Criadores israelenses desenvolveram uma variedade incomum de tomate, o Summer Sun, que se traduz como "sol de verão". Os frutos têm uma cor amarela intensa e, devido ao seu alto teor de açúcar, têm sabor doce.
O que é o tomate Summer Sun?
Esta variedade de tomate é um tomate-cereja. Os arbustos podem atingir até 2 metros de altura e produzir uma colheita farta. Um único cacho pode produzir até 7 tomates redondos e firmes. Em climas quentes, os tomates amadurecem no meio da estação e mais tarde em climas mais frios. As folhas, semelhantes às da batata, desta variedade exalam um aroma agradável e doce quando amassadas.

Características e descrição da variedade:
- Esta variedade é considerada um tomateiro de alto rendimento. Recomenda-se amarrar os brotos, pois numerosos ovários se formam no arbusto, resultando em um grande número de frutos.
- Tamanho do fruto até 3 cm, peso até 30 g.
- Os tomates têm formato perfeitamente redondo, são carnudos e têm uma casca densa.
- O sabor dos tomates é rico e doce como mel.
- Quando cortada, a polpa mantém seu formato e não racha.
- Ao cultivar tomates em estufas fechadas, é recomendável esperar até que eles estejam totalmente maduros para aproveitar seu sabor.

Cultivo e cuidado
Se você decidir cultivar suas próprias mudas, precisará de um recipiente com no máximo 10 cm de diâmetro. Para preparar o solo para as mudas, você precisará misturar partes iguais de:
- areia,
- relva,
- turfa,
- húmus,
- carvão.
As sementes são plantadas a 4 cm de profundidade. As mudas precisam de 60 a 65 dias para crescer antes do plantio no solo. Os jardineiros começam a trabalhar com as mudas em março e continuam até o final de abril. As plantas precisam de calor e luz. A temperatura de germinação deve estar entre 24 e 30 °C. Os primeiros brotos aparecem no sexto dia. As mudas requerem rega moderada e não toleram a seca.
Após o aparecimento da quarta folha, parte da raiz principal precisa ser removida para que a planta possa ramificar seu sistema radicular. Isso se chama colheita. As mudas são plantadas no solo quando não há risco de geada, a uma profundidade de 10 cm, com espaçamento de 1 m entre plantas.
É melhor regar as plantas pela manhã, nas raízes, e evitar que a umidade atinja as folhas. Caso contrário, podem ocorrer queimaduras solares. Como a planta cresce para cima e pode atingir até 2 metros de altura, não é necessário cultivar mais de 3 hastes. O tutoramento das hastes é necessário para o crescimento subsequente. Com os devidos cuidados, os tomateiros produzirão uma boa colheita.
Pragas e como lidar com elas
Ao cultivar qualquer planta, não apenas regar e soltar o solo são importantes, mas também protegê-lo contra pragas.

Os tomates precisam ser protegidos de parasitas como:
- grilo-toupeira,
- verme-arame,
- Besouro do Colorado,
- lesmas,
- pulgão.
O grilo-toupeira é um inseto que vive no solo e cava túneis, danificando o sistema radicular. Se não for tratado, pode destruir um arbusto inteiro. O produto "Thunder" é eficaz no combate a essa praga.

As larvas-arame são vermes que variam de 10 a 45 mm de comprimento. Dependendo da variedade, sua coloração pode variar do amarelo ao marrom-escuro. Seu nome se deve à sua pele resistente e brilhante. Esses parasitas danificam o sistema radicular e penetram no caule, causando a morte da planta. Para evitar isso, faça a rotação de plantio anualmente.
As larvas-arame não gostam de leguminosas, portanto, culturas como tomate, batata, beterraba e rabanete devem ser plantadas após as leguminosas. Se o solo de plantio for ácido, pode ser tratado com farinha de dolomita. Este tratamento deve ser repetido a cada três anos.

O besouro-da-batata-do-colorado ataca com mais frequência as batatas, mas também representa uma ameaça aos tomates. O inseto é bastante grande, medindo até 12 mm. Uma fêmea do besouro-da-batata-do-colorado pode depositar até 1.000 ovos durante o verão, que eclodem e se transformam em larvas. A fêmea normalmente deposita seus ovos na parte inferior das folhas, dificultando sua localização. Pesticidas químicos como o Prestige podem ser usados para controlar o besouro-da-batata-do-colorado; o besouro não é resistente a eles.

Você pode combater o besouro da batata do Colorado com remédios populares:
- Uma solução de celidônia, absinto e cavalinha, quando pulverizada, matará insetos e não danificará a fruta.
- Uma solução de mostarda seca e vinagre é preparada da seguinte forma: 1 kg de mostarda seca é misturado com 10 litros de água e 100 g de vinagre a 9% são adicionados. As plantas são então pulverizadas com esta solução.
- Você pode plantar alho entre os tomates. O besouro procura as solanáceas pelo cheiro. O alho mascara esse cheiro.
Lesmas vivem em solo úmido e danificam folhas e frutos ao comê-los. Além de se alimentar de folhas e frutos, esse parasita também transmite a doença oídio. Existem várias maneiras de controlar lesmas, incluindo produtos químicos e remédios populares.

Um método químico envolve polvilhar cal recém-apagada ou pó de sulfato de cobre ao redor dos arbustos. Há uma grande variedade de remédios populares:
- Pulverização com infusão de alho.
- Regue as plantas com água a uma temperatura de +60ºС.
- Espalhe folhas de raiz-forte ao redor dos arbustos.
- Semeie salsa ao redor do tomateiro.
Pulgões são raros em tomateiros e precisam ser controlados. Você pode usar os seguintes métodos:
A pulverização com uma solução é fácil de preparar: esmague 3 a 4 dentes de alho, adicione 2 colheres de chá de óleo vegetal e deixe em infusão por 24 horas. Em seguida, coe a mistura, adicione 0,5 litro de água e 1 colher de chá de sabão líquido. Esta solução pode ser usada para pulverizar mudas e plantas adultas.

Uma solução de sabão ajudará a controlar pulgões em tomates, mas é necessário cobrir o solo ao aplicar. Para combater pulgões, você pode usar uma solução de bicarbonato de sódio (75 g para cada 10 litros de água).
As avaliações dos horticultores sobre esta variedade são positivas. Eles a consideram uma variedade muito produtiva, com frutos suculentos, amarelos brilhantes e comparáveis ao sol, duradouros e não perecíveis, além de adequada para enlatamento.











