Muitos jardineiros cultivam ervas em seus jardins. Isso lhes permite adicionar variedade às suas refeições e simplesmente apreciar o aroma herbal que emana de seus canteiros. Cultivar tomilho Medka, uma variedade desta planta (comumente conhecida como tomilho), é uma ideia maravilhosa para os amantes de chás aromatizados com esta erva aromática.
Características da variedade
O tomilho-de-médoc (também conhecido como tomilho-vegetal) é uma planta perene com brotos densos e rasteiros que florescem com botões rosados que formam cachos. A planta tem pequenas folhas verdes com um tom roxo no interior.

Principais características da variedade:
- pouco exigente para irrigação (resistência à seca);
- alto rendimento;
- longa estação de crescimento.
Atenção! Esta planta é tolerante à geada, mas requer luz solar plena. Prefere solos soltos e leves e não cresce em solos argilosos.
Propriedades úteis da variedade
O tomilho seco é usado em conservas de pepinos, tomates e outros vegetais. O tomilho fresco é usado para temperar pratos prontos e adiciona um sabor picante aos molhos. Preparar chá com esta variedade de tomilho resulta em uma bebida perfumada e saudável.
A parte aérea da planta é rica nos seguintes componentes:
- vitaminas C e B;
- taninos;
- óleos essenciais;
- sais de vários minerais.
Além dos usos culinários, o tomilho é usado medicinalmente para preparar remédios contra sarna e piolhos, e para aliviar a inflamação das gengivas e amígdalas. A indústria farmacêutica produz medicamentos antibacterianos a partir de matérias-primas à base de tomilho.

Com a adição regular desta e de outras variedades de tomilho à comida, uma pessoa:
- o bem-estar geral melhora, o apetite aumenta;
- o inchaço do tecido desaparece;
- elimina a tosse incômoda;
- o fundo emocional é normalizado.
Na medicina popular e tradicional, remédios preparados a partir do tomilho vegetal são usados para tratar gastrite, aterosclerose, colecistite e outras doenças.
Como e quando plantar?
Os jardineiros têm duas opções para plantar ao ar livre: no início da primavera ou no final do outono. Em ambientes internos tomilho é cultivado durante todo o ano, em caixas especialmente feitas nos peitoris das janelas.
Mais detalhes sobre métodos de reprodução.

Sementes
Este não é o método mais rápido, mas permite propagar uma planta que nunca foi cultivada antes. As sementes são compradas em lojas especializadas ou oferecidas para entrega em diversos sites online.
As sementes são semeadas no solo a uma profundidade de sete centímetros, cobertas com uma camada de areia ou turfa. Para evitar o ressecamento, o local de plantio é coberto com plástico. A cobertura é removida quando as mudas emergem. Ao semear em campo aberto, a distância entre as sementes é de quatro a seis milímetros, com espaçamento entre linhas de cerca de vinte centímetros.

Se a planta for plantada em um canteiro ou jardim de pedras, o desbaste não é necessário — a planta cobrirá o solo como um tapete sólido. Para garantir o crescimento da folhagem verde, recomenda-se semear as sementes no final do outono, antes da geada. Na ausência de neve, durante os invernos frios, o tomilho pode ser isolado com folhas secas ou ramos de abeto.
Método de mudas
O plantio a partir de sementes apresenta inúmeras dificuldades, incluindo baixa germinação e crescimento lento. Para evitar isso, utiliza-se o método de mudas. Uma caixa especial é preenchida com uma camada de drenagem — até dez centímetros de argila expandida, cascalho ou brita fina. Em seguida, adiciona-se terra por cima. As sementes são semeadas em solo úmido, cobertas com areia, a caixa é embrulhada em plástico e armazenada em local fresco.

Após as mudas germinarem e aparecerem três folhas, desbaste-as. A cultura é plantada ao ar livre dois meses após a germinação. Recomenda-se escolher um dia nublado para isso.
Cuidado
O segredo para cuidar da planta é evitar regar em excesso e garantir que ela receba luz solar direta. O canteiro deve ser bem ventilado e iluminado.
Rega
Regar uma vez por semana é suficiente, soltando regularmente a camada superficial do solo para evitar a formação de crostas. Em climas úmidos, a rega deve ser evitada completamente. Aumente ligeiramente a umidade do solo durante o período de floração.

Cobertura superior
Ao plantar, adicione uma pequena quantidade de ureia ao solo. Durante a estação de crescimento e após a colheita, aplique fertilizante mineral. Evite adicionar esterco, pois a cultura não tolera esse tipo de fertilizante.
Pragas e doenças
Os óleos aromáticos contidos no tomilho repelem a maioria dos insetos. No entanto, algumas espécies, se não forem devidamente cuidadas, podem causar danos. A planta é suscetível a:
- gorgulhos;
- mariposas do prado;
- peixes arenosos de movimento lento.
Pulgões são particularmente perigosos, capazes de destruir plantações em um curto período de tempo. Inseticidas são usados para controlar essas pragas quando elas aparecem.

Regar demais a planta pode causar infecção fúngica. Para combater a doença, use uma solução antifúngica.
Colheita
Os caules são cortados com uma faca afiada. A colheita manual corre o risco de arrancar a planta. A colheita ocorre durante o período de floração. O material coletado é seco em local bem ventilado, protegido da luz solar direta.
Como pode ser visto no material, o tomilho Medoc é uma variedade de tomilho muito útil que não apresenta dificuldades específicas para cultivo em casa, em canteiros abertos ou dentro de casa.











