O tomate Talisman, descrito abaixo, pertence ao grupo dos híbridos de meia estação. É bastante resistente a diversas doenças e pode ser cultivado por qualquer jardineiro com experiência no cultivo de tomates. Os frutos são usados em saladas, extrato de tomate, sucos, ketchup e molhos. Os frutos podem ser conservados para o inverno ou em conserva.
Existe um tomateiro rasteiro chamado Talisman. Essa variedade é cultivada em cestos suspensos para quem não tem horta.
Dados técnicos da planta e seus frutos
As características da variedade Talisman serão comparadas com as de plantas dos tipos Amulet e Obereg, que são variedades do híbrido em questão.

A descrição e as características destes tomates são as seguintes:
- A primeira colheita pode ser obtida 110-120 dias após a semeadura das mudas.
- Os arbustos de todas as espécies de plantas descritas crescem até uma altura de 0,4-0,7 m. Seus caules apresentam um número médio de folhas, de tamanho pequeno e cor verde.
- O formato da fruta lembra um ovo invertido, ligeiramente alongado. Talisman e Amulet têm bagas vermelhas, enquanto Obereg é amarelo.
- O peso dos frutos varia de 60 a 100 g, e os tomates pendurados pesam de 40 a 50 g.
- O fruto contém 2 a 3 câmaras contendo sementes. Os frutos em si são macios e bastante firmes. O fruto cultivado no solo tem um sabor levemente adocicado. A variedade rasteira Talisman tem sabor médio e é usada apenas fresca.

Avaliações de agricultores que cultivam essas variedades indicam rendimentos que variam de 5,5 a 7 kg por metro quadrado. O Talisman suporta bem o transporte por longas distâncias. Este tomate é cultivado não apenas em jardins particulares, mas também em grandes fazendas em escala industrial. Os frutos que permanecem nos arbustos após a colheita não amadurecem demais. O Talisman e suas variedades são altamente resistentes ao vírus do mosaico do tabaco.
Este híbrido pode ser cultivado em toda a Rússia. Cresce ao ar livre nas regiões sul e central do país. Na Sibéria e no Extremo Norte, estufas aquecidas são usadas para o cultivo de tomates. A variedade rasteira é cultivada para fins ornamentais, mais frequentemente em varandas e galerias de edifícios de vários andares.

Como cultivar a variedade descrita
Para desfrutar de uma colheita de variedades híbridas Talisman, os jardineiros devem seguir todas as diretrizes agrícolas. As sementes são primeiro tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio e, em seguida, plantadas em recipientes com solo misturado com turfa e areia. Quando os primeiros brotos aparecem, eles são repicados quando as mudas desenvolvem uma ou duas folhas. Antes do plantio em solo permanente, quando as mudas têm dois meses de idade, elas são endurecidas usando métodos comumente usados.
As mudas da variedade ampelosa são cultivadas até darem frutos em recipientes onde as sementes foram semeadas.

Plante os arbustos em formatos de 0,7 x 0,3 ou 0,7 x 0,4 m. Não é possível plantar mais de 5 a 6 arbustos por metro quadrado. Como as plantas são rasteiras, não são necessários suportes. No entanto, se a região for propensa a mau tempo ou ventos fortes frequentes, é aconselhável amarrar os arbustos a suportes. Para garantir o desenvolvimento ideal dos frutos, recomenda-se semear as mudas em solo previamente semeado com pepino, cenoura, salsa, abobrinha ou repolho.
Embora a variedade Talisman seja resistente a muitas doenças, medidas preventivas são recomendadas para proteger as plantas. Borrife os arbustos com calda bordalesa ou uma solução de sabão.
As plantas devem ser plantadas no solo, em canteiros bem drenados. No entanto, os tomates não devem ser expostos à luz solar direta. Recomenda-se cobrir o solo com matéria orgânica, caso contrário, perderá muita umidade. Evite regar em excesso. Caso contrário, as raízes do tomateiro apodrecerão, levando à perda da colheita.

As plantas devem ser fertilizadas três vezes por estação. Na primeira vez, ao plantar as mudas, aplique fertilizantes orgânicos e nitrogenados. Após a frutificação, os arbustos são fertilizados com fertilizantes potássicos e nitrogenados. Quando os primeiros frutos crescem nos galhos, fertilizantes complexos contendo nitrogênio, fósforo e potássio são adicionados ao solo.
Recomenda-se regar os arbustos de manhã cedo ou após o pôr do sol. Isso deve ser feito de 1 a 2 vezes por semana. Use água morna.
Se um jardineiro notar pragas nas folhas de tomateiro, como pulgões, besouros da batata-do-colorado ou lagartas de traça, elas podem ser eliminadas com o uso de pesticidas químicos. Inspecione cuidadosamente o solo sob as plantas. Se notar lesmas, elas podem ser controladas adicionando cinzas ao solo sob os tomateiros.










