Descrição e cultivo de groselhas em uma árvore padrão com suas próprias mãos, plantio e cuidados

Os principais requisitos de jardineiros e agricultores para fruticulturas são a robustez das plantas em diversas condições climáticas, a resistência a doenças fúngicas e a alta produtividade. A facilidade e a rapidez da colheita da safra madura também desempenham um papel significativo. Produtores em todo o mundo estão preocupados em como melhorar as características varietais das groselhas. Após anos de trabalho e testes, foi desenvolvido um novo método para o cultivo de groselhas em uma árvore padrão.

Contexto histórico! Jardineiros húngaros, que estavam perdendo suas safras de groselha devido à alta umidade e ao calor, foram os primeiros a desenvolver plantas padrão.

Quais são as características das groselhas comuns?

Para entender como cultivar uma árvore frutífera padrão, é importante primeiro entender o que é esse tipo de planta. Um padrão é a parte inferior do tronco principal da planta, desde o colo da raiz até o primeiro nível de ramos esqueléticos. Consequentemente, uma groselha cultivada ou enxertada em um padrão não é mais um arbusto, mas uma árvore em miniatura com uma copa compacta.

As groselhas comuns exigem menos manutenção e a ausência de brotos múltiplos aumenta o rendimento e o sabor dos frutos. As groselhas comuns são cultivadas de diversas maneiras, incluindo a transformação de um arbusto de groselha em uma árvore em miniatura ou o enxerto de uma muda de um arbusto frutífero produtivo no tronco de uma variedade resistente à geada.

Importante! Nas variedades de groselha padrão, os frutos maduros ficam bem acima da superfície do solo; os frutos não apodrecem, estragam ou são afetados por fungos ou pragas.

Prós e contras: vale a pena plantar?

Antes de plantar uma árvore padrão, você precisa entender os prós e os contras da fruta que você encontrará durante o processo de cultivo e cuidado.

Vantagens:

  1. A copa alta não é densa e recebe luz solar uniformemente, o que tem um efeito positivo no rendimento e no sabor dos frutos.
  2. Cuidados simplificados com as plantas. A ausência de vegetação rasteira facilita o acesso ao tronco da árvore para regar, fertilizar, afofar o solo e capinar.
  3. Os frutos maduros não entram em contato com o solo, por isso não são suscetíveis a apodrecimento ou deterioração.
  4. O risco de propagação de pragas é reduzido.
  5. A colheita de frutos maduros é simplificada.
  6. Árvores frutíferas em miniatura têm excelentes propriedades decorativas, ocupam menos espaço e decoram qualquer jardim.

groselhas no jardimImportante! Qualquer variedade de groselha cultivada em uma árvore padrão difere de suas equivalentes arbustivas por seu amadurecimento mais rápido e frutos mais doces.

Imperfeições:

  1. Uma árvore fina precisa de suporte adicional, caso contrário, fortes rajadas de vento podem quebrar a planta.
  2. As groselhas cultivadas em árvores padrão perdem algumas de suas características varietais e se tornam vulneráveis ​​a flutuações de temperatura e geadas.

As groselhas comuns começam a dar frutos dois anos após o plantio ao ar livre. A vida útil dessas plantas varia de 15 a 20 anos.

Quais variedades são adequadas?

Qualquer variedade de groselha pode ser usada para cultivar groselhas-pretas. Groselhas-pretas cultivadas em groselhas-pretas são particularmente sensíveis à geada e às baixas temperaturas. Geadas e ventos severos frequentemente causam congelamento dos galhos. Portanto, o cultivo de groselhas-pretas-pretas não é recomendado em regiões do norte.

As groselhas negras mais adequadas para o cultivo padrão são Monastic, University e também as variedades Aist e Pamyatnaya.

As groselhas vermelhas cultivadas em árvores padrão são menos exigentes em termos de condições climáticas e podem ser cultivadas em qualquer região. As melhores variedades para cultivo padrão são reconhecidas como groselha vermelha Natalie, Rondom e Bayan.

plantando groselhas

Além disso, variedades brancas e amarelas da fruta crescem bem em árvores comuns.

Especificidades do trabalho de plantio

Para cultivar arbustos de groselha adequadamente, compre inicialmente mudas de groselha com características varietais estáveis, como resistência à geada e imunidade natural a doenças fúngicas e virais.

O plantio das mudas é realizado no final do verão.

  1. No terreno do jardim, escolha um local bem iluminado, protegido de rajadas de vento.
  2. O solo é escavado, limpo de ervas daninhas e misturado com fertilizantes orgânicos e minerais.
  3. 2 a 3 semanas antes do plantio das mudas, são cavados buracos de plantio com 60 cm de diâmetro e profundidade na área.
  4. Solo fértil é colocado no buraco, uma estaca de suporte é colocada e a área é regada generosamente.
  5. A distância entre os plantios deve ser de pelo menos 30-35 cm, entre fileiras de 1 a 1,5 m.
  6. A muda padrão deve estar livre de galhos e folhas, e a parte superior deve ser pinçada.
  7. A muda preparada é colocada em um buraco com solo fértil, as raízes são espalhadas uniformemente e cobertas com solo.
  8. O solo é compactado e regado, e a muda é fixada em uma estaca de suporte.

arbustos de groselhaImportante! Para cultivar uma árvore padrão, plante a muda na vertical, não em um ângulo de 45 graus, como é comum no plantio de arbustos de groselha.

Métodos de cultivo

Você pode cultivar uma árvore padrão usando vários métodos. Todos os métodos se baseiam no alongamento do caule principal da planta.

Padrão próprio

O início da primavera, antes do início da estação de crescimento da planta, é o melhor momento para começar a cultivar arbustos de groselha.

  1. Entre os arbustos de groselha, selecione uma planta adulta e saudável.
  2. O arbusto é podado, deixando um dos brotos mais fortes, retos, grossos e viáveis.
  3. Todos os ramos laterais são removidos da planta, com exceção de 3 a 5 ramos superiores.
  4. Os ramos restantes recebem uma forma de coroa esférica ou oval.
  5. A árvore compacta é amarrada a uma estaca de suporte.
  6. Durante a estação de crescimento, todos os brotos emergentes e galhos em excesso são podados.

groselhas em crescimento

No final do outono, para aumentar o rendimento na próxima estação, os ramos laterais são pinçados.

Padrão em porta-enxerto

Cultivar groselhas-comuns em porta-enxertos exige mais do que apenas desejo. Você precisa de conhecimento para obter uma planta de jardim saudável e frutífera passo a passo.

O trabalho de cultivo de um arbusto padrão em um porta-enxerto está planejado para o início da primavera, antes que as plantas entrem na fase de crescimento ativo.

  1. Qualquer arbusto de groselha que cresça em seu jardim é adequado para porta-enxerto. Você também pode plantar novas mudas compradas especificamente para cultivo padrão.
  2. Todos os galhos, folhas e brotos são cortados do arbusto, deixando apenas o tronco central da planta.
  3. A parte superior do tronco está comprimida.
  4. Para fazer um rebento, pegue uma muda fresca de qualquer variedade de groselha. Se o porta-enxerto e o rebento forem de variedades diferentes, acredita-se que a árvore crescerá mais forte e frutífera.
  5. A muda é enxertada em um padrão e fixada com materiais especiais vendidos em centros de jardinagem e floriculturas.
  6. Em um ano, a planta padrão começará a dar frutos.

groselhas maduras

Durante os primeiros 2 a 3 anos de crescimento, todos os galhos e brotos em excesso são completamente cortados da árvore.

Dica! Para enxertia, escolha variedades de groselha resistentes à geada e a doenças.

Qual opção é melhor?

Para escolher a opção de cultivo de groselhas comuns, vamos considerar todas as vantagens e desvantagens de ambos os métodos.

  1. Ao obter um padrão de raiz própria, as características varietais da planta permanecem as mesmas, os indicadores de rendimento aumentam e a manutenção é simplificada.
  2. Ao cultivar groselhas comuns por enxertia, você pode criar uma safra única de frutas. Quando o porta-enxerto e o enxerto são de variedades diferentes, o rendimento e o sabor dos frutos aumentam significativamente.

No entanto, é importante levar em conta que o método de enxertia de uma estaca em um porta-enxerto requer conhecimento e habilidades adicionais.

tronco com raízes próprias

Dicas e recomendações para cuidar de groselhas comuns

Para evitar que as groselhas comuns se transformem em arbustos comuns, a planta requer cuidados adequados e oportunos.

Regularidade da rega

Árvores frutíferas preferem solo úmido, mas podem adoecer se regadas em excesso. Regue no máximo uma vez a cada 7 a 9 dias. Adicione até 40 litros de água morna e sedimentada a cada planta. Em climas úmidos com chuvas intensas, reduza a rega e regue apenas quando necessário.

O que e quando alimentar

Para um crescimento e desenvolvimento ativo, as groselhas comuns requerem fertilização e nutrientes adicionais. Fertilize a fruticultura várias vezes por estação, alternando fertilizantes minerais e orgânicos. No final do outono, as plantas são alimentadas com um complexo mineral.

groselhas na dacha

Afrouxamento e cobertura morta do solo

A soltura e a capina da área do tronco da árvore são programadas para coincidir com a irrigação. A soltura do solo ajuda a reter a umidade por mais tempo e promove a oxigenação dos rizomas da planta. A cobertura morta também é feita uma vez por mês. Turfa misturada com serragem, palha ou folhas secas é usada como cobertura morta.

Poda e modelagem do arbusto

Padrão groselhas precisam de poda anualPara moldar adequadamente a copa da árvore, remova todos os galhos e brotos desnecessários. Galhos secos, quebrados, danificados pela geada, doentes ou infestados por pragas também devem ser podados.

moldando arbustos de groselhaImportante! No terceiro ano de crescimento de uma planta padrão, os brotos das raízes tornam-se ativos e devem ser completamente removidos.

Liga

O tronco fino de uma árvore comum não suporta ventos fortes nem o peso de frutas maduras. Sem suporte adicional, a árvore frutífera simplesmente quebrará. Portanto, a planta precisa de suporte na forma de uma estaca firmemente cravada no solo ou de uma estrutura especialmente construída com ripas.

Abrigo para o inverno

Com o início do outono, as plantações de frutas vermelhas são preparadas para a dormência do inverno.

  1. As groselhas são regadas generosamente.
  2. O círculo do tronco da árvore é coberto com húmus, folhas secas e galhos de abeto.
  3. Assim que a primeira neve cai, um grande monte de neve é ​​criado ao redor do arbusto.
  4. Se o inverno for frio, a planta é completamente coberta com estopa ou fibra especial.

abrigo para o inverno

No primeiro degelo da primavera, a cobertura é removida.

Quais erros os jardineiros iniciantes cometem?

Os erros mais comuns que os jardineiros cometem ao cultivar groselhas comuns são:

  1. Fertilizantes nitrogenados não são adequados para esse tipo de fruticultura.
  2. Plantar calêndula, gerânio ou alho ao redor do tronco da árvore ajudará a se livrar de pragas.
  3. Plantas comuns exigem suporte e ancoragem confiáveis, mesmo em áreas resistentes ao vento. Os tipos de estacas podem ser feitos de diversos materiais.
  4. As fruteiras não toleram bem geadas e mudanças bruscas de temperatura, por isso, em regiões com pouca neve, os troncos precisam de cobertura adicional.

Com a adesão adequada e oportuna às regras de plantio e cuidado de groselhas comuns, até mesmo um jardineiro novato pode cultivar uma árvore bonita e frutífera.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata