A variedade Amethyst Jewel é um tomate com coloração incomum e sabor exótico. Foi cultivado na Califórnia, EUA, mas também cresce bem na Rússia central. A variedade também é conhecida como "Amethyst Treasure".
Características gerais da variedade
As características e a descrição da variedade a classificam como um tomateiro indeterminado. A altura média da planta em estufa pode chegar a 1,5 metro, mas em campo aberto costuma ser menor — até 1 metro. A planta requer estaqueamento e treinamento. Recomenda-se cultivar o tomate Amethyst Treasure em 2 a 3 hastes para obter um maior rendimento por planta. Para plantios densos (em estufa), pode-se deixar apenas uma haste (veja a foto).

A variedade tem folhagem média e a planta não produz folhagem excessiva. No entanto, é melhor remover algumas das folhas inferiores à medida que os cachos de flores se formam. Isso permite maior permeabilidade ao ar e previne a propagação de infecções fúngicas.
A variedade de tomate Amethyst Precious é uma variedade de meia estação (100-120 dias após a semeadura). A frutificação é prolongada, permitindo que os tomates sejam colhidos para consumo fresco a partir de meados do verão (a segunda dezena de julho) até a geada. Em ambientes fechados, a frutificação continua até outubro.
Os primeiros cachos de flores se formam acima da 6ª à 8ª folha e, em seguida, aparecem a cada 2 ou 3 fileiras de folhas. Apesar do pequeno número de tomates em cada cacho (5 a 6), um único arbusto pode render aproximadamente 10 kg de frutos.
Os Frutos Incríveis da Joia de Ametista
Esta variedade exótica de tomate pertence ao grupo bicolor. A coloração do fruto combina dois tons primários, como mostrado na foto. Mesmo verdes, os frutos são escuros nos ombros (mais próximos do caule), enquanto a parte superior é mais clara. A tonalidade roxa, contínua perto do caule, gradualmente se desfaz em listras e pontos distintos. À medida que o fruto amadurece, a cor escura permanece, mas a parte superior torna-se rosa. Essa combinação de cores lembra a interação de tons da pedra preciosa ametista, daí o nome exclusivo da variedade.
Nem todos os jardineiros gostam do sabor dos tomates Amethyst Jewel maduros. As avaliações concordam em um ponto: os frutos não têm a acidez típica dos tomates. O sabor doce, quase caramelizado, de sobremesa, é desagradável para muitos. Portanto, esta variedade não é adequada para os apreciadores de tomates tradicionais, mas as crianças certamente irão apreciá-la.

As desvantagens da gema Ametista incluem:
- pele fina;
- a propriedade de rachar com mudanças bruscas de temperatura.
Mas tomates colhidos completamente intactos têm excelente prazo de validade e podem amadurecer em caixas por 1 a 2 meses após serem colhidos da videira. Isso permite estender a vida útil dos vegetais frescos da sua horta.
O peso médio do fruto é de 130 a 200 g. O formato achatado e redondo do tomate o torna adequado para conservas inteiras. Apesar da casca fina, o fruto mantém uma consistência firme em marinadas e não se desfaz. Os tomates Amethyst Treasure também podem ser usados para fazer suco ou lecho, pois apenas a casca tem uma cor exótica. A polpa é de um rosa intenso, com numerosas pequenas câmaras de sementes. O sabor incomum do fruto também é adequado para fazer geleias ou conservas.

Esta variedade não é híbrida. Sementes de plantas cultivadas em seu próprio terreno podem ser guardadas para propagação. Mas para preservar a cor característica da Amethyst Jewel, esses arbustos não devem ser plantados próximos a variedades de frutos vermelhos.
Tecnologia agrícola da variedade
Quando cultivadas em estufa, as frutas podem ser suscetíveis ao mofo cinzento (os frutos colhidos apodrecem no caule). A variedade é praticamente imune à fusariose, à requeima e a outras doenças comuns na Rússia central. No entanto, os produtores domésticos de hortaliças devem estar cientes de que ela é muito sensível às condições climáticas: a produção da Amethyst Jewel diminui tanto em temperaturas extremamente altas quanto baixas.
A faixa ideal de temperatura para cultivo é entre 22 °C e 25 °C. Em regiões com verões frios, o melhor é cultivar tomates em estufas.

A taxa de germinação das sementes compradas em lojas não é muito alta: normalmente, de 4 a 6 brotos emergem de 10 sementes semeadas. Isso deve ser levado em consideração ao comprar o material de plantio. A semeadura é feita no final de março, usando a técnica padrão:
- umedeça bem o solo do recipiente;
- espalhe as sementes sobre a superfície;
- polvilhe com terra seca;
- Cubra com vidro e deixe em local aquecido até a germinação.
Colha as mudas quando elas tiverem duas folhas verdadeiras. Plante-as em seu local permanente em meados de maio ou início de junho.










