Muitos jardineiros gostam de cultivar tomates-cereja em suas hortas. O tomate Madeira é uma dessas variedades. Ele possui uma série de vantagens que o tornam tão popular entre os produtores de vegetais.
Esta planta de alto rendimento e fácil cultivo pode render cerca de 10 kg de frutos por metro quadrado em uma única estação. Estes pequenos tomates têm um sabor excelente. A fruta tem uma polpa doce, porém ácida, que combina notas picantes e frutadas.
Descrição geral
Os tomates-madeira são versáteis. São ideais para saladas, enlatados inteiros ou adicionados ao lecho. Os saborosos tomates-cereja são perfeitos para conservas de especiarias. Seu alto teor de matéria seca os torna adequados para secagem.

Antes de começar a cultivar essa variedade de erva-moura, você deve se familiarizar com todos os requisitos e características do processo de cultivo e cuidado da planta.
A variedade Madeira F1 é uma variedade indeterminada. Um arbusto adulto não atinge mais de 1,5 metro de altura e tem uma aparência elegante. A folhagem é esparsa, verde-escura e ligeiramente alongada.
Os tomates podem ser cultivados tanto ao ar livre quanto em estufas. Os pequenos arbustos de Madeira prosperam em ambientes fechados, por isso os jardineiros os cultivam com sucesso. tomates cereja em suas varandas.

O arbusto tem um caule forte e brotos densos e poderosos. Ainda vale a pena fornecer um suporte para a estaca posterior, embora muitos jardineiros consigam sobreviver sem ele.
Esta é uma variedade de erva-moura de maturação precoce. Da semeadura até a primeira colheita, o período médio de cultivo é de 85 a 90 dias. As principais características da variedade F1 de tomate Madeira indicam boa resistência a diversas doenças.
É resistente à cladosporiose, TMV, murcha de fusário e vírus do mosaico do tabaco. No entanto, a planta requer tratamento periódico contra pragas e fungos.
Descrição das frutas:
- Os frutos da variedade Madeira são pequenos, pesando em média cerca de 20 g cada.
- Há de 13 a 16 tomates em um pincel.
- Os tomates são de cor vermelha.
- A casca é lisa, brilhante e bastante espessa, o que permite que a fruta resista bem ao calor e ao transporte prolongado.
- Os tomates cereja são altamente produtivos.
- Você pode armazenar tomates colhidos por um longo período — cerca de 3 a 4 semanas.
- A colheita começa em meados de julho.

Os tomates cereja da Madeira têm um sabor excelente e são adequados para uso geral.
Cultivo de mudas
Ao comprar sementes de F1 Madeira, certifique-se de ler a descrição e as instruções no verso da embalagem. O fabricante normalmente especifica a época ideal para a semeadura e o plantio das mudas ao ar livre.
As sementes das mudas são semeadas em meados de março. Um recipiente ou caixa especial é usado para isso. O solo deve ser preparado de forma independente. Você precisará de uma parte de solo e a mesma quantidade de turfa e areia. Misture todos os ingredientes e umedeça levemente.

Antes da semeadura, as sementes podem ser embebidas em uma solução de manganês. Isso aumentará a resistência da planta a diversas pragas. Os produtores de hortaliças embebem as sementes em uma solução contendo um estimulante de crescimento. Acredita-se que essa solução ajude a produzir mudas mais fortes e vigorosas. Após a imersão, as sementes devem ser secas ao sol.
As sementes são plantadas a no máximo 1 cm de profundidade no solo. Após o plantio, as mudas são cobertas com filme plástico e colocadas em um local aquecido e bem iluminado. Todos os dias, a caixa com o material de plantio deve ser aberta para ventilar o solo, o que evitará a estagnação da umidade.
Assim que os brotos desenvolverem as primeiras folhas fortes, eles podem ser transplantados para vasos de turfa ou outros recipientes pequenos. Replantá-los em vasos de turfa simplificará o processo de plantio ao ar livre posteriormente. As mudas podem ser enterradas profundamente no solo, junto com o vaso.

Plantando mudas
As mudas só podem ser plantadas se o tempo estiver bom e o solo estiver suficientemente aquecido. As mudas de F1 Madeira são transplantadas para seus locais permanentes após 30 a 35 dias. A primeira quinzena de maio é o período ideal. A segunda quinzena de junho é a época final de plantio.
Antes do plantio, os canteiros devem ser completamente cavados e o solo deve ser adicionado húmus. As sementes devem ser plantadas de acordo com o padrão, com 70 cm entre plantas e 60 cm entre fileiras.
Os cuidados adicionais consistem em regar regularmente, afofar o solo e capinar os canteiros. A variedade F1 Madeira também requer fertilização periódica com fertilizantes minerais.










