O tomate Labrador é adaptado a climas temperados e tolera oscilações bruscas de temperatura. Esta variedade, desenvolvida por criadores russos, é cultivada em campos abertos e plantada em estufas. Estes tomates, que amadurecem em apenas três meses, são baixos em calorias e adequados para uso dietético. Contêm ácido fólico, fibras, oligoelementos, vitaminas e pectina, fornecendo carboidratos e proteínas.
Descrição da variedade
O Labrador é uma planta determinada que requer poucos cuidados. O clima e o tempo influenciam o tempo de amadurecimento dos tomates. Em algumas regiões, os tomates são colhidos entre 78 e 80 dias após o plantio, enquanto em outras, pode levar 100 dias ou mais. Ao comprar sementes para esta hortaliça, os jardineiros estudam a descrição da variedade. Muitos escolhem o Labrador devido ao seu amadurecimento precoce.

Plantas de tomateiro robustas e extensas têm raízes fortes, mas crescem apenas de meio metro a 60 cm de altura. O caule produz numerosos brotos com folhas verdes e, após o sétimo broto, surgem inflorescências simples. Cada cacho produz até 15 tomates. Os frutos maduros são caracterizados por:
- tonalidade vermelha brilhante;
- superfície lisa;
- em forma de maçã;
- polpa suculenta;
- sabor doce e azedo.

Normalmente, um tomate pesa 80 gramas, mas com bons cuidados, é possível encontrar tomates pesando 150 gramas.
Os frutos multicâmaras não racham, amadurecem uniformemente e não caem no chão quando maduros. São usados em saladas, para conservas e conservas, para extração de suco e para fazer ketchup e extrato de tomate.
Alguém que plantou a variedade Labrador afirma ter colhido 2,5 kg de tomates de um único arbusto. No entanto, tal produtividade só é possível com práticas agrícolas adequadas e fertilização oportuna.
Crescente
As sementes de tomate são produzidas pela empresa "Nash Sad". Jardineiros que já plantaram tomates Labrador podem colhê-los de frutos maduros, pois a variedade não é híbrida. As sementes de tomate devem ser semeadas em um recipiente dois meses antes do plantio, após serem embebidas em Fitosporin ou em uma solução de permanganato de potássio e suco de aloe vera. Os recipientes são preenchidos com uma mistura de composto, terra e turfa, além de cinzas, areia e farinha de dolomita.
Após a desinfecção, o material da semente:
- Enxágue com água.
- Seque bem.
- Elas são tratadas com preparações para acelerar a germinação.
Novosil e Epin são estimulantes de crescimento eficazes. O solo preparado é regado com água fervente, sulcos são feitos a cada 4 cm e as sementes são plantadas com 1 cm de distância entre si e a uma profundidade de 1,5 cm. As caixas são cobertas com filme plástico transparente e colocadas em um ambiente aquecido. Quando as folhas aparecem, o filme plástico é removido. As mudas são movidas para um local mais fresco e regadas uma vez por semana. Os tomates Labradorite são semeados 14 dias antes das variedades de tomate de final de temporada.

Quando a temperatura da superfície do solo atinge 15 graus Celsius, os tomates cultivados são transplantados para o canteiro, deixando 70 cm entre as fileiras. De três a cinco plantas são colocadas por metro quadrado e, em seguida, removidas do vaso após regar o solo. As plantas altas são plantadas em ângulo e cobertas com terra.
Características de cuidado
As geadas costumam retornar em maio. Para ajudar os tomates a sobreviverem, cubra-os com potes de vidro ou garrafas plásticas, cortando as pontas com antecedência. O canteiro de tomates deve ser preparado no mesmo local onde as seguintes plantas cresceram na temporada anterior:
- pepinos;
- berinjelas;
- repolho;
- pimentão.
Graças a esses predecessores, os tomates Labrador não são afetados pela requeima.

Após o plantio dos tomates, a água é adicionada aos sulcos no terceiro ou quarto dia. Para evitar a evaporação da umidade, o canteiro é coberto com cobertura morta. A produtividade do tomate aumenta se as plantas receberem nutrientes suficientes. Dois baldes de húmus e dois quilos de cinzas são adicionados por metro quadrado do terreno selecionado para o cultivo, após o que o solo é arado. Pelo menos três vezes durante o verão, os tomates Labrador são adubados com fertilizantes Universal e Sudarushka, vendidos em lojas especializadas.
Pulverizar as folhas com iodo diluído e aplicar uma infusão de cinzas nas raízes ajuda a prevenir o desenvolvimento da requeima.
Os tomates precisam ser regados generosamente, mas não todos os dias, mas uma vez por semana. A rega irregular pode levar a:
- a formação de podridão parda nos frutos;
- desenvolvimento de murcha de verticillium;
- rachaduras de tomates.
Você não deve se empolgar fertilizando a plantação com fertilizantes de nitrogênio, pois isso aumentará o número de folhas, mas não haverá uma boa colheita.

Para colher frutos grandes, remova os brotos laterais dos arbustos, deixando cinco cachos totalmente formados. Quando as inflorescências e os frutos aparecerem, borrife as plantas com ácido bórico e o estimulante de crescimento "Ovário para Tomates". O rendimento aumentará em um terço com a dosagem correta.
Vantagens e desvantagens
Os arbustos de tomate Labrador, de porte baixo e padrão, não requerem poda, o que economiza tempo de cuidado. Até jardineiros iniciantes podem cultivar tomates. As vantagens desta variedade incluem:
- possibilidade de cultivo em estufa e em canteiro;
- resistência às mudanças climáticas;
- amadurecimento precoce e simultâneo dos frutos;
- alta produtividade;
- sabor agradável.

Os tomates têm casca muito fina, perdem a aparência comercial durante o transporte e não se conservam bem. Essa característica da variedade não é adequada para todos os agricultores que cultivam hortaliças em grandes quantidades para venda.
Pragas e doenças
Embora os tomates Labrador raramente sejam afetados pela requeima, eles são suscetíveis à murcha de verticillium, mancha marrom e phoma. Para prevenir essas doenças, os arbustos são tratados com fungicidas. Os insetos causam danos significativos à cultura:
- pulgões e lagartas cortadeiras;
- verme-arame e mosca-branca;
- grilo-toupeira e lesmas.
Os besouros da batata-do-colorado também gostam de se alimentar de folhas de tomate. Borrife a planta junto com a batata antes do surgimento das flores. Utilizam-se para esse fim as lagartas-cortadeiras Confidor, Bushido e Karate. As lagartas-cortadeiras morrem após o tratamento das plantas com Strela. As lesmas abandonam o jardim se for aplicada solução de cal em seus ninhos ou se forem polvilhadas com pimentas. Boverin, Vofatox e Groza são eficazes contra grilos-toupeira. Pulgões podem ser controlados borrifando as folhas com Zubr, mas as lagartas-arame são intolerantes ao Bazudin.

Colheita e armazenamento
Os tomates Labrador são colhidos em junho ou início de julho, quando as variedades tardias ainda apresentam frutos verdes. São consumidos frescos e usados para fazer adjika, ketchup, suco e molho. Não são ideais para enlatados, pois a casca racha em água quente.
Os tomates não têm uma vida útil longa e perdem a aparência durante o transporte, o que é sua única desvantagem.
Comentários de moradores de verão
Os jardineiros adoram a variedade de tomate Labrador porque os primeiros frutos estão disponíveis para serem apreciados enquanto outros tomateiros estão apenas começando a brotar. Avaliações de amigos e vizinhos, juntamente com descrições detalhadas das vantagens da variedade, levaram ao seu cultivo não apenas nas regiões centro e sul, mas também em Yaroslavl e Arkhangelsk.

Vladimir Ivanovich, 61, Região de Saratov: "Minha esposa sempre escolhe as variedades de vegetais para nossa dacha. Na primavera passada, ela plantou mudas de tomate Labrador. No final de junho, estávamos comendo tomates frescos; colhemos mais de 2 kg de frutos vermelhos brilhantes de um único arbusto."
Elena Petrovna, 45, Yaroslavl: "Cultivo pepinos e repolhos na minha dacha há muito tempo. Plantei tomates várias vezes, mas eles nunca amadureceram. Na loja, recomendaram comprar sementes de labrador; elas são adaptadas a vários climas. Em julho, os arbustos estavam cobertos de frutas vermelhas. Agora sei qual variedade escolher."
As características de amadurecimento precoce e alto rendimento do tomate Labrador estão atraindo cada vez mais proprietários de terras.











