em infusão em local escuro por 24 horas. Coe e adicione uma colher de chá de sabão. Borrife a mistura em ambos os lados das folhas.
Infusão de folhas de tomate
Despeje 5 litros de água fervente sobre 2 quilos de folhas. Então:
- insista por 2 horas;
- Cozinhe em fogo baixo por 3 horas;
- diluir 1 para 2 com água, deixar por 2 dias;
- adicione sabão líquido.
A composição é imersa em um pulverizador. Eles usam sabão de alta qualidade, que atua como adesivo.

Decocção de calêndula
Usado apenas para controlar pulgões. Receita:
- 5 litros de calêndulas são esmagados;
- despeje água fervente sobre ele;
- insista por dois dias;
- adicione 50 gramas de sabão em pó.
A mistura é pulverizada nas folhas usando um borrifador.
Prevenção
A prevenção de doenças na groselha é essencial; dessa forma, os jardineiros podem proteger suas plantas dos efeitos negativos de fungos e pulgões. Para prevenir doenças na groselha, você precisa:
- remover ervas daninhas próximas;
- aplique inseticidas antes que os brotos apareçam;
- use calda bordalesa para prevenção;
- plante endro, salsa, mostarda e coentro perto dos arbustos, pois eles ajudam a atrair insetos que combatem pragas;
- remover locais de reprodução de formigas de jardim;
- plante ervas e plantas perfumadas nas proximidades;
- Após o inverno, trate os troncos de groselha com água quente (cerca de 85 graus).
As groselhas são as mais ricas em ácido ascórbico. Para obter a quantidade recomendada, uma pessoa precisa comer apenas 30 groselhas por dia.
Os jardineiros podem facilmente plantar esse depósito de vitaminas em seus lotes, mas somente se monitorarem cuidadosamente as groselhas e evitarem pragas.











