Descrição das melhores variedades de groselha ornamental, regras de plantio e cuidados

Variedades ornamentais de groselha são decorações de jardim populares entre os moradores da CEI e de outros lugares. Existem muitas variedades, variando em cor e comprimento do arbusto. Não há diferenças agronômicas conhecidas entre as variedades. Para plantar groselhas com sucesso, leia as informações abaixo.

Características botânicas de groselhas ornamentais

As groselhas ornamentais enfeitam qualquer jardim com seus exuberantes cachos de flores primaveris, semelhantes a fúcsias. As folhas são verdes ou douradas, atingindo sua cor mais vibrante no outono. São alternadas, com 3 a 5 lóbulos e até 7,5 cm de comprimento.

As inflorescências são pequenas, em racemos de até 10 cm de comprimento e, em algumas variedades, bastante chamativas. No verão, amadurecem bagas esféricas pretas ou escarlates. Todas as variedades de groselhas ornamentais são resistentes à geada, e algumas são perenes.

Vantagens do uso em paisagismo

As groselhas ornamentais são amplamente cultivadas como árvores comuns enxertadas em arbustos. A variedade vermelha fica ótima ao lado de forsítias de flores amarelas. É melhor plantá-la ao lado de plantas bulbosas, perenes de floração primaveril e também perto de ameixeiras e viburnos. Narcisos, miosótis ou tulipas darão um toque especial ao arranjo.

groselha ornamental

Formas e variedades

Existem muitas variedades de groselhas ornamentais; as mais populares estão listadas abaixo. Todas as variedades produzem colheitas abundantes e são pouco exigentes em termos de solo e cuidados.

Rei Eduardo VII

A variedade ornamental de groselha King Edward é um dos melhores arbustos. As flores são cor de vinho e crescem em cachos densos e longos. O arbusto é arejado e solto.

Ribes alpinum

Esta variedade ornamental de groselha é mais frequentemente usada para criar cercas vivas. Os arbustos crescem baixos, atingindo até 1,5 metro de altura. Esta variedade é popular na Europa e no sul da Federação Russa. Suas flores são cachos alongados de pequenas inflorescências verde-amareladas. Em julho, surgem bagas rosadas ou escarlates, que se misturam à folhagem verde do arbusto. Os frutos são uma iguaria para os pássaros.

groselha alpina

Aurum

Arbusto groselha selvagem Aurem tem um porte arredondado e exuberante. As flores amarelo-douradas, agradavelmente perfumadas, estão reunidas em cachos curtos e pendentes. Os frutos são grandes e pretos brilhantes. No outono, as folhas ficam amarelo-vivo ou laranja, às vezes com tons roxo-bordô.

Laciniatum

Esta variedade de groselha alpina é um arbusto dióico decíduo com até 1,5 cm de altura. As folhas são de 3 a 5 folhas distintas, grosseiramente dentadas nas bordas. As inflorescências são dióicas, com flores masculinas reunidas em cimeiras eretas de até 4 cm de comprimento. As sépalas são dissecadas. As flores femininas são sustentadas por folhas curtas.

Pumila

A groselha ornamental Pimula atinge 1,5 metro de altura e o arbusto cresce até 60 cm de largura. Possui formato esférico, numerosas folhas e brotos curvos, marrom-escuros. A planta é resistente à geada e enraíza-se bem a partir de estacas. A floração e a frutificação ocorrem de 5 a 1 ano após o plantio.

groselha vermelha

Koja Vermelho Sangue

Esta variedade é uma espécie americana, comumente usada para paisagismo. É amplamente encontrada no Canadá e no norte dos Estados Unidos. Os arbustos são exuberantes quando em flor, atingindo mais de 4 metros de altura.

As folhas têm o formato clássico de groselha, de cor amarelo claro ou verde escuro.

As flores são pequenas, de cor avermelhada ou rosada. A floração é longa e ocorre em maio, seguida por novos frutos com floração leve. São atóxicas, insípidas e não são utilizadas na culinária.

Sutilezas do cultivo

As groselhas ornamentais são plantadas em março ou setembro. Em regiões com invernos frios, é preferível plantar em abril, após o fim do risco de geada. Cave buracos grandes, 2 a 3 vezes maiores que o sistema radicular.

cultivo de groselhas ornamentais

As mudas são plantadas da mesma forma que as groselhas. Após o plantio, regue as groselhas generosamente para acelerar sua adaptação. Em seguida, cubra com serragem, húmus e turfa.

Condições necessárias

Groselhas ornamentais devem ser cultivadas em áreas ensolaradas, embora sombra parcial também seja aceitável. Na sombra, os arbustos não florescerão abundantemente. O local não deve ser exposto a ventos fortes; áreas em encostas mais altas são as melhores. O solo ideal é úmido, fértil e solto. As groselhas preferem solos neutros ou ligeiramente ácidos. É importante evitar solos pesados, argilosos ou úmidos.

Polinizadores: O que plantar nas proximidades

Quase todas as variedades de groselhas ornamentais são autoestéreis. Para garantir a colheita, duas variedades de qualquer outra groselha são plantadas ao lado dos arbustos. Sem polinização cruzada, o arbusto continuará a florescer, servindo como planta ornamental, mas não produzirá frutos.

flores brilhantes de groselha ornamental

Selecionando uma muda

É melhor comprar mudas em viveiros ou em vendedores de mercado confiáveis. Se você comprar mudas de um golpista, poderá acabar com a variedade errada ou com rebentos de raiz. Esta última opção requer um período de enraizamento mais longo. Os arbustos devem ter de 2 a 3 anos, estar bem desenvolvidos, com casca densa e lisa. Antes do plantio, deixe-os de molho em estimulante de crescimento Epin ou Matador por 2 horas. Você também pode mergulhá-los em permanganato de potássio para desinfecção.

Tecnologia de plantio

Antes do plantio, o solo é arado até a profundidade de uma baioneta e as ervas daninhas são removidas. Isso permite que o solo seja oxigenado. Fertilizantes minerais, composto ou húmus são adicionados. Use apenas esterco bem curtido; esterco fresco estimula o crescimento do capim-da-praia.

O esquema de plantio envolve os seguintes aspectos.

  1. O tamanho do buraco de plantio é 50 x 50 x 50 cm. Mantenha uma distância de 2,5 a 3 metros entre as trincheiras, pois os arbustos de groselha são altos e espalhados.
  2. Coloque uma camada de argila expandida e brita no fundo do buraco. Em seguida, adicione uma mistura de solo composta por um balde de composto, 1,5 xícaras de cinzas de madeira, 300 g de superfosfato e o solo escavado.
  3. As mudas são colocadas nas valas, espalhando cuidadosamente o sistema radicular. Em seguida, são preenchidas com uma mistura de solo. O colo da raiz é enterrado a 5-7 cm de profundidade.
  4. Se forem plantadas mudas enraizadas, elas serão colocadas em um ângulo de 45 graus.

plantando groselhas

Regue as plantas com 0,5 baldes de água por arbusto. Use água sedimentada. Pode os arbustos plantados até quatro brotos e remova completamente quaisquer galhos deformados.

Características de cuidado

Os cuidados básicos com groselhas ornamentais incluem rega regular, afrouxamento do solo, fertilização e poda. Elas também são tratadas com produtos químicos ou remédios populares para prevenir pragas e doenças.

Rega

As groselhas ornamentais requerem rega regular, com os arbustos regados uma vez por semana. Cada planta requer 10 litros de água. Regue nas raízes, evitando o contato com as folhas, pois isso pode causar queimaduras.

regando groselhas

O que alimentar

O fertilizante aplicado no plantio de groselhas ornamentais dura de 2 a 3 anos. Depois disso, adicione uma adubação adicional por estação de crescimento: em março, alimente os arbustos com matéria orgânica ou fertilizantes minerais completos. Para evitar capina, mantenha uma camada de cobertura morta. Se não houver, revolva o solo uma a duas vezes por ano.

Formação de arbustos

É importante desbastar os arbustos de groselha ornamental três vezes ao ano e realizar podas regulatórias. As partes internas fracas e danificadas são removidas e os galhos velhos são podados até o toco para rejuvenescer a árvore. Esses galhos geralmente têm de 5 a 6 anos. Os galhos jovens são encurtados em 1/3 para estimular o crescimento ativo e a ramificação. A época ideal para a poda é no final de março ou início de abril.

cuidados com o mato

Invernada

Nas latitudes médias e setentrionais, os arbustos são preparados para o período de inverno da seguinte maneira:

  • Após a queda das folhas, remova a camada superior do solo e monte a parte inferior dos arbustos;
  • Se houver muita neve no inverno, eles cobrem as groselhas com ela;
  • Quando há pouca chuva, os arbustos são cobertos com ramos de abeto, a camada de folhagem é aumentada e eles são envoltos em tecido não tecido.

As groselhas ornamentais não precisam de abrigo no inverno nas regiões do sul.

Controle de pragas e doenças

Groselhas ornamentais podem ser suscetíveis a ataques de besouros ou doenças se não forem cuidadas adequadamente ou se não forem cuidadas de forma alguma. Amarelecimento ou manchas na folhagem indicam esses problemas.

controle de pragas

As seguintes patologias são consideradas doenças comuns que afetam as groselhas.

  1. Doenças fúngicas e virais. Essas doenças são caracterizadas por uma camada superficial nas folhas, manchas e ressecamento das folhas. Doenças virais são difíceis de tratar e as plantas geralmente morrem. Como medida preventiva, as groselhas são tratadas na primavera com uma solução de ureia, permanganato de potássio, calda bordalesa e outros fungicidas.
  2. Pulgões e ácaros atacam. Eles se instalam nas folhas das groselhas ornamentais, sugando a seiva da planta. Devido aos seus efeitos nocivos, as folhas ficam amarelas e caem. Para matar os insetos, borrife os arbustos com uma solução de tabaco ou sabão. Após a colheita, as plantações podem ser tratadas com produtos químicos.

Se você aplicar a quantidade necessária de fertilizante e regar regularmente, as groselhas ornamentais não serão afetadas por doenças ou insetos.

controle de pragas

Métodos de propagação de culturas ornamentais

As groselhas ornamentais são propagadas por estacas, sementes ou camadas.

  1. Jardineiros experientes recomendam o primeiro método. Estacas de 25 cm de comprimento, cortadas no verão, são plantadas em recipientes com solo umedecido. Uma miniestufa transparente é colocada em cima. Noventa por cento das estacas criam raízes e são plantadas no outono.
  2. Outra técnica popular de propagação é a estratificação. Brotos localizados próximos ao solo são colocados em sulcos preparados e cobertos com terra. Para evitar que cresçam, são presos com grampos de arame. Quando o solo está constantemente úmido, as estratificações criam raízes. Os arbustos cultivados com esse método crescem rapidamente após a separação e o plantio em seu local permanente.
  3. As groselhas ornamentais raramente são propagadas por sementes. Este método trabalhoso é usado quando não há estacas ou mudas prontas disponíveis. Antes do plantio, as plantas são estratificadas por 2 a 3 meses. Cerca de 1/3 das sementes semeadas germinam. As sementes podem ser semeadas em recipientes antes do inverno ou diretamente no jardim. Nesse caso, os brotos jovens precisarão de cuidados especiais na primavera.

propagação de groselhas ornamentais

Se as regras forem seguidas rigorosamente, até mesmo jardineiros inexperientes poderão propagar groselhas ornamentais.

Avaliações de jardineiros

Jardineiros estão reagindo positivamente às groselhas ornamentais. As informações abaixo ajudarão você a aprender mais sobre esta cultura.

Pavel, 56 anos, Podolsk

Olá! Cultivo groselhas ornamentais na minha dacha há mais de 10 anos e prefiro a variedade Pimula. A planta é fácil de cuidar, embora eu já tenha sido atacado por pulgões. Consegui me livrar deles com uma solução de sabão. Recomendo muito esta variedade!

Victor, 59 anos, Orel

Olá a todos! Estou usando a groselha ornamental 'Aurem' como decoração para o meu arco. Conheci essa variedade com um vizinho e comprei mudas no mercado. Não é uma planta livre de doenças e produz flores lindas.

Valentina, 45 anos, Orsk

Olá! Minha variedade favorita de groselha ornamental é a King Edward. Cultivo-a na minha dacha desde 2015, usando-a como decoração de garagem. É fácil de cuidar; rego e fertilizo os arbustos regularmente. Recomendo a todos!

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata