Descrição e características do tomate Matryoshka, rendimento

O tomate Matryoshka é um híbrido (cruzado). O rótulo da embalagem de sementes dessas plantas sempre indica F1. Essa característica significa que, ao tentar propagá-las em casa, os jardineiros correm o risco de produzir plantas com características diferentes das dos tomates dos quais as sementes foram retiradas. Aqueles que desejarem cultivar Matryoshka em safras subsequentes terão que comprar um novo pacote de sementes a cada safra.

Como são o arbusto e os frutos?

A variedade de tomate Matryoshka é determinada. Os arbustos atingem cerca de 70 cm de altura, após o que o caule principal para de crescer. Podem ser cultivados ao ar livre, em estufas ou até mesmo em estufas baixas. Arbustos compactos cultivados ao ar livre não requerem estacas, mas em estufas, podem ser conduzidos em dois caules e amarrados a uma treliça.

Tomates Matryoshka

Uma característica distintiva da variedade de tomate Matryoshka é a uniformidade de desenvolvimento e amadurecimento da planta. Durante o período de frutificação, o arbusto fica coberto de pequenos frutos (100-200 g), coletados em cachos de 6 a 9.

A descrição do tomate Matryoshka destaca seu formato incomum em forma de pera, que lembra o famoso brinquedo russo. Os tomates maduros têm um vermelho intenso. Jardineiros descrevem o fruto como doce, com um sabor característico de tomate. A polpa é firme, com 3 a 4 câmaras de sementes pouco desenvolvidas. A casca é espessa, evitando rachaduras.

Os tomates Matryoshka são adequados para consumo in natura e enlatados. Seu formato incomum e tamanho pequeno tornam marinadas e picles muito decorativos e atraentes, e sua casca grossa os impede de estourar. O rendimento médio por arbusto é de 9 a 10 kg.

Sementes de tomate

Tecnologia agrícola da variedade

Os tomates Matrioshka podem ser cultivados tanto em estufas quanto em campo aberto no sul da Rússia. As sementes são semeadas diretamente no local permanente e as mudas são desbastadas, deixando 40 a 60 cm entre si. O espaçamento entre linhas pode ser de 60 a 70 cm.

Em climas temperados, a variedade Matryoshka é cultivada a partir de mudas. Para isso, as sementes são semeadas em caixas no final de março. As mudas brotam uniformemente, aparecendo 6 a 7 dias após a semeadura. Após o surgimento de 1 a 2 folhas verdadeiras, as mudas devem ser transplantadas para caixas, com espaçamento de 7 cm entre elas.

arbustos de tomate

Os tomates podem ser plantados ao ar livre no final de maio, após o período de geadas. Em uma estufa ou canteiro, os tomates estarão prontos para crescer já no início de maio.

Após a primeira frutificação, os arbustos não devem ser removidos. Eles frutificarão novamente nos brotos que crescem próximos à superfície do solo. A produtividade do segundo ciclo de frutificação é menor.

A rega dos tomates só deve ser feita em tempo seco. Espere até que o solo esteja completamente seco (5 a 10 cm de profundidade). Em seguida, despeje cerca de 10 litros de água sob cada planta e deixe o solo secar novamente. Com este método, você só precisará regar os tomates uma vez a cada 7 a 8 dias. Essa quantidade de umidade será ideal para encher e amadurecer grandes quantidades de frutas sem causar polpa aguada.

Fertilize os arbustos duas semanas após o plantio. O fertilizante pode ser reaplicado após 10 a 14 dias. Não use fertilizantes orgânicos frescos. Para garantir uma boa colheita, o solo deve ser rico em potássio e fósforo. É melhor usar fertilizantes minerais complexos com uma proporção ideal de nitrogênio, potássio e fósforo (Kemira, Nitrophoska e outros).

Tomate híbrido

Prós e contras da variedade

De acordo com avaliações de quem já plantou tomates Matryoshka, os arbustos em campo aberto são capazes de produzir frutos bem, mesmo em verões frios e chuvosos. Os tomates Matryoshka apresentam as seguintes vantagens:

  • resistência à murcha de fusarium;
  • imunidade ao verticillium;
  • cor uniforme do fruto sem verdura próxima ao pedúnculo;
  • pele e polpa densas;
  • tamanho compacto dos arbustos.

Entre as desvantagens observadas por alguns jardineiros está o sabor aguado. Aqueles que cultivam esta variedade também relatam baixa produtividade, o que pode ser devido aos cuidados necessários ou ao clima local.

O cuidado adequado e a adesão às diretrizes de cultivo da variedade de tomate Matryoshka produzirão o resultado desejado: frutos firmes, duradouros e deliciosos. A primeira colheita pode começar já em meados de julho.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata